Traduzir

Rádio Graciosa


21 agosto 2015

INFO CANAL SEXTA – 21 AGOSTO 2015


A Polícia de Segurança Pública, por intervenção dos elementos da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, no âmbito de diligências processuais de investigação, após uma busca domiciliária, expressamente consentida, procederam à detenção em flagrante, por tráfico de estupefacientes, de um individuo do sexo masculino, de 26 anos de idade.

Na senda das diligências apreendeu-se: 18 doses de haxixe,7 doses de Cannabis e 300 euros, em notas correntes do Banco Central  Europeu, por suspeita do resultado desta atividade.

Com mais esta ação, na Divisão Policial de Angra do Heroísmo, pretende dar-se continuidade à estratégia de intervenção, organiza da e sistemática, de combate e repressão à criminalidade violenta, no Comando Regional da PSP dos Açores.






A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, lançou o concurso, hoje publicado em Diário da República, para a obra de beneficiação da rede de drenagem e pavimentação, numa extensão de 3,3 quilómetros, do Caminho Rural Longitudinal Norte, no concelho de Velas, em S. Jorge.
A empreitada, com o valor base de cerca de 390 mil euros, está inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 240 dias e vai melhorar as condições de acessibilidade a esta importante área agrícola da ilha.
Este é um caminho rural de grande importância para a atividade agropecuária de S. Jorge, sendo considerado estruturante, pois atravessa a ilha no sentido longitudinal.
Nesta fase, prevê-se que a obra beneficie 120 hectares de pastagem permanente e 15 empresários agrícolas.
A Região tem sob a sua gestão cerca de 1.400 quilómetros de caminhos florestais e rurais em todo o arquipélago e, contando com esta obra de pavimentação, este ano serão feitas beneficiações de fundo em mais de uma dezena de quilómetros de caminhos nas ilhas de S. Miguel, Terceira, S. Jorge e Flores.







A Representação Parlamentar do PCP Açores terminou hoje mais uma visita oficial à ilha das Flores, que decorreu entre os dias 17 e 20 de Agosto. Nesta visita realizaram-se reuniões com as Câmaras Municipais de Santa Cruz e Lajes das Flores, com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha das Flores, com o Diretor do Museu das Flores, com a Associação de Agricultores da Ilha das Flores e com a associação ambientalista Ambiflores, a par de muitos outros contactos informais.

O PCP pretendeu atualizar a sua informação sobre os problemas da ilha e conhecer a sua evolução mas, sobretudo, ouvir diretamente os florentinos e as suas preocupações, para as levar ao Parlamento Regional, que é uma marca característica e distintiva da forma como o PCP entende e pratica a atividade política.

Muitos dos problemas das restantes ilhas dos Açores são sentidos de forma agravada na ilha das Flores, sem que exista uma resposta suficiente e adequada por parte dos poderes públicos. Aliás, é nítido que as políticas fundamentais que têm sido aplicadas no nosso Arquipélago não se destinam nem se adequam à realidade do Grupo Ocidental, que acaba por ser cada vez mais prejudicado por uma visão centralizadora e centralista dos Governos Regional e da República.






A Câmara Municipal de Lagoa, através da sua Pousada de Juventude, está a promover um concurso de fotografia, intitulado “Lagoa em Classe Turística”, em que serão selecionadas 20 fotos de onde serão escolhidos 3 vencedores.

Trata-se de um concurso que pretende dar a conhecer pontos e atividades de interesse turístico no concelho de Lagoa e estimular a captação de novos e originais modos de olhar o concelho, através de fotografias de paisagens, locais, vivências, monumentos, pessoas.

As candidaturas ao concurso deverão ser formalizadas, até ao dia 6 de setembro de 2015 inclusive, por correio eletrónico, para o endereço: lagoaemclasseturistica@gmail.com, acompanhado do envio do trabalho a levar a concurso. Cada e-mail só deverá conter uma foto a concurso e deve respeitar as seguintes normas: o assunto do e-mail deverá ser: “Lagoa em classe turística”, sendo que a mensagem do e-mail deverá conter obrigatoriamente os seguintes dados: nome completo e contactos; título da fotografia; local onde cada fotografia foi captada; em anexo devem ser enviados: os ficheiros (jpg ou tiff) das fotos a concurso sem retirar os respetivos exif.

Podem participar neste concurso todos os interessados que possuam registos fotográficos da sua autoria que se insiram nos objetivos do presente concurso. A participação é totalmente gratuita, não podendo ser apresentada nenhuma fotografia cujos direitos de propriedade intelectual não pertença integralmente, e sem exceção, ao participante no concurso. Cada candidato deverá enviar no máximo cinco registos fotográficos, sendo que serão aceites todos os tipos de imagens, de origem claramente fotográfica, sem distinções entre as várias técnicas de obtenção das mesmas.

Para mais informações, as normas do concurso poderão ser consultadas no portal da Câmara Municipal de Lagoa, bem como no site da Pousada de Juventude de Lagoa: lagoa-acores.pt e pousadajuventudelagoa.com. A exposição será realizada no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, na Pousada de Juventude de Lagoa, passando a ser itinerante.







A Câmara Municipal de Ponta Delgada concluiu a empreitada de reperfilamento de talude num troço da Rua do Porto, freguesia de Feteiras e esta foi uma das notícias que mereceu destaque no boletim informativo da Junta - “A Vigia”.
Esta obra, adjudicada à firma Almério & Cordeiro, foi uma intervenção crucial para garantir a segurança de todos os utilizadores da via, que dá acesso à zona balnear/piscina das Feteiras, que no verão tem uma grande utilização por parte da população.







A proposta de candidatura das Fajãs de São Jorge a Reserva da Biosfera esteve em consulta pública durante 25 dias, mais precisamente de 22 de julho a 15 de agosto, tendo reunido nove participações que, segundo Hernâni Jorge, o Diretor Regional do Ambiente, serão tidas em conta no texto final da candidatura.
A consulta pública pôde ser feita nas Câmaras Municipais de Velas e Calheta, no Serviço de Ambiente de Ilha e ainda na Direção Regional do Ambiente no Faial.
O Diretor Regional do Ambiente salientou o envolvimento da população, principalmente dos jorgenses, neste processo, destacando a importância dessa participação.
Hernâni Jorge frisou a relevância de “dar condições para que todas as pessoas possam emitir a sua opinião e trazer os seus contributos num processo que tem de ser um processo de todos (…) e não algo construído no interior dos gabinetes e imposto às pessoas”.
Já na próxima semana, dias 26 e 27 de agosto, vai decorrer em São Jorge um Workshop Internacional com a participação de várias Reservas da Biosfera de todo o mundo, onde será apresentado o dossiê final.
A entrega oficial do dossiê deverá então acontecer, como referiu Hernâni Jorge, durante o mês de setembro, sendo que já a decisão final será conhecida, ao que tudo indica, em março do próximo ano no Congresso Mundial de Reservas da Biosfera.







Um homem de 36 anos morreu ontem na praia de São Roque, no concelho de Ponta Delgada, quando nadava no mar.

Fonte dos bombeiros explicou que, de acordo com relatos de testemunhas, algumas pessoas que estavam no areal, junto à igreja da freguesia de São Roque, deram conta que o homem estava a boiar há alguns minutos sem qualquer reação. Foram os frequentadores da praia que o retiraram da água.
Para o local, foram deslocados meios de socorro, tendo uma equipa da SIV e bombeiros de Ponta Delgada efetuado manobras de reanimação, ao ao homem que se encontrava em paragem cardiorrespiratória, mas sem sucesso.
O homem foi levado para o hospital de Ponta Delgada, onde foi confirmado o óbito.
A praia de São Roque não é vigiada.






Previsão para 6ª feira, 21 de agosto de 2015

Períodos de céu muito nublado com abertas.
Mar encrespado, tornando-se de pequena vaga.

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 20 / 26ºC
Horta: 20 / 27ºC
Angra do Heroísmo: 19 / 26ºC
Ponta Delgada: 19 / 26ºC






Previsão para sábado, 22 de agosto de 2015


Períodos de céu muito nublado com abertas.
Mar de pequena vaga a cavado.

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 20 / 26ºC
Horta: 20 / 27ºC
Angra do Heroísmo: 19 / 26ºC
Ponta Delgada: 19 / 26ºC

Twitter Facebook Favorites More