Traduzir

Rádio Graciosa


10 julho 2015

Noticias sexta-feira - 10 julho

Empreendedorismo, criação de emprego, mecanismos de apoio aos jovens que queiram criar a sua própria empresa e a relação da oferta formativa da Universidade dos Açores com o mercado de trabalho, são temas que marcarão a I Universidade de Verão da Juventude Popular (JP) dos Açores que decorre, este fim de semana (dias 10 e 11 de Julho), na Pousada da Juventude da Ilha Terceira, no Negrito.
 
A instituição de Universidades de Verão era um dos objetivos da atual direcção regional da JP/Açores, presidida por Alonso Miguel, constando da Moção de Estratégia Global com que ganhou o último Congresso da estrutura partidária de juventude.
 
 
-----------/------------
 
Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 11h15 de ontem um evento com magnitude 2,3 na Escala de Richter e epicentro a cerca de sete quilómetros a norte de Santa Cruz, na ilha Graciosa.
 
De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III na Escala de Mercalli Modificada em Guadalupe, naquela ilha.
 
O CIVISA e o SRPCBA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.
 
-----------/------------
 
O Presidente do Governo afirmou, na Horta, que a Escola do Mar dos Açores, que requalificará as antigas instalações da Rádio Naval, na ilha do Faial, num investimento de cerca de 4,5 milhões de euros, integra-se numa estratégia articulada de aproveitamento das potencialidades do Mar.
 
Vasco Cordeiro, que falava na apresentação do novo estabelecimento de ensino, onde referiu que este projeto terá duas fases, relacionadas com a localização onde vão decorrer as obras, incidindo a primeira fase nas instalações da antiga Rádio Naval, enquanto a segunda fase se refere à intervenção junto ao Porto da Horta, destinada a edifícios de apoio e para atividades que impliquem acesso direto ao mar, prevendo-se que ambas decorram simultaneamente.
 
Vasco Cordeiro salientou que este projeto, que corresponde ao cumprimento de um compromisso, está agora em condições de entrar numa fase célere de concretização, no sentido de colocar a Escola do Mar dos Açores ao serviço da criação de riqueza e de emprego e da valorização profissional dos Açorianos.
 
-----------/------------
 
 
O Governo dos Açores promove, a 18 de julho, no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, a estreia nacional do documentário “Portuguese in Califórnia”, do realizador de origem açoriana Nelson Ponta Garça.
 
Este documentário, que contou com o apoio da Direção Regional das Comunidades, retrata o contributo da emigração portuguesa, constituída na sua grande maioria por Açorianos, para o desenvolvimento do estado norte-americano da Califórnia, evidenciando o quotidiano e as vivências da comunidade portuguesa ali residente.
 
Ao longo da obra são abordadas diversas histórias pessoais e o sucesso alcançado por vários emigrantes e açordescendentes em áreas como a tecnologia, a agropecuária, a indústria cinematográfica, a política, a produção vinícola e as pescas, entre outras.
 
-----------/------------
 
O PSD/Açores lamentou que o governo regional tenha decidido não avançar com a segunda fase da construção da variante à cidade da Horta considerando, por isso, que “os faialenses têm andado a ser enganados pelos sucessivos governo regionais socialistas”.
De facto, disse o deputado do PSD/Açores Luis Garcia, que apresentou, em nome dos sociais democratas açorianos, um voto de protesto sobre esta matéria no parlamento regional, a decisão de não avançar com a segunda fase da variante “é inaceitável e de consequências perniciosas dadas as óbvias implicações que tem noutros investimentos públicos, tais como o reordenamento da Frente Mar da cidade da Horta, a construção do novo Quartel dos Bombeiros e o reordenamento do trânsito na cidade”.
Para o deputado do PSD/Açores “é igualmente condenável que o Governo Regional e o PS continuem sem dar qualquer explicação para este desaparecimento”.
 
Na  Na resposta, o executivo regional já fez saber que sobre a 2.ª Fase da Variante à Cidade da Horta, o Governo dos Açores esclarece o seguinte:
 
1 – O Quadro Comunitário 2014-2020 considera o investimento em estradas como prioridade negativa em resultado das opções e das negociações lideradas pelo Governo da República, situação que, ainda assim, foi minimizada pela capacidade de negociação do Governo Regional, que conseguiu captar para os Açores algum cofinanciamento para tais investimentos que, não sendo suficiente para todas as necessidades, obrigou a definir prioridades.
 
2 - A 2.ª Fase da Variante à Cidade da Horta, cujo projeto está concluído e foi elaborado pelo “Gabinete 118 – Gestão de Obras e Projetos, Lda.”, não pode, assim, avançar, visto não existirem atualmente meios disponíveis para levar a cabo esta empreitada, tendo o Governo dos Açores entendido dar prioridade à entrada principal da cidade da Horta (Avenida Príncipe Alberto do Mónaco) e à Estrada Regional que liga o Largo Jaime de Melo à Ribeira do Cabo.
 
-----------/------------
 
O Diretor Regional da Agricultura destacou, no Funchal, a importância da Plataforma Tecnológica Multissetorial da Macaronésia (PTM-MAC) para o desenvolvimento sustentável das regiões que a integram, assim como o empenho no objetivo comum de colocar o conhecimento e a investigação ao serviço da Agricultura.
Fernando Sousa, falava no Fórum Agro-Alimentar, que decorre até sexta-feira na Universidade da Madeira.
Durante dois dias, os participantes assistem à apresentação das RIS3 das Regiões Autónomas dos Açores, da Madeira e Canárias, assim como à apresentação de vários projetos de investigação com empresas na área agroalimentar.
O Diretor Regional frisou que esta temática "é de superior importância para todos nós que, direta e indiretamente, estamos ligados ao setor agrícola“, salientando que o potencial da PTM-MAC é “bastante vasto” e assenta “numa base fundamental que é a colocação da ciência ao serviço das suas comunidades”.
-----------/------------
 
O Secretário Regional da Educação e Cultura considerou que, apesar dos resultados das provas finais do 9.º ano relativos aos Açores não serem os desejados, se registou mais “uma pequena grande vitória”.
 
O Secretário Regional, que se encontra em Lisboa a participar no 'Encontro EPIS 2015 – A construir o futuro', salientou que os resultados escolares preliminares facultados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) suscitam dois outros comentários.
 
Nesse sentido, considerou que, na disciplina de Matemática, os resultados dos Açores “seguem a tendência nacional traduzida numa ligeira descida“, frisando que esses resultados “não são, naturalmente, os desejados”.
 
É por isso que, adiantou Avelino Meneses, “a partir do próximo ano letivo, vamos implementar o ProSucesso, que é um programa de promoção do sucesso escolar”.
 
 
-----------/------------
 
A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores, promove sexta-feira, 10 de julho, a realização de um evento com a participação dos 90 Centros de Atividade de Tempos Livres (CATL) de S. Miguel, numa atividade que contará com a participação de mais de 1.650 crianças dos seis concelhos desta ilha.
 
Esta iniciativa surge na sequência das atividades desenvolvidas ao abrigo do Protocolo de Cooperação – Centro de Recursos de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Socioeducativo dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CRAI), estabelecido entre o Instituto da Segurança Social dos Açores e Instituições Particulares de Solidariedade Social com valências de CATL de todos os concelhos da ilha de S. Miguel.
 
O protocolo CRAI, iniciado em 2011, visa a uniformização de procedimentos e metodologias entre os vários CATL de S. Miguel, assim como a valorização das atividades de tempos livres que promovam o desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambientes lúdicos e pedagógicos.
 
-----------/------------
 
 
A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, adjudicou a empreitada de conclusão da obra do Centro de Interpretação da Cultura do Ananás, na Freguesia da Fajã de Baixo, em São Miguel, à empresa Caetano & Medeiros – Sociedade de Construção e Imobiliária, Lda., pelo valor de cerca de 310 mil euros.
 
A obra, que tem um prazo de execução de 200 dias, foi adjudicada no âmbito do concurso lançado na sequência da resolução do anterior contrato, decorrente da incapacidade da construtora adjudicatária em prosseguir e concluir a empreitada.
 
O projeto prevê a recuperação e ampliação de um edifício situado no centro da freguesia da Fajã de Baixo, no Concelho de Ponta Delgada, onde se iniciaram as primeiras plantações de ananás, que se estenderam posteriormente aos municípios de Lagoa e Vila Franca do Campo.
 
-----------/------------
 
O Bloco de Esquerda apresentou no parlamento dos Açores um voto de protesto pela uniformização absurda, desumana e insensível – imposta por uma portaria do Governo Regional – às mulheres vítimas de cancro da mama que foram mastectomizadas. A deputada Zuraida Soares condenou a substituição do modelo de comparticipação na aquisição de próteses e respectivos soutiens adaptados, pela disponibilização uniformizada destas ajudas técnicas pelos serviços hospitalares.
 
Essa nova orientação do Governo Regional obrigada estas mulheres a “formatar os seus corpos, sedentos de uma individualização que lhes restitua uma auto-imagem promotora de auto-estima”.
 
O voto de protesto foi rejeitado apenas com os votos contra do PS, que optou pelo silêncio antes da votação. Todos os partidos da oposição votaram a favor e criticaram o conteúdo da portaria em questão.
 
-----------/------------
 
A Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta, promove nos meses de julho, agosto e setembro, a realização de um roteiro cultural subordinado ao tema “Um passeio pela Horta no tempo de Manuel de Arriaga”.
 
Esta atividade, tal como aconteceu no ano passado, pretende aprofundar o conhecimento sobre a figura de Manuel de Arriaga e sobre a história da cidade da Horta, bem como sensibilizar os participantes para a valorização do património.
 
Com base no "Roteiro Cultural – Personalidades" dedicado a Manuel de Arriaga, editado em 2011 pela Direção Regional da Cultura, o percurso tem início e término na Casa Manuel de Arriaga e percorre os locais referidos na publicação, evidenciando os pontos assinalados e referenciando o seu percurso e função ao longo da História.
 
A iniciativa terá lugar nos dias 14, 18 e 28 de julho, 4, 11, 18 e 28 de agosto e 12 de setembro, com saída da Casa Manuel de Arriaga.
 
-----------/------------
 
 
O Governo dos Açores, no âmbito da Temporada Artística 2015, promove domingo, 12 de julho, pelas 21h30, no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, a realização de um concerto de canto e piano, intitulado “Músicas do Mundo”, com Natália de Lima Ferreira (soprano) e Irina Semenova (piano).
 
O programa do concerto inclui a interpretação de obras de compositores de três nacionalidades, proporcionando uma variedade de peças russas, portuguesas e espanholas, que se destacam pelo seu caráter e pelo seu estilo.
 
Em alguns casos, as composições que serão apresentadas distinguem-se por uma identidade própria, enquanto noutros convergem notáveis influências de Chopin, Debussy e Fauré.
 
-----------/------------
 
A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove, a 16 e 17 de julho, no Núcleo de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, a realização de edição deste mês das “Férias de verão no Museu”.
 
O programa desta iniciativa, que alia a riqueza patrimonial do museu aos conteúdos abordados na exposição “Natureza em Diálogo” e na mostra “Chapéus há muitos”, pretende envolver os mais novos em atividades que potenciam a criatividade e a aprendizagem de uma forma lúdica.
 
No dia 16 realiza-se a atividade intitulada “Perfumes no Museu”, enquanto a iniciativa “Estilista por um dia” terá lugar no dia seguinte.
 
Estas atividades, que decorrem das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, são destinadas a crianças dos 5 aos 12 anos, têm lotação limitada e estão sujeitas a marcação prévia através do telefone 296 20 29 30.
 
-----------/------------
 
 
Previsão para 6ª feira, 10.julho.2015

Períodos de céu muito nublado com abertas.
Aguaceiros fracos, especialmente no grupo Oriental.

Mar encrespado a de pequena vaga tornando-se cavado.
Temperatura da água do mar: 22ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 18 / 24ºC
Horta: 18 / 24ºC
Angra do Heroísmo: 19 / 24ºC
Ponta Delgada: 19 / 23ºC
 
-----------/------------
 
Previsão para sábado, 11.julho.2015

Períodos de céu muito nublado com abertas.
Aguaceiros fracos, nos grupos Ocidental e Central.

Mar de pequena vaga a cavado.
Temperatura da água do mar: 21ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 20 / 25ºC
Horta: 20 / 26ºC
Angra do Heroísmo: 20 / 25ºC
Ponta Delgada: 19 / 25ºC

Twitter Facebook Favorites More