INFO CANAL QUARTA – 15 JULHO 2015
O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou, na Graciosa, que o desfecho do Conselho Europeu de Ministros da Agricultura “não foi satisfatório”, tendo o Comissário Europeu Phil Hogan mantido uma postura intransigente relativamente à adoção de medidas excecionais pedidas para o setor do leite por quase duas dezenas de Estados-Membros.
Luís Neto Viveiros salientou que “embora tenham ficado compromissos para que o assunto seja retomado” no próximo Conselho, a realizar em setembro, o que “poderá revelar alguma abertura”, existe uma “necessidade imperiosa de que a Comissão tome medidas excecionais”, numa situação que é excecional e de particular impacto nos Açores.
Para o titular da pasta da Agricultura, que também lamentou o anúncio do prolongamento do embargo russo por mais um ano, a decisão tomada segunda-feira em Bruxelas de prorrogar para além de setembro o regime de ajuda ao armazenamento privado para a manteiga, o leite desnatado em pó e certos queijos, a que os empresários regionais podem aceder através do IFAP, também já não é suficiente face à situação dos mercados e à sua desregulação.
--------------/----------------
O PSD/Açores considera que a SATA tem prejudicado gravemente a economia da ilha de São Jorge, “dada a falta de lugares verificada nos voos, durante o verão IATA. Se o novo modelo de transportes aéreos perspetivava uma maior mobilidade inter-ilhas e para o continente português, o péssimo planeamento e a má gestão dos voos da SATA, boicotou de forma drástica essa mobilidade”, avança o deputado António Pedroso.
O social democrata refere que a utilização frequente das aeronaves Dash 200,”com apenas 38 lugares, demonstrou ser insuficiente para satisfazer a procura de lugares de voo. E o facto de os aviões estarem sempre cheios acabou mesmo por prejudicar toda a economia da ilha”, acusa.
Para António Pedroso, “a SATA prejudicou o cartaz turístico de São Jorge, que se tornou um destino de difícil acesso, assim como todo o investimento feito na promoção da ilha, que não trouxe o retorno previsto”.
O deputado social democrata diz que o governo socialista “quer controlar tudo e todos, e até os turistas são reféns da política medíocre dos transportes regionais, pois chegados a São Miguel são impedidos de visitar as outras ilhas por falta de lugares nos voos”, acrescenta.
--------------/----------------
O líder do PCP/Açores apresentou uma proposta de decreto legislativo regional que visa proibir o abate de animais errantes nos Açores, propondo, em alternativa, a esterilização e campanhas de sensibilização.
Na proposta, o PCP/Açores considera um animal errante um animal doméstico que seja encontrado na via pública ou outros locais públicos fora de controlo e guarda dos seus detentores ou quando há fortes indícios de que foi abandonado, não tem detentor ou não está identificado.
O líder dos comunistas açorianos e deputado no parlamento da região recorda que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde e a Ordem dos Médicos Veterinários, o “abate sistemático e indiscriminado de animais saudáveis”, principalmente cães, mas também gatos, “não constitui solução” para a sobrelotação de animais de companhia e errantes.
--------------/----------------
Uma delegação de armadores e pescadores de São Miguel vão entregar hoje, pelas 15 horas, à Presidência do Governo, uma exposição sobre “a situação de particular gravidade” para os profissionais da pesca desta ilha, e propostas para aplicação do apoio à paralisação temporária da pesca que tem vigorado no continente.
Isto porque o Governo Regional decidiu proibir a pesca do goraz, até dia 31.
Os pescadores alertam que as embarcações com artes multiespecíficas (palangre) ficam impedidas de exercer outras atividades.
--------------/----------------
O Governo dos Açores atribuiu mais de 26.600 euros em apoios a nove projetos na área do património baleeiro, de acordo com contratos hoje publicados em Jornal Oficial.
Estes apoios destinam-se a suportar os custos com a execução de trabalhos de conservação e recuperação do bote “Maria Adelaide” e da lanha baleeira “Acoreana”, da ilha do Pico, dos botes “Senhora da Guia”, “Senhora de Fátima”, “São José”, “Capelinhos”, “Nossa Senhora das Angústias” e “Senhora do Socorro”, da ilha do Faial, e dos botes “Maria Celina” e “Espadarte” e da lancha baleeira “Estrela Açoreana”, da ilha Terceira.
O projeto “Arquivo de Memórias da Baleação”, da responsabilidade de Francisco Henriques, foi também objeto de um contrato de financiamento no montante de 8.277,66 euros, repartido em montantes iguais pelos anos económicos de 2015 e 2016.
--------------/----------------
O acesso ao ilhéu vilafranquense vai estar encerrado de 15 a 18 de julho de 2015, devido à realização de treinos e outras atividades relacionadas com o Red Bull Cliff Diving 2015.
O Red Bull Cliff Diving 2015 levará assim ao encerramento temporário do ilhéu de Vila Franca ao público.
As ligações ao ex-líbris vilafranquense vão ser retomadas a partir de domingo, 19 de julho, com o habitual horário de funcionamento.
--------------/----------------
A realização de um trilho pedestre na Serra Devassa no próximo sábado tem por objetivo angariar fundos para apoio às vítimas dos terramotos de 25 de abril e de 12 de maio no Nepal.
Este passeio solidário é organizado no âmbito da campanha “Açores pelo Nepal”, promovida por Carlos Brum Melo e Ana Catarina Silva, que entre agosto e setembro se deslocarão ao Nepal para ajudar as vítimas dos terramotos.
Já no dia 24 de julho, realiza-se um jantar num restaurante em Ponta Delgada, cujo pagamento será feito no local.
Refira-se que no Nepal, a campanha destes jovens terá continuidade com um projeto fotográfico de Carlos Brum Melo, acompanhado de crónicas de Ana Catarina Silva, que posteriormente vai gerar uma exposição, revertendo todos os fundos também para a AMI no Nepal.
--------------/----------------
A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Habitação, enviou convites a empresas regionais para a construção, requalificação e reabilitação de sete habitações em quatro ilhas dos Açores, num investimento global superior a 602 mil euros.
As habitações, que integram o parque habitacional social da Região, localizam-se nas ilhas de São Miguel, São Jorge, Faial e Flores.
As empreitadas, inscritas na Carta Regional de Obras Públicas, inserem-se no objetivo do Governo de dotar as famílias açorianas de melhores condições habitacionais e contribuir para a viabilização da fileira da construção civil nos Açores, através da aposta na requalificação e preservação do parque habitacional da Região e na requalificação de espaço urbano.
--------------/----------------
A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, inaugura sexta-feira, 17 de julho, pelas 18h00, uma exposição de obras da autoria de Leonie Greefkens e Henk Ter Kulve.
A exposição, intitulada “Imagens do Atlântico”, é composta por pinturas e desenhos de caráter abstrato e estará patente na Sala de Exposições da instituição até 3 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Para mais informações, os interessados podem contactar a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na rua Walter Bensaúde, através do endereço eletrónico bpar.horta.info@azores.gov.pt ou do telefone 292 202 550.
--------------/----------------
A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, promove quinta-feira, 16 de julho, pelas 21h30, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, a inauguração da exposição "Manuel Morais, O Guardião do Vime – tradição, memória e identidade".
Esta exposição pretende ser uma homenagem ao artesão e à arte dos vimes, enquadrada no âmbito da salvaguarda do património cultural, visando dar a conhecer o trabalho do último grande cesteiro do Pico, com destaque para a sua expressão nos domínios utilitário e estético/plástico.
A mostra estará patente ao público até 27 de setembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados e domingos, das 9h00 às 12h30.
--------------/----------------
Previsão para 4ª feira, 15.julho.2015
Céu muito nublado, com abertas.
Períodos de chuva.
Mar encrespado a de pequena vaga.
Temperatura da água do mar: 23ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 21 / 26ºC
Horta: 20 / 26ºC
Angra do Heroísmo: 20 / 26ºC
Ponta Delgada: 20 / 25ºC
--------------/----------------
Previsão para 5ª feira, 16.julho.2015
Céu muito nublado, com abertas.
Períodos de chuva.
Mar de pequena vaga a cavado.
Temperatura da água do mar: 22ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 19 / 25ºC
Horta: 21 / 26ºC
Angra do Heroísmo: 21 / 26ºC
Ponta Delgada: 21 / 26ºC



quarta-feira, julho 15, 2015
Rádio Graciosa