Traduzir

Rádio Graciosa


05 julho 2015

Noticias DOMINGO

Uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) à exploração dos campos de golfe dos Açores pela sociedade anónima Ilhas de Valor revela um défice de 2,4 milhões de euros entre 2010 e 2013.

 

De acordo com o documento do TdC, hoje divulgado na sua página na internet, os rendimentos de exploração anuais dos campos de golfe da Batalha e das Furnas, ambos na ilha de São Miguel, asseguram “pouco mais de metade dos gastos incorridos”, sendo “insuficientes” para a cobertura de despesas com o pessoal.

 

O Tribunal de Contas revela ainda que entre 2010 e 2013, a atividade de exploração dos campos de golfe de São Miguel registou um impacto “pouco favorável” na situação financeira global da Ilhas de Valor, tendo o peso relativo dos rendimentos provenientes dessa atividade passado de 41%, em 2010 e 2011, para 9,7% e 16%, em 2012 e 2013, na sequência do “grande aumento” dos subsídios à exploração.

 

----------/-------------

 

A Ordem dos Médicos vai propor ao parlamento uma alteração à lei da amamentação que permita que todas as mães tenham direito a redução de duas horas do horário de trabalho até aos filhos terem três anos.
 

Depois dos polémicos casos de mulheres forçadas a fazer prova de amamentação e tendo em conta a necessidade de incentivar a natalidade, o bastonário da Ordem enviou a todos os grupos parlamentares uma carta em que sugere dispensa para amamentação até aos três anos dos bebés, independentemente de as mulheres amamentarem ou não.

 

O bastonário lembra ainda que muitas instituições exigem, depois de a criança completar um ano de idade, a apresentação de um atestado médico que comprove que a mulher ainda amamenta, sendo que nenhum dos métodos a que o médico pode recorrer é “100% inequívoco”.

 

----------/-------------

 

O Bloco de Esquerda entende que o Ensino Particular, Cooperativo e Solidário só deve ser financiado com dinheiros públicos nos casos em que colmata a falta de oferta por parte da Escola Pública, e vai levar ao parlamento dos Açores uma proposta neste sentido.

 

Paulo Mendes, coordenador do Bloco de Esquerda, salienta que o BE não está contra o Ensino Particular, Cooperativo e Solidário, e reconhece que, nos casos em que o Ensino Público não consegue dar uma resposta às necessidades dos alunos, este ensino de carácter privado deve ser apoiado.

 

O que não pode acontecer é a Região estar a gastar recursos públicos, provenientes dos impostos de todos, para financiar o negócio das escolas privadas, que fazem concorrência ao sector público, quando, ainda por cima, faltam verbas para garantir um ensino público de qualidade.

 

----------/-------------

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, anunciou que  será o professor universitário Félix Rodrigues a encabeçar a lista da coligação CDS-PP/PPM nos Açores às eleições para a Assembleia da República.

 

A coligação, com a denominação “Aliança Açores”, terá como principal objetivo garantir “uma maioria não socialista” para evitar “o regresso a políticas que levaram o nosso país à bancarrota em 2011”, disse em conferência de imprensa, ao lado de Paulo Estêvão, do PPM, e de Artur Lima, do CDS-PP dos  Açores.

 

Questionado sobre o facto de o CDS-PP não ir a eleições nos Açores em coligação com o PSD, como vai acontecer a nível nacional, Paulo Portas lembrou que “as regiões autónomas não estão tradicionalmente incluídas nos acordos de coligação nacionais” e que,  “o CDS esteve disponível para essa coligação”, mas “o PSD daqui entendeu que não estava disponível”.

 

----------/-------------

 

Os portos dos Açores receberam no primeiro semestre deste ano 99 escalas de navios de cruzeiro e 84.467 passageiros, o que representa um aumento de 70,7% no que diz respeito às escalas e de 38,3% no movimento de passageiros de cruzeiros em relação ao período homólogo de 2014.

 

Os números foram divulgados ontem na apresentação da atividade de cruzeiros nos Açores relativa aos primeiros seis meses deste ano, uma cerimónia que decorreu no Terminal Marítimo das Portas do Mar, em Ponta Delgada, presidida pelo Diretor Regional dos Transportes, Luís Quintanilha, e à qual se associou o diretor executivo da AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal), António da Costa.

 

O primeiro semestre de 2015 foi o melhor de toda a história do turismo de cruzeiros na Região

 

--------------/------------

 

 

Twitter Facebook Favorites More