O Presidente do Governo reiterou ser essencial que o Povo Açoriano confira, no âmbito das eleições regionais de 2016, um mandato democrático e inequívoco que permita aos partidos políticos desencadear o processo de grande relevância política de aprofundamento da Autonomia Regional.
Numa intervenção na Assembleia Legislativa, na Horta, no debate parlamentar sobre esta matéria, o Presidente do Governo salientou que, desta forma, a Região fica politicamente legitimada com a “força da vontade e a voz do Povo” no relacionamento que terá, necessariamente, de ter com entidades externas.
Para Vasco Cordeiro, "a Autonomia é algo de mais profundo e ela deve assumir, também, como sua função a criação de condições para um cada vez melhor exercício da Democracia”.
Na sua intervenção, adiantou, ainda, que este processo de aprofundamento da Autonomia vem na senda da última revisão do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, em que houve uma alteração radical da natureza deste Estatuto, que deixou de ser uma carta organizativa da Administração Regional para passar a ser um documento com uma carga política extremamente forte.
---------/--------
O Secretário Regional da Saúde manifestou, na Horta, satisfação pelo facto de os três hospitais dos Açores já disporem de Unidades de Cirurgia de Ambulatório (UCA), salientando a mais-valia que a organização da atividade cirúrgica neste modelo proporciona aos utentes e aos profissionais de saúde.
Luís Cabral, que falava à margem de uma visita à Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital da Horta, a funcionar há cerca de um mês, frisou que estas unidades permitem que "as cirurgias sejam efetuadas com mais rapidez, conforto e segurança”, o que possibilita ao utente "regressar à sua vida ativa mais rapidamente”.
O responsável pela pasta da Saúde frisou que os resultados têm sido “muito satisfatórios”, salientando que “o objetivo inicial para o primeiro mês de atividade desta unidade era que 50% do total de cirurgias do hospital fossem feitas em regime de ambulatório” e, segundo foi revelado pelos profissionais da unidade, essa meta foi ultrapassada, estando “acima do expectável, na ordem dos 60%”.
---------/--------
O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia (SRMCT) afirmou na Horta que o executivo regional tem a intenção de “interditar a pesca do goraz” entre 15 e 31 do corrente mês de julho.
O governante entende que a análise do impacto de eventuais perdas a curto prazo, com uma interdição temporária da pesca da espécie, representa uma estimativa de benefícios no final do ano, quando os preços de primeira venda e comercialização desta espécie são mais favoráveis.
O SRMCT está a elaborar uma portaria que interdite, temporariamente, a pesca desta espécie, tendo pedido pareceres aos conselheiros do Conselho Regional das Pescas (CRP).
De recordar que a União Europeia estipulou para a pesca do goraz nos Açores, em 2015, uma quota de 678 toneladas e para 2016 uma quota de 507 toneladas.
---------/--------
O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou, em Ponta Delgada, o papel da Universidade dos Açores na “promoção externa da Região”, mas também na “atratividade do arquipélago para a realização de eventos internacionais”.
Rodrigo Oliveira salientou que a Universidade dos Açores, ao longo dos últimos 40 anos, “tem sido um pilar fundamental no processo de desenvolvimento da Região, através do trabalho científico” efetuado nos seus três polos, em Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo, bem como pela “formação superior ministrada aos Açorianos e da atração de alunos e jovens de várias partes do país”.
Para o Subsecretário Regional, que falava à margem da sessão de abertura da 3.ª Annual International Interdisciplinary Conference – AIIC 2015, a universidade açoriana é um local privilegiado para a realização de eventos internacionais, seminários e conferências, “sendo este um ponto muito importante a salientar, numa altura em que os Açores atravessam uma fase de desenvolvimento na área do turismo.”
---------/--------
Dezenas de pessoas estão envolvidas na confeção de 13 mil taças de arroz doce que serão servidas no sábado nas Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, a par das tradicionais sopas.
As XII Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, que decorrem entre 09 e 12 de julho, já se tornaram num cartaz turístico da maior cidade dos Açores, juntando milhares de pessoas.
As XII Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada começam esta quinta-feira, enquanto na sexta-feira, às 20:00, sairá do Centro Municipal de Cultura para os Paços do Concelho a Bandeira do Divino Espírito Santo, seguindo-se a abertura do Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre do edifício da câmara.
Do programa consta também o tradicional Concurso de Massa Sovada e a Bênção da Despensa do Espírito Santo, na tenda que será montada para o efeito na Praça Gonçalo Velho, local onde decorrerá a arrematação da massa e do pão.
Durante as festas estarão abertas Tasquinhas de Solidariedade Social e um bazar de artesanato e serão realizados concertos.
---------/--------
A Policia de Segurança Pública dá notícia da detenção de um homem maior de idade, por tráfico e cultivo de estupefacientes e posse de munições proibidas.
No âmbito de diligências de investigação que conduziram à emissão de um mandado de busca e apreensão pela Autoridade Judicial local, efetivos da Esquadra de Investigação Criminal da Horta, detiveram um homem de 45 anos de idade, natural da ilha do Faial, pelos crimes de tráfico e cultivo de estupefacientes e detenção ilegal de munições.
Decorrente da materialização do mandado de busca, foram detetadas e apreendidas 16 plantas de Cannabis Sativa-L de porte médio cujo peso total perfaz 1184 doses de produto estupefaciente.
Paralelamente foram ainda apreendidas 11 doses de Haxixe e 18 munições de calibre “.22”.
O detido foi presente ao Tribunal da Horta para aplicação das correspondentes medidas de coação.
---------/--------
O aviso de concurso público internacional para a empreitada de Proteção e Estabilização da Zona Costeira da Barra, em Santa Cruz da Graciosa, com um valor base de 5,3 milhões de euros, foi publicado em Diário da República.
Esta intervenção, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 18 meses e consistirá na construção de um quebramar com cerca de 225 metros de comprimento, enraizado no lado norte da baía.
A empreitada prevê ainda a construção de uma estrutura de abrigo acostável na margem sul da baía, com cerca de 85 metros de comprimento, a proteção marginal de uma nova área de terrapleno de 3.500 metros quadrados, bem como trabalhos de dragagem e a construção de um passadiço pedonal elevado.
As obras de proteção e requalificação da orla costeira da Barra vão permitir valorizar esta zona da ilha Graciosa, possibilitando investimentos futuros.
Como parte da sua estratégia de adaptação às alterações climáticas, o Governo dos Açores tem previstas intervenções de proteção da orla costeira e consolidação de arribas em várias ilhas do arquipélago.
---------/--------
O Diretor Regional da Habitação afirmou, em Angra do Heroísmo, que já foram beneficiadas nesta legislatura, nas diversas modalidades de apoio à habitação, 615 famílias residentes na ilha Terceira.
Carlos Faias, que falava numa cerimónia de autorização de apoios à recuperação de habitação degradada, salientou que os apoios já atribuídos correspondem a um montante de cerca de 4,3 milhões de euros.
Na cerimónia realizada foram autorizados 14 novos apoios para a recuperação de habitação degradada e de imóveis infestados com a praga das térmitas.
Trata-se de um investimento do Governo Regional de cerca de 160 mil euros, destinado a melhorar as condições habitacionais de mais de quatro dezenas de pessoas residentes em várias freguesias dos concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
---------/--------
A reitoria da Universidade dos Açores pretende aplicar em agosto "algumas medidas" extra para reduzir custos de funcionamento nos polos de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, sem encerrar serviços, segundo foi anunciado.
O reitor João Luís Gaspar em declarações à agência Lusa, referiu que “não é de agora a introdução de algumas medidas corretivas em vários setores que permitam garantir a redução de custos”.
A Universidade dos Açores negociou com o Ministério da Educação e Ciência um plano financeiro, que está em curso, e que visa garantir a sua sustentabilidade, tendo o reitor dito em janeiro que apesar dos objetivos do plano terem sido cumpridos na quase totalidade em 2014, este ano “ainda vão haver condicionalismos”.
O reitor da Universidade dos Açores adiantou que estas e outras medidas de contenção serão analisadas na próxima reunião do Conselho de Gestão, que reunirá no final de julho.
A Universidade dos Açores está dispersa por três ilhas açorianas (S. Miguel, Terceira e Faial).
---------/--------
A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da IROA, consignou mais três empreitadas inscritas na Carta Regional de Obras Públicas, de significativa importância para a segurança e para o desenvolvimento da atividade agrícola na ilha Terceira, num investimento público global superior a 180 mil euros.
A empreitada de construção e beneficiação do caminho agrícola CS2-Canada da Vista, no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) Cinco Ribeiras/Santa Bárbara, no Concelho de Angra do Heroísmo, vai garantir uma boa acessibilidade às explorações agrícolas confinantes e a ligação a outros caminhos, permitindo a poupança de custos de exploração por via do encurtamento dos percursos.
Este projeto prevê o alargamento e a união de duas canadas que ligam à Canada da Ribeira das Cinco, a nascente, e à Canada da Praia, a poente, assim como a execução de uma valeta para drenagem das águas pluviais, a construção de muros de vedação e de um pavimento em betuminoso, numa extensão de 689 metros.
---------/--------
A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), firmou, no âmbito do Projeto Raízes, um acordo de colaboração com o Museu de Angra do Heroísmo para o desenvolvimento de atividades integradas no seu Serviço Educativo.
O incremento da interação com o museu, a participação coletiva em atividades e o fomento do conhecimento das artes e ofícios artesanais em crianças e jovens são os principais objetivos da parceria entre as duas entidades.
Até ao final de 2015 será desenvolvida uma série de ações lúdico-pedagógicas no sentido de potenciar o saber-fazer e de consciencializar para a importância da proteção e continuidade do artesanato local.
Atividades nas áreas da tecelagem, do bordado a branco, da cerâmica e da olaria serão dinamizadas no museu, reunindo a comunidade, o público escolar e os artesãos, numa convivência que pretende promover a recriação destes conteúdos artesanais e culturais identitários do património regional.
---------/--------
Previsão para 5ª feira, 9.julho.2015
Céu muito nublado, com abertas.
Períodos de chuva passando a aguaceiros fracos.
Mar cavado, tornando-se de pequena vaga.
Temperatura da água do mar: 22ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz da Graciosa: 18 / 23ºC
---------/--------
Previsão para 6ª feira, 10.julho.2015
Períodos de céu muito nublado com abertas.
Aguaceiros fracos, no Grupo Oriental.
Mar encrespado a de pequena vaga.
Temperatura da água do mar: 22ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz da Graciosa: 19 / 22ºC