Traduzir

Rádio Graciosa


08 julho 2015

INFO CANAL QUARTA – 08 JULHO 2015.doc

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de um crime de tráfico de estupefacientes.

 

No âmbito de uma operação policial montada com vista ao combate de drogas no arquipélago dos Açores, o suspeito foi detetado na ilha Terceira e detido na posse de polén de haxixe suficiente para mais de doze mil e oitocentas doses individuais.

 

O detido, de 32 anos de idade, sem ocupação laboral, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada  a medida coativa de prisão preventiva.

 

------------/-------------

 

O parlamento dos Açores vai avaliar até ao final do ano as "políticas públicas regionais" de proteção de crianças, decidiram os deputados açorianos

 

Um diploma aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa dos Açores, proposto pelo PPM, estabelece que a Comissão Permanente de Assuntos Sociais vai "analisar e avaliar as políticas públicas regionais açorianas de proteção das crianças".

A comissão fará um relatório desse trabalho de análise e avaliação que será apresentado na sessão plenária de dezembro deste ano, ainda segundo a mesma resolução.

O deputado do PPM, Paulo Estêvão, explicou que apresentou esta proposta ao parlamento na sequência de um "conjunto de notícias" de casos de maus tratos de crianças nos Açores e "carência de diverso nível".

O dirigente monárquico referiu ainda que o país vive uma "crise económica prolongada" e que é necessário "verificar até que ponto" as respostas institucionais que estão a ser dadas a nível da proteção de menores nos Açores "são corretas" e têm a "abrangência" adequada.

O Governo Regional dos Açores manifestou apoio à proposta do PPM, que considerou "útil".

A secretária regional Adjunta da Presidência, Isabel Rodrigues, destacou que nas últimas décadas houve um "salto civilizacional" nesta matéria (não só nos Açores, mas a nível internacional) e considerou que há um "trabalho extraordinário" feito no terreno no arquipélago por parte das comissões de proteção de menores e de "toda uma rede de respostas sociais" que começam logo na primeira infância.

------------/-------------

 

O BE/Açores considerou que a descida do desemprego na região é "uma máscara" e que "a pobreza alastra" no arquipélago, num debate parlamentar em que o Governo Regional destacou a melhoria dos indicadores socioeconómicos no último ano

Por iniciativa do BE, o parlamento dos Açores fez uma interpelação ao governo açoriano sobre a situação económica e social da região, num debate em que Zuraida Soares considerou uma "mistificação" e "ilusionismo" a baixa do desemprego nos Açores e o crescimento da atividade económica, assim como declarações recentes de membros do executivo.

Zuraida Soares considerou que por trás desses números e das políticas seguidas nos Açores está "o adiar de vidas", a emigração, "a pobreza para quem trabalha e a miséria para quem procura fazê-lo", e destacou, entre outras coisas, os programas ocupacionais para desempregados "e a sua perpetuação".

Na resposta, o vice-presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, disse que o BE "não conseguiu arranjar" um indicador económico e social "que tivesse piorado ao longo do último ano" e sublinhou que Zuraida Soares ignorou todos os indicadores que ainda há um ano usava, tal como a restante oposição, como "arma de arremesso" contra o executivo.

 

------------/-------------

 

Os eurodeputados açorianos, Ricardo Serrão Santos e Sofia Ribeiro, pediram no plenário urgência na tomada de medidas de apoio ao setor leiteiro dos Açores.

 

No debate que antecedeu a votação, em presença do Comissário Hogan que tem demonstrado resistência às reivindicações dos de medidas adicionais, Serrão Santos apelou a "uma abordagem específica no curto prazo para os Açores, nomeadamente no que diz respeito à identificação de perturbações de mercado" e à adoção de medidas excecionais de crise para fazer face a situações de diminuição significativa de preços, refere uma nota de imprensa do seu gabinete.

 

O eurodeputado apelou ainda "ao empenho da Comissão junto do setor para desenvolver instrumentos que protejam a produção contra quebras bruscas de rendimento e para prevenir e melhor gerir futuras crises", referindo-se por exemplo aos seguros que, considera, não estão adaptados às necessidades do setor, acrescenta a mesma nota.

 

Já Sofia Ribeiro, que  intervinha na discussão final do relatório, lembrou que "os produtores de leite atravessam uma situação muito difícil, estimando-se uma perda de 20 milhões de euros até ao momento", salientando que "esta não é uma crise normal, pois não só não se perspetiva a sua resolução como o seu impacto está a ser mais forte do que era esperado", refere uma nota do seu gabinete.  

 

------------/-------------

 

O burro da Graciosa foi reconhecido como raça portuguesa. O processo liderado pelo Grupo de Biotecnologia da Universidade dos Açores e pela Associação de Criadores e Amigos do Burro da ilha Graciosa (ACABAIG), que decorria junto da direção geral de Veterinária desde meados do ano passado, chegou ao fim a 29 de junho com a confirmação das especificidades do animal açoriano.


Segundo Franco Ceraolo, presidente da direção da ACABAIG, trata-se de um passo importante para a Graciosa, até porque confere mais visibilidade à ilha. Ainda assim, sublinha, o mais importante é o incentivo que se dá à preservação da espécie, em declarações ao jornal DI.


Segundo o responsável, a Graciosa já está empenhada na preservação do seu animal. Neste momento, há cerca de três criadores. Franco Ceraolo, por exemplo, dispõe de dez burros, sendo que o animal mais novo tem três meses. Ainda assim, sublinha, é preciso continuar a acarinhar a raça, até porque o animal ainda mantém utilidade - não uma funcionalidade agrícola, como noutros tempos, mas turística.


------------/-------------

 

Os nove atuneiros da Madeira que tiveram autorização para operar no mar dos Açores durante esta safra de atum aderiram ao Programa de Observação para as Pescas dos Açores (POPA), tendo já assinado a declaração de 'Embarcação Amiga do Golfinho'.

A assinatura deste documento, segundo recordou o Diretor Regional das Pescas, surge na sequência de um acordo entre o Governo dos Açores e o Governo da Madeira no início deste ano.

O Diretor Regional salientou que a adesão dos atuneiros madeirenses ao POPA "dá resposta a uma pretensão do Governo dos Açores e a uma aspiração antiga da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores".

A declaração de 'Embarcação Amiga do Golfinho' tem a validade de um ano e proíbe à tripulação práticas intencionais que "matem, firam ou persigam mamíferos marinhos ou outras espécies marinhas protegidas".

------------/-------------

Os órgãos regionais da JS/Açores estiveram reunidos em Vila do Porto, ilha de Santa Maria, nos passados dias 3 e 4 de julho. Para além da aprovação dos procedimentos formalmente exigidos para a realização do XII Congresso Regional da JS/Açores, as reuniões ficaram marcadas pelo debate sobre a estratégia eleitoral para as eleições para a Assembleia da República de 2015 e pelo balanço dos dois últimos anos de mandato.

 

À saída da reunião da Comissão Regional dos jovens socialistas o Presidente da JS/Açores, Guido Teles, sublinhou a importância do trabalho de proximidade que tem vindo a ser desenvolvido pela estrutura. 

 

Já com o foco nas eleições legislativas para a Assembleia da República de 2015, os jovens socialistas defendem duas grandes prioridades: o combate ao desemprego, sobretudo o que se verifica entre os jovens, e a qualificação da democracia, através do reforço da participação da sociedade nas decisões políticas. 

 

Na reunião do passado fim de semana a Comissão Regional da JS/Açores fixou a data da realização das eleições diretas para o Presidente dos jovens socialistas açorianos e para os delegados ao Congresso no dia 31 de outubro de 2015 e agendou o XII Congresso Regional para os dias 20, 21 e 22 de novembro, o qual realizar-se-á na Praia da Vitória.

 

------------/-------------

 

A Ribeira Grande está nomeada para o prémio Município do Ano 2015, um concurso promovido pela Universidade do Minho e que visa distinguir os municípios que se destaquem na perspetiva de divulgação de boas práticas nos domínios do território, sociedade e economia.
 
O município da Ribeira Grande figura entre os finalistas na categoria Regiões Autónomas, uma das nove a concurso, candidatando-se com o projeto "Ribeira Grande: Portas de entrada para a natureza do vulcão do Fogo". Os vencedores serão conhecidos quinta-feira, 9 de julho, numa gala a realizar no Teatro Circo, em Braga.
 
O projeto apresentado realça os esforços desenvolvidos ao nível da valorização, educação ambiental e conservação do património natural do concelho, entre os quais se destacam os trabalhos de manutenção, geoconservação e de promoção da educação e sensibilização ambiental na Caldeira Velha.
 
Reflete ainda a implantação de percursos pedestres interpretativos no Pico Queimado e Ponta do Cintrão, fomentando e incrementando as atividades recreativas e turísticas, bem como o desenvolvimento socioeconómico das populações locais.
 

------------/-------------

 

O " Your Book" foi o projeto vencedor da 1ª edição de Startup Pirates Ponta Delgada, que decorreu em Ponta Delgada, de 27 de Junho a 04 de Julho, promovida pelo unOffice –PDl Business & Cowork Center.

Utilizando uma plataforma digital, o "Your Book" irá permitir aos clientes, a partir de diferentes opções, ter um livro impresso personalizado. Esta personalização irá possibilitar, numa primeira fase, alterar, por exemplo, as personagens da história (desde características físicas ao nome), o contexto geográfico etc. Implícito a esta ideia de negócio, está a vontade dos promotores de contribuírem para a promoção da literacia junto das crianças, numa primeira fase, até aos 10 anos.

O Startup Pirates é um programa de uma semana que permite aspirantes a empresários aprender a desenvolver uma ideia de negócio. O projeto que nasceu no Porto em 2011, espalhou-se já por 18 países e 31 cidades e dos programas desenvolvidos já saíram 90 startups, envolvendo a criação de mais de 191 postos de trabalho e gerando fundos de mais 5,4 milhões de euros.

------------/-------------

O Governo dos Açores, no âmbito da Temporada Artística 2015, promove sábado, 11 de julho, pelas 21h30, na Sé Catedral de Angra do Heroísmo, a realização de um concerto pelo Trio constituído por Paulo Borges (trompete), Alla Lanova (soprano) e Olga Lysa (órgão).

Este Trio é uma formação de câmara constituída com o objetivo de interpretar música vocal e instrumental, que se estende entre o Barroco e o século XX.

As sonoridades do trompete e da voz fundem-se na perfeição com o órgão, criando assim o timbre ideal para a realização de concertos nas igrejas dos Açores.

 

------------/-------------

 

Previsão para 4ª feira, 8.julho.2015


Períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto. Neblinas.
Períodos de chuva.


MAR ENCRESPADO A DE PEQUENA VAGA.
Temperatura da água do mar: 22ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:

Santa Cruz da Graciosa 21/24

Twitter Facebook Favorites More