O Governo Regional mantém uma "atitude irresponsável" na área da Educação. A acusação é feita pelo deputado Joaquim Machado na sequência de uma resposta da secretaria regional da Educação a um requerimento enviado ao Executivo em maio de 2014.
Recorda o deputado que, o grupo parlamentar do PSD/Açores questionou o Governo Regional «, nessa mesa data, sobre o estudo que em setembro de 2013 prometera fazer para apurar as causas do insucesso escolar na Região, bem como os motivos do decréscimo de alunos matriculados na rede de ensino público no ano letivo 2013/14.
Passados 20 meses, o Governo Regional em resposta àquele requerimento revela que "ponderadas as possíveis soluções de análise à problemática do insucesso escolar e diminuição de alunos (…) optou por não encomendar um estudo a uma entidade externa".
Perante esta informação, diz Joaquim Machado, "é inevitável concluir que os socialistas enganaram os açorianos".
------------/----------
Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial acusaram o Governo Regional de "continuar a enganar os faialenses, agora com o desaparecimento, na nova versão da Carta Regional das Obras Públicas (CROP), da construção da segunda fase da variante à cidade da Horta", denunciam Luís Garcia e Jorge Costa Pereira.
"Esta é a mais recente prova que o Governo Regional e o PS continuam, como no passado, a enganar os faialenses. Apesar de ser uma obra sucessivamente prometida desde 1996, dizem os parlamentares que a segunda fase da variante está por cumprir. A primeira fase decorreu em 2006 e 2007, mas agora a conclusão daquela ligação desapareceu da CROP".
Luís Garcia e Jorge Costa Pereira consideram "condenável" que o Governo Regional e o PS continuem "sem dar qualquer explicação para este desaparecimento.
Dizem ainda aguardar há quatro meses pela resposta a um requerimento sobre este mesmo investimento. E há mais de seis meses pela resposta a outro requerimento sobre o cumprimento da CROP no Faial".
------------/----------
Após a vitória na categoria Portugal's Leading Boutique Hotel no World Travel Awards em 2014, e a nomeação para os mesmos prémios nas categorias Portugal's Leading Boutique Hotel e Europe's Boutique Hotel em 2015, o Terra Nostra Garden Hotel encontra-se nomeado, também, nos World Luxury Hotel Awards.
Estes prémios são dedicados a hotéis de luxo, espalhados por todo o Mundo, e o Terra Nostra Garden Hotel, tem a sorte e o orgulho de ser um dos nomeados entre grandes nomes da hotelaria nacional e internacional.
Esta nomeação leva mais uma vez o nome dos Açores a todo o Mundo, e contribui para cimentar a imagem de qualidade e unicidade que o Hotel tem conquistado após a sua remodelação em 2013.
São 80 anos a criar momentos inesquecíveis, num destino único.
--------/-------
Alimentação – A diabetes em tempos de crise económica" é como se intitula o encontro que a Associação de Seniores de São Miguel vai realizar esta quinta-feira, em Ponta Delgada. O evento insere-se na estratégia da associação na promoção e divulgação de temas relacionados com a saúde.
Sendo a diabetes uma doença cada vez mais prevalente e associando-a com toda a nova realidade, o objetivo do encontro visa desmistificar a noção de que para fazer uma alimentação correta, e nomeadamente para prevenir ou controlar a diabetes, é preciso gastar muito.
A Diretora do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital Divino Espírito Santo e membro da Associação de Seniores de São Miguel adianta que a iniciativa vai contar com a participação de dois especialistas: o endocrinologista João Anselmo e a nutricionista Ivone Coutinho.
O "Encontro com a Saúde" vai ter lugaresta quinta-feira, dia 25 de junho, no Centro de Estudos Natália Correia, pelas 17h30.
--------/--------
As obras da Creche das Furnas,encontram-se em fase de conclusão. A nova creche, construída pela Câmara Municipal da Povoação, recebeu apoio técnico continuado do Governo dos Açores e foi totalmente financiada pelo programa comunitário PRORURAL, no valor de 200 mil euros.
A creche entrará em funcionamento já em setembro e está apta para servir as necessidades dos bebés dos 3 aos 36 meses de idade das Furnas e da Ribeira Quente, sendo após a sua inauguração, entregue à Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros, instituição concelhia que melhores conhecimentos possui para a gestão desta valência social, conforme deliberação tomada pela Câmara Municipal.
A Creche das Furnas, que será inaugurada em breve, era uma velha aspiração da classe operária furnense que sempre teve dificuldades em encontrar espaços adequados para deixar os seus filhos; um problema que o executivo liderado por Carlos Ávila fez questão de solucionar.
--------/------
O secretariado regional da UGT-Açores defendeu ontem a necessidade de se avançar para "um novo paradigma de desenvolvimento económico regional baseado no setor produtivo e na criação sustentada e qualificada de emprego".
Numa conferência de imprensa realizada em Angra do Heroísmo, o líder da UGT-Açores, Francisco Pimentel, referiu que as forças políticas representadas no parlamento açoriano devem concentrar esforços de modo a combater o desemprego que atinge mais de 18 mil açorianos.
Francisco Pimentel recordou que a taxa de desemprego foi durante muito tempo nos Açores mais baixa do que a média nacional, situação que não se verificou nos últimos dois anos.
Nesse âmbito, realçou o facto de a taxa desemprego no primeiro trimestre de 2014 ter chegado quase aos 18 por cento e que 40 por cento da população jovem (entre os 15 e os 34 anos) não tem emprego.
Para o secretariado da UGT-Açores, as questões relacionadas as alterações do sistema autonómico como a criação do cargo de Presidente dos Açores ou extinção do cargo de Representante da República "são importantes" mas não devem "desviar as atenções" em relação à necessidade encontrar soluções para o desemprego.
----------/-------
A continuar o aumento do volume do fluxo turístico em São Miguel, devido à entrada das companhias aéreas de baixo custo, a atual produção de ananás não será suficiente para responder à procura. Atualmente já começa a haver falta do fruto-rei com os comerciantes e a própria Cooperativa Profrutos a terem dificuldades em abastecer o mercado local.
A subida de turistas surge, precisamente, numa altura em que a produção anual do ananás baixa para menos de cinco por cento, numa produção que ronda, anualmente, as 1000 toneladas. Entre os meses de maio a julho, a cultura do ananás em vez de durar 24 meses é de 27 meses, refere Rui Pacheco, presidente da Cooperativa Profrutos, em declarações ao Jornal AO.
Como combater esta sazonalidade e dar resposta à crescente procura interna? Rui Pacheco diz que, por agora, "não há volta a dar".
A própria cultura do ananás é uma produção morosa, e como tal, sublinha o presidente da cooperativa Profrutos, "não se pode de um momento para o outro aumentar a produção". Contudo, e alerta, "precisamos de mais produtores e quem queira investir".
O ananás continua a ser cultivado essencialmente nos concelhos de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo. É originário da América do Sul e Central, tendo sido introduzido no arquipélago como planta ornamental em meados do século XIX, enquanto as primeiras explorações de caráter comercial surgiram em 1864.
------------/------
O conselho de administração da SATA vai promover esta quinta.feira, pelas 16h00, uma conferência de imprensa para anunciar a renovação da frota de longo curso da SATA Internacional.
A apresentação à comunicação social vai decorrer no Teatro Micaelense e deverá ser confirmada a escolha do A-330 para iniciar a renovação da frota de longo curso da SATA Internacional.
Atualmente a frota da companhia para viagens de longo curso é composta por aviões A-310 e aviões A-320.
-------/--------
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande vai promover o primeiro encontro de mulheres bombeiras dos Açores, contando com a presença de 100 bombeiras.
O encontro vai decorrer este fim de semana, no quartel dos bombeiros da Ribeira Grande, e têm como objetivo a partilha de experiências, bem como, o convívio entre as diversas bombeiras.
Durante o encontro vão ser realizados treinos e demonstrações de atividades desenvolvidas por bombeiras. Será inaugurada uma exposição de fotografias e realizada uma palestra com a comandante Paula Ramos e o inspetor da Proteção Civil, Rodrigo Mira.
--------/----
Os jovens da ouvidoria da Lagoa, na ilha de São Miguel promovem no próximo mês de julho, entre os dias 10 e 12, o multi-festival de verão Zarpar, a decorrer no Convento dos Franciscanos, na freguesia de Santa Cruz, Lagoa (Açores).
Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo "celebrar a alegria da fé e da vida e evangelizar pela arte", segundo referiu o Pe. Nuno Maiato em conferência de imprensa, adiantando que este festival de verão fazia falta no âmbito do leque de atividades da própria ouvidoria, alargado aos próprios familiares.
O pároco de Santa Cruz admite ser um projeto ambicioso, mas admite ser este primeiro ano um género de escola para os próximos anos.
Durante o festival haverá ainda um momento de apresentação da encíclica Laudato
Esta é a primeira edição do festival Zarpar e assume-se como o "berço" de uma "iniciativa diocesana" que seja capaz de congregar os jovens católicos, referiu o Pe. Nuno Maiato, na conferência de imprensa que serviu para apresentar o multi-festival à comunicação social.
O festival, que decorrerá entre as 18 e as 24h00, terá entrada livre.
----------/-------
O I Encontro de Bombeiras dos Açores vai decorrer de 26 a 28 de junho na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel. O programa deste primeiro encontro vai contar com simulacros, conferências e várias atividades recreativas, incluindo visitas a alguns pontos turísticos da cidade nortenha.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, por parte de quatro bombeiras da corporação da Ribeira Grande, Aida Ferreira.
Partilhar experiências, conviver e abordar a entrada da mulher no mundo dos bombeiros serão alguns dos objetivos do evento que espera juntar o máximo de mulheres bombeiras que, atualmente, já são cerca de 240 distribuídas pelas 19 corporações de bombeiros do arquipélago.
A organização espera receber cerca de 112 Bombeiras neste evento.
---------/--------
O município da Ribeira Grande, situado na ilha de S. Miguel, nos Açores, vai receber o primeiro festival de balões de ar quente de todo o arquipélago. A primeira edição do Festival Rubis Gás Balões Ar Quente da Ribeira Grande arranca já para a semana, de 1 a 5 de julho de 2015 neste concelho, onde estarão reunidas 15 equipas oriundas de vários países, entre eles: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Luxemburgo e Bélgica.
O I Festival Rubis Gás Balões Ar Quente da Ribeira Grande é gratuito, isto é, todos os interessados poderão assistir à descolagem dos balões, tirar fotografias e ter contacto com esta actividade. Sempre que as condições meteorológicas permitirem, serão realizados dois voos diários (um de manhã e outro à tarde).
O I Festival Rubis Gás Balões Ar Quente da Ribeira Grande pretende promover o património natural, cultural e gastronómico do município, afirmando o turismo de lazer no concelho, através de uma modalidade com grande potencial de crescimento em Portugal.
-------------/-------
O diretor regional dos Assuntos do Mar dos Açores admitiu, esta semana, "considerar no futuro" a abertura da ligação para o ilhéu de Vila Franca do Campo a operadores marítimo-turísticos, terminando assim com o monopólio existente naquela rota.
Atualmente a ligação marítima para o ilhéu de Vila Franca do Campo, um dos maiores pontos de interesse turístico da ilha de São Miguel, é assegurada durante o verão pelo clube naval local, com embarcação própria, ao abrigo de um protocolo celebrado com o Governo dos Açores, que cessa em 2016.
O governante considerou que o protocolo existente está a funcionar "muitíssimo bem", quer pelo serviço prestado pelo Clube Naval de Vila Franca do Campo, quer pelas atividades que estão a ser desenvolvidas no ilhéu, mas adiantou que "haverá a oportunidade de rever" esta situação.
Filipe Porteiro salvaguardou, contudo, que, face à quota diária que existe para os banhistas e visitantes do ilhéu de Vila Franca (400 pessoas), será mais difícil controlar os visitantes.
Questionado sobre a possibilidade de se realizar um concurso público para exploração da rota marítima com o ilhéu, o titular da pasta dos Assuntos do Mar declarou que, presentemente, "todas as alternativas são válidas" para que se encontre a "solução mais adequada".
---------/-------
A ilah do Pico irá receber, entre 3 e 5 de julho, o Taste in Adegas no Lajido da Criação Velha. O evento coincide com o Dia Nacional do Vinho.
O presidente da Adeliaçor, que falava na apresentação do evento, referiu que esta "proposta de "portas abertas", destina-se a todos os apreciadores de vinhos e gastronomia" e que conta com a "participação dos produtores de vinho certificado do Pico".
O objetivo é "promover e sensibilizar os agentes locais para o potencial do turismo cultural e gastronómico".
O Taste in Adegas, que vai na terceira edição, é um projeto cofinanciado pelo programa PRORURAL.
-------------/--------
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa vai promover pela primeira vez Atividades Em Férias, que decorrerão na Biblioteca Municipal e no Multiusos da Graciosa, de 1 de julho a 11 de setembro, das 09:00 às 19:00.
Haverá atividades muito variadas e divertidas como workshops de culinária e de pintura, jogos didáticos, hora do conto, trabalhos manuais e muito mais.
Todas as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos poderão ser inscritas até ao dia 29 de junho, na Câmara Municipal.
-----------/------
A Câmara Municipal da Horta arrancou recentemente com uma nova campanha de sensibilização ambiental, que percorre toda a ilha do Faial. Ao longo dos próximos dias, seis mil domicílios do concelho, vão receber mini ecopontos domésticos, com mensagens explicativas e que incentivam à triagem e separação de resíduos.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, esta campanha é uma das mais significativas realizadas na ilha, indo ao encontro direto das pessoas, nas suas casas, num claro desafio à separação e à triagem de resíduos, alertando-as, simultaneamente, para as novas regras que vigoram desde a entrada em funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos.
O autarca apelou à colaboração de todos os faialenses neste esforço por um melhor ambiente, reforçando que, com este esforço, "o faial fica a ganhar".
-----------/---------
Previsão para 5ª feira, 25.junho.2015
Períodos de céu muito nublado com boas abertas.
Períodos de chuva.
ESTADO DO MAR
Mar cavado, tornando-se de pequena vaga.
Temperatura da água do mar: 20ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 18 / 23ºC
Horta: 19 / 25ºC
Angra do Heroísmo: 20 / 25ºC
Ponta Delgada: 18 / 25ºC
-----/------
Previsão para 6ª feira, 26.junho.2015
Períodos de céu muito nublado com boas abertas.
ESTADO DO MAR
Mar de pequena vaga, tornando-se cavado.
Temperatura da água do mar: 21ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 18 / 25ºC
Horta: 18 / 25ºC
Angra do Heroísmo: 17 / 24ºC
Ponta Delgada: 18 / 23ºC
----------/-------------