Traduzir

Rádio Graciosa


02 maio 2015

Resumo semanal de 27 de Abril a 1 de Maio de 2015


Graciosa serviu de cenário a exercício militar de defesa


O Comando Operacional dos Açores promoveu a realização dum exercício militar conjunto, denominado AÇOR 15, que se desenrolou nas ilhas Graciosa, São Miguel, Terceira e Santa Maria, envolvendo a movimentação de meios e efetivos entre os dias 20 e 24 de Abril de 2015.
O exercício teve como objetivo principal treinar as Forças Armadas na execução de missões de defesa militar em resposta a uma situação de crise.
O general José Mourato Cardeira, do Comando Operacional dos Açores, disse que estes exercícios servem para testar as acções em caso de qualquer catástrofe, nomeadamente no apoio às populações.
Tratou-se de um exercício que apesar de estar ligado à defesa e à segurança, tem sempre aspectos também ligados à protecção civil.
Este tipo de exercício serve também para estreitar as relações com autarquias e entidades da ilha.






Enchente na baixa de Santa Cruz gerou preocupação em encontro do executivo camarário

O último encontro do executivo camarário decorreu a 23 de Abril, na Junta de Santa Cruz da Graciosa.
No período antes da ordem do dia e na sequência de perguntas dos vereadores do PSD, António Reis e João Cunha, ficou-se a saber que o município está a fazer um levantamento de ramais que necessitam de intervenção, estando agora a ser asfaltados apenas os ramais novos.
O projecto da ILINkAçores para a antiga Central na Barra aguarda publicação de portarias, que possibilitem a sua candidatura e na antiga escola do Bom Jesus irá funcionar uma escola-museu, conforme sugestão da professora Teodora Borba. As obras de recuperação estão previstas para ainda este ano.
Sobre as enchentes verificadas a semana passada na Vila, Avelar Santos explicou que as sarjetas estavam limpas e que obras ali executadas retiraram os antigos “boeiros”, sendo provavelmente isso que está a fazer falta, sendo intenção do município recuperá-los. Avelar Santos disse ainda que será feito um estudo para que se consiga retirar água que escoa em Santa Cruz. João Cunha chamou ainda atenção para outras zonas da ilha onde se verifica o mesmo problema, como é o caso em São Mateus e Guadalupe. O mesmo vereador alertou ainda que há particulares que fecham “bocas de água” de modo a que as suas propriedades não sejam inundadas, levando mais água para as vias públicas.





Assembleia Municipal aprovou por maioria contas camarárias de 2014

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu na noite de Segunda-feira, nos Paços de Concelho.
Na ordem de trabalhos destacou-se a substituição do representante do PS no concelho consultivo da Unidade de Saúde, tendo sido eleita Luzia Cordeiro, para substituir Paulo José Vasconcelos, que passou a integrar o Conselho de Administração.
Na prestação de contas de 2014, constam de recebimentos no valor de 5 milhões de 129 mil euros e pagamentos no mesmo valor.
Avelar Santos na apresentação das contas, respondeu às críticas que os vereadores do PSD tinham feito na reunião camarária e que serviram de justificação para votar contra o documento.
A atitude do autarca levou a que João Cunha evocasse defesa de honra, que determina que se conceda apenas 5 minutos de intervenção, para mostrar a sua indignação por Avelar Santos ter escolhido falar num órgão onde os vereadores não têm direito a intervenção, quando o devia ter feito em reunião camarária. João Cunha reiterou que razões para terem votado contra estão explicitas no relatório do revisor de contas e Avelar Santos reconheceu nem tudo está feito, mas a autarquia investiu tudo aquilo que tinha ao seu dispor no Pró-Convergencia e destaca que as contas estão certificadas, o que nunca tinha acontecido em contas da nossa autarquia.
Posto à votação o documento foi aprovado por maioria com 12 votos a favor do PS e 7 votos contra do PSD.
A bancada socialista apresentou uma declaração de voto em que justificou  a aprovação por se tratar de um documento técnico que espelha a maior execução orçamental de sempre num executivo santacruzense, com cumprimento de promessas eleitorais, gestão rigorosa e transparente numa acção virada para a população.

O quarto ponto da ordem de trabalhos foi a 2ª revisão ao orçamento, que consiste num reforço no valor 367 mil 317, reforços na despesa de 402 mil e 24 euros e anulações no valor de 34 mil e 707 euros.
A revisão, segundo Avelar Santos destaca 273 mil euros para despesa de capital, ou seja investimento, estando previstas obras no Centro Cultural, compra de uma carrinha e colocação de tecto no armazém do Barro Vermelho.
Posto à votação o documento foi aprovado com 7 votos contra do PSD  e 12 votos a favor do PS.





Basalto Spa é o novo espaço na Graciosa

O Basalto Spa é um novo espaço dedicado à saúde, que abriu  na Graciosa.
Situado na rua do degredo, nº17, em Santa Cruz da Graciosa, o spa dispõe de variados serviços que têm como principal objetivo o bem-estar do cliente, com massagens, tratamentos anti-celuliticos, depilação a laser e a cera, manicure e pedicure. Ginásio e bar são ainda alguns dos serviços que pode encontrar neste espaço a que brevemente se juntará jacuzzi, do banho turco e da piscina aquecida.





Festival Ilha Branca 2015 apresenta Anjos, Pólo Norte, RAM e Tributo aos U2

O Festival Ilha Branca 2015 já é conhecido na íntegra.
Na Sexta, 7 de Agosto, o festival localizado na Pesqueira começará com os Anjos e o DJ Bruno Amaral.
No Sábado, como habitualmente há lugar para uma noite de rock, com os R.A.M e a Dj Lady Lola.
No Domingo, dia mais alto das festas concelhias de Santa Cruz da Graciosa, sobre ao palco Miguel Gameiro e os Pólo Norte, terminando a noite com o Dj Janeko.
Na Segunda-feira, 10 de Agosto, o Festival fecha com os The Fly, num tributo aos U2 e a noite terminará com o Dj James B.





Atlanticoline começa operação a 7 de Maio mas horários voltam a não beneficiar Graciosa

A operação da Atlânticoline de 2015 começa a 07 de Maio, para as festas do Santo Cristo dos Milagres e terminará no final de Setembro.
O Express Santorini já está em Ponta Delgada e o Hellenic Wind chega no início de Maio a Lisboa, devendo começar a operar em Junho.
O responsável pela operadora de transporte marítimo de passageiros entre ilhas do arquipélago dos Açores referiu esta semana que, este ano há um ligeiro incremento do número de ligações, mas ressalvou que a estrutura é semelhante a 2014.
“João Ponte disse que a operação foi montada no sentido de cobrir a maior parte das festividades em todas as ilhas dos Açores, salvaguardando, no entanto, que há que perceber que se trata de apenas dois navios e que há rotas para cumprir.”
Os horários com a ilha Graciosa são este ano semelhantes aos dos últimos anos e voltam a não agradar a empresários e ao Executivo Municipal, pois limita a entrada e saída de pessoas da ilha, devido aos toques com alguns dias de diferença entre eles.
Quanto aos dois navios da Transmaçor, continuam a não atracar na nossa Ilha.






Barro Vermelho e Praia contemplados com Bandeira Azul

O programa Bandeira Azul já deu a conhecer os locais que este ano são galardoados com Bandeira Azul.
Na Graciosa estão contempladas as zonas de Barro Vermelho e Areal de São Mateus, conseguindo 2 das 31 Bandeiras Azuis 2015 a atribuir a praias, portos de recreio e marinas nos Açores.








Twitter Facebook Favorites More