Traduzir

Rádio Graciosa


29 maio 2015

Resumo Semanal de 25 a 29 de Maio de 2015

Dois  Graciosenses condecorados no Dia dos Açores


A Sessão Solene do Dia dos Açores, que se realizou segunda-feira na Fajã Grande, concelho de Lajes das Flores, numa organização conjunta da Assembleia Legislativa e do Governo dos Açores, ficou assinalada pela imposição de vinte e seis Insígnias Honoríficas.
Da lista de agraciados deste ano constam vinte e duas personalidades, três das quais a título póstumo, e quatro instituições.
Entre os condecorados encontram-se 2 graciosenses, Palmira Mendes Enes com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, recebida pelo seu neto Luis Gil Bettencourt e Manuel Silva Bettencourt, com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, que se deslocou pessoalmente às Flores para receber a sua distinção.
As Insígnias Açorianas, cujo regime jurídico foi aprovado em 2002, visam distinguir “os cidadãos e as pessoas coletivas que se notabilizarem por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou por serviços prestados à Região”.




Caminho da Esperança Velha continua a aguardar obras

O Executivo Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu Quinta-feira, na Junta de Guadalupe.
No período antes da ordem do dia, o vereador João Cunha perguntou sobre o estado da Esperança Velha, com o presidente da câmara a explicar que a solução para aquela estrada vai demorar algum tempo, porque estradas não estão contempladas no novo Quadro Comunitário de Apoio, apenas apoia a reposição de asfalto para a rede de águas. Assim será primeiro necessário mudar a rede de águas. O vereador do PSD disse que o estado daquele caminho e do caminho velho dos Fenais, é o pior da rede municipal e lamentou que a câmara não arranje uma solução. Avelar Santos garantiu que os habitantes daquele caminho são a principal preocupação e que tentarão que haja o mínimo de dignidade para os moradores e turistas que ali passam.
Depois de mais alguma troca de ideias sobre a Esperança Velha, João Cunha perguntou que pretende a câmara fazer da Casa das Lavadeiras do Tanque e zona envolvente, assinalando ainda que existem muitas vezes animais à solta naquela zona Avelar Santos disse não se saber ao certo qual a área que pertence à Câmara Municipal, mas que quando reconhecida a área da nascente, ela será vedada e o teto da casa das lavadeiras será recuperado ainda este ano.



Vereadores do PSD não concordam que autarquia pague ajudas de custo à CPCJ

Na ordem do dia, o executivo camarário aprovou a abertura de concurso para 8 nadadores salvadores, participar na comemoração do Dia da Criança e apoiar os Jogos das Ilhas.
O único ponto que não gerou consenso foi o de apoio à Comissão de Protecção de Menores, para participar no Encontro anual. O apoio foi aprovado por maioria, com abstenção dos vereadores do PSD, que justificam a sua posição com o facto de acharem “lamentável”, que se pague ajudas de custo a uma instituição destas, uma vez que possui orçamento próprio e apoio do estado para tais despesas. João Cunha e António Reis concluíram ainda que é devido a este tipo de apoios que depois falta para apoiar instituições de caris cultural e social.





Pesca descarregada aumentou 150% nos primeiros 4 meses

Os pescadores graciosenses descarregaram em lota cerca de 9 toneladas e meia de peixe, no passado mês de Abril.
Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que no mês transacto verificou-se o aumento de quase uma tonelada e meia, comparativamente com Abril do ano passado.
Desde o inicio do ano que tem se registado, todos os meses, uma subida do volume de pescado entregue em lota, relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Nos primeiros quatro meses deste ano já se registou a captura de cerca de 69 toneladas e meia de peixe, o que corresponde a um aumento de 23 toneladas em comparação com o mesmo período de 2014





Lançada empreitada da estrada Limeira-Porto Afonso

O Governo dos Açores lançou a empreitada de reabilitação e beneficiação do troço da Estrada Regional n.º 1-2.ª, entre a Limeira e o Porto Afonso, na Graciosa, numa extensão de cerca de 9,4 quilómetros, representando um investimento superior a um milhão de euros.
Segundo nota do governo, “a obra tem uma duração prevista de cerca de 10 meses e contempla intervenções ao nível do pavimento, sinalização e equipamento de segurança naquela via, de forma a permitir um fluxo de trânsito mais seguro e cómodo na mais importante estrada da rede viária da ilha Graciosa.”
Esta empreitada contempla ainda o reforço da sinalização horizontal e dos equipamentos de segurança, guiamento e balizamento.





PSD lembra que Santa Cruz da Graciosa ainda aguarda rua com o nome do médico Vasco Rodrigues

O PSD/Açores questionou o Governo Regional, nomeadamente a Secretaria Regional de Turismo e Transportes (SRTT), sobre a atribuição do nome do médico Vasco Rodrigues a uma rua de Santa Cruz da Graciosa, "uma deliberação aprovada por unanimidade pela câmara municipal, que foi submetida à SRTT em Dezembro de 2012, e que até agora nunca teve resposta".
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, os deputados do PSD eleitos pela Graciosa, lembram que a deliberação partiu da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, "que recomendou atribuir o nome do falecido cidadão honorário de Santa Cruz da Graciosa Dr. Vasco Rodrigues ao arruamento que liga a Rua Engº Rodrigues Miranda ao Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa".
"Tanto a Assembleia Municipal como a Câmara aprovaram, com toda a naturalidade e de forma unânime, a proposta, visando homenagear um reconhecido cidadão, médico e amigo da ilha Graciosa. Lamentavelmente, a SRTT continua sem dar um parecer à proposta submetida pela autarquia, conforme confirmou o presidente de câmara", refere João Bruto da Costa.
"Em mais de dois anos, a ausência de resposta da SRTT só pode ser interpretada como um desleixo muito grande face um assunto tão simples", daí o requerimento social democrata "para saber quando é que o Governo responde ao pedido do Presidente da Câmara de Santa Cruz da Graciosa, e que apenas custa o selo na volta do correio".
"Só falta o Governo acabar com esta espécie de veto de gaveta de um assunto que apenas é grande na memória do povo da ilha Graciosa", disse o deputado João Costa.




Twitter Facebook Favorites More