Traduzir

Rádio Graciosa


22 maio 2015

Resumo Semanal de 18 a 22 de Maio de 2015

Dois Graciosenses serão condecorados no Dia dos Açores

Já é conhecida a lista de figuras que serão condecoradas no dia da Região Autónoma dos Açores, a 25 de Maio, na sequência de uma decisão do parlamento regional.
Entre os condecorados encontram-se 2 graciosenses, Palmira Mendes Enes com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico e Manuel Silva Bettencourt, com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento.

Palmira Enes foi uma ilustre senhora de Santa Cruz da Graciosa, conhecida no século XX, pela sua dedicação à arte. Palmira foi professora, pianista, encenadora, compositora, organista, poetisa e até pintora. Já há algum tempo um grupo de graciosenses colocou uma placa comemorativa em sua honra na habitação que residiu, e também a Rádio Graciosa já a distingui como uma notável desta ilha. 

Manuel Bettencourt é um médico dentista de sucesso, que só com a emigração para a Califórnia e com muito esforço pessoal, conseguiu formação na área de medicina dentária. Este Graciosense tem tido um papel muito importante na comunidade portuguesa na Califórnia, não só através da casa dos Açores, mas também de vários projectos sociais de ajuda aos mais desfavorecidos.
O Presidente da República distinguiu já o médico Manuel Silva Bettencourt, com a comenda na Ordem do Infante D. Henrique.



PSD congratulou-se com obra da nova creche da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa


Num comunicado, o PSD Graciosa felicita “a Mesa daquela instituição, em especial a sua Provedora, bem como todos os irmãos e funcionários da Santa Casa pois, mais uma vez, foi a sua total dedicação no trabalho social que permitiu a colocação ao serviço dos graciosenses desta mais valia para a ilha Graciosa.”
“Demonstrou-se, igualmente, que as IPSS são os parceiros de excelência no apoio social e nesse sentido é evidente que não se podem reduzir os apoios a estas instituições nos contratos de cooperação com a região, como tentou fazer o governo regional após a aprovação do Código de Acção Social”, referiu o PSD Graciosa.
No comunicado, merece destaque “a deslocação da comitiva do Governo Regional à ilha Graciosa para esta inauguração, com Presidente do Governo, Secretária Regional da Solidariedade, Director Regional da Solidariedade, Assessor de imprensa da Presidência do Governo e Fotógrafo oficial do Presidente do Governo (pelo menos), que conseguiram nos dias que correm arranjar lugar nos aviões da SATA para ir e vir à Graciosa no mesmo dia o que, como se sabe, não está nada fácil de se conseguir pois ora não há lugares nos aviões, ora os horários (nomeadamente na quarta-feira da manhã) servem mal a Graciosa.”
O PSD Graciosa lamentou que “o Sr. Presidente do Governo não tenha permanecido mais algumas horas na Graciosa para poder responder sobre o que se passa nas Termas do Carapacho, que estão fechadas (obra "orgulhosamente" inaugurada por Vasco Cordeiro) ou sobre o que vai fazer com a primeira pedra da Adega, que já lá a "plantou" há mais de um ano e ainda nada ali nasceu, ou sobre a marina prometida por Vasco Cordeiro, que agora passou a ser "obra de protecção costeira" e que continua à espera do aproximar de eleições para ser iniciada, acontecendo o mesmo com o novo matadouro que, igualmente, espera por oportunidade eleitoral, até porque já decorrem obras na zona industrial e não consta que sejam para o matadouro.”
                                                                                                                      




Dormidas desceram em Março

Dados do Serviço Regional de Estatística indicam que em Março foram registadas 1.281 dormidas, menos 170 do que em igual mês de 2014.
Em Janeiro e Fevereiro foi registado um ligeiro aumento, tendência de 2015 quebrada pelo mês de Março.
No entanto, nos primeiros 3 meses deste ano foram registadas 2.525 dormidas, um aumento de 111 dormidas, em comparação com os primeiros 3 meses de 2014.
Números que revelam uma evolução muito pequena daquilo que seria desejável para o turismo graciosense. A verdade é que a não ser a deslocação de grupos desportivos ou visitantes em trabalho, muitos poucos são os reais turistas que tem visitado a nossa ilha e pernoitado nela.
Mais recorrente é o acostar de pequenos cruzeiros, em que os turistas passam umas meras horas a visitar alguns pontos da ilha e até muitas das vezes, nem as refeições fazem na nossa ilha.
O sector hoteleiro e de restauração da ilha Graciosa depara-se assim com muitas dificuldades, para se manter em funcionamento.





PSD apresenta voto de protesto sobre situação das Termas do Carapacho, mas é chumbado pelo PS

A situação das Termas do Carapacho foi relembrada através de um voto de protesto do grupo Parlamentar do PSD na ALRAA.
Refere o voto que “as Termas do Carapacho são um dos “ex-líbris” da ilha Graciosa” e “para além disso, são uma das mais importantes infraestruturas que atraem visitantes à ilha, sendo um dos fatores que mais pode contribuir para algum desenvolvimento na frágil economia Graciosense.”
“Em Julho de 2010, depois de 3,5 milhões de euros de obras, Vasco Cordeiro inaugurou a requalificação daquele empreendimento dizendo que o governo estava orgulhoso daquela obra…. . O problema é que, desde as obras de remodelação inauguradas por Vasco Cordeiro, as Termas já encerraram por várias vezes, tornando-se uma incógnita a sua utilização pois, feitas obras sobre obras, as Termas voltaram mais uma vez a encerrar.”
Em vésperas de uma nova época alta para o turismo na Graciosa, “as Termas do Carapacho estão fechadas, e aquela que é uma das valências mais procuradas não se mostra capaz de dar a resposta sequer quanto à sua reabertura, quais as valências que estarão a funcionar ou quando começam as obras de requalificação sobre a requalificação da inaugurada requalificação.
Parece mentira mas é mesmo assim: depois de inaugurada a requalificação de mais de 3 milhões de euros já foram feitas obras de requalificação daquela requalificação e agora preparam-se mais obras para requalificar as anteriores.
Mas não será apenas pela sua dimensão de valência para o turismo que o encerramento das Termas do Carapacho penaliza a ilha Graciosa. Também, e sobretudo, pelo que esse encerramento implica em termos da interrupção da oferta de tratamentos na área da saúde que, durante séculos, granjeou fama medicinal às suas águas.”
O voto de protesto foi chumbado com os votos contra dos deputados do PS e os votos favoráveis de toda a oposição.





José Ávila “Turismo na Graciosa mais que duplicou com a governação socialista”, lembrou

O deputado José Ávila, usou da palavra na Assembleia Legislativa Regional para dizer que “é bom não esquecer que as condições criadas na ilha Graciosa pelos Governos dos Açores, de responsabilidade do Partido Socialista, permitiram passar das 6 442 dormidas em 1996, para mais de 15 mil dormidas. Este ano verificámos já um aumento para 19 mil passageiros desembarcados, contra os 17 451 do ano passado”.
O deputado socialista lembrou que “foram os Governos dos Açores do Partido Socialista que investiram na ilha Graciosa, criando condições para o aumento do turismo naquela ilha”, realçando que “este crescimento é verificado nas estatísticas conhecidas como é o caso do número de camas existentes, que passou de umas míseras 80 para mais de 200”, lembrou José Ávila.
Referindo-se ao processo das Termas do Carapacho, o deputado graciosense assumiu que “existem problemas que nunca foram escamoteados pelo PS” e lembrou “uma nova intervenção que irá permitir a abertura de algumas valências daquelas termas que em breve, já este verão”. Afirmou ainda que “esta intervenção já está programada e procura corrigir falhas que surgiram ao longo do todo o processo e que o Governo dos Açores está empenhado em resolver”.


Twitter Facebook Favorites More