Traduzir

Rádio Graciosa


25 maio 2015

Dia dos Açores celebrado hoje nas Flores


O concelho das Lajes das Flores, que este ano celebra 500 anos, vai receber pela primeira vez a sessão solene das comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores.

As comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores são organizadas em conjunto pelo Governo Regional e pela Assembleia Legislativa açoriana e têm sido realizadas, de forma rotativa, em todas as ilhas, e também na diáspora, na segunda-feira do Espírito Santo, feriado regional, que este ano se assinala a 25 de Maio.

O Dia dos Açores foi instituído em 1980 para comemorar a açorianidade e a autonomia regional e celebra-se sempre na 'Segunda-Feira do Espírito Santo', data escolhida pelo parlamento regional.
Deram frutos a fé e a firmeza no esplendor de um cântico novo: os Açores são a nossa certeza de traçar a glória de um povo.
Assim escreveu a poetisa Natália Correia na letra do Hino dos Açores, desenhando em palavras o desígnio que anualmente se comemora na Segunda-Feira do Espírito Santo, alicerçando o Dia dos Açores na principal festividade do povo açoriano.
A data, observada em toda a Região como feriado regional, celebra a "afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional", consideradas "base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam".
O Dia dos Açores foi instituído pelo parlamento açoriano em 1980 (Decreto Regional n.º 13/80/A, de 21 de Agosto) para comemorar a açorianidade e a autonomia. É a maior celebração cívica dos Açores.
Em 2014, a sessão solene de comemoração do Dia da Região Autónoma dos Açores decorreu no Nordeste, na ilha de São Miguel, concelho que também estava a celebrar 500 anos.

Twitter Facebook Favorites More