Traduzir

Rádio Graciosa


27 março 2015

Resumo semanal de 23 a 27 de Março de 2015

PS afirma que comissão potestativa avança, mas com outro presidente


A nomeação da mesa da comissão potestativa, relativa ao caso dos portos do Triângulo, continua a fazer correr tinta.
Numa entrevista ao Diário Insular da Ilha Terceira, o deputado Miguel Costa do PS afirmou que “nós não estamos a bloquear nada, estamos, sim, no cumprimento das regras, a usar um direito legitimo que temos de votar nos nomes propostos. É legítimo que discordemos, uma indicação não pode ser encarada como imposição. A proposta em causa, para nós, não dá garantias de isenção, de imparcialidade e de conhecimento prático sobre os temas em apreciação. Informámos o PSD dessa discordância antes da primeira reunião e sempre dissemos que aceitaríamos qualquer outra proposta e que julgamos pertinente que se esclareça tudo o que o PSD quer ver esclarecido no âmbito desta comissão. Queremos que a comissão funcione e apelamos ao PSD que desbloqueie este impasse propondo outro nome para a presidência da Comissão.”
Ao longo da entrevista ao jornal terceirense, o deputado socialista referiu ainda que “existem regras definidas para estes casos” e que “um nome deve ser proposto um máximo de três vezes, se ao fim dessas três vezes não tiver a maioria dos votos, o proponente é obrigado a fazer outra proposta”.




Nuno Nascimento e Carlos Côrte-Real são Campeões Regionais de Xadrez

Disputou-se durante o passado fim-de-semana, na Escola Básica e Secundária da Ribeira Grande o campeonato regional de jovens na modalidade de xadrez.
A Graciosa esteve representada com 3 xadrezistas do Sport Clube Maritimo, nos escalões sub 14, sub 18 e sub 20, nomeadamente Nuno Nascimento, Carlos Côrte-Real e Ricardo Martins.
Pela primeira vez a Graciosa conseguiu triunfar no mesmo ano, em dois escalões, sagrado-se campeões regionais Nuno Nascimento e Carlos Côrte-Real.
Estes xadrezistas venceram todas as partidas disputadas (5 cada um), não permitindo qualquer valiedade aos seus adversários.
Ricardo Martins ficou em 5.º lugar do seu escalão.





João Costa apresentou moção com vista o desenvolvimento humano nos Açores

O XXI Congresso do PSD/Açores realizou-se nos dias 20, 21 e 22 de Março de 2015, no Teatro Ribeiragrandense, na Ribeira Grande, em São Miguel.
No sábado foram apresentadas propostas temáticas com ideias para o futuro dos Açores, uma delas de João Costa, presidente do PSD Graciosa.
A proposta debruçou-se sobre a concentração dos agentes políticos no desenvolvimento humano, ou seja centrar as atenções nas pessoas, quando os Açores continuam a liderar nos piores indicadores a nível nacional, o que não pode continuar, devendo por isso ser a principal preocupação para quem ocupa cargos políticos.
Foram 10, os elementos do PSD Graciosa, que se deslocaram a este congresso, liderados por João Costa, recentemente eleito presidente da Comissão Politica de ilha.





Romeiros realizaram a XVI Romaria Quaresmal da Graciosa

O Grupo de Romeiros da Graciosa saiu na madrugada de Segunda-feira da Igreja de Santo António, na Folga, na XVI Edição da Romaria Quaresmal da Graciosa, com o tema “A Família”.
Foram cerca de 40 os romeiros que percorreram os caminhos da Graciosa em peregrinação, seguindo sempre no sentido Norte, num total de cerca de 50 quilómetros.





Comércio e Lavoura não são unânimes no dia da escala dos barcos com a Graciosa

Há já algum tempo os Transportes Marítimos Graciosenses reduziram as escalas com a Graciosa de duas para apenas uma, devido a uma diminuição de carga com destino à Graciosa.
Segundo a Rádio Graciosa conseguiu saber, o volume de carga continua a diminuir e a empresa opta por apenas um única escala semanal, como forma também de reduzir custos.
Os TMG consultaram os comerciantes locais, no sentido de saber qual seria o dia que melhor os serviria, sendo que a maioria optou pela Sexta-feira. A justificação é que assim permite escoamento da carga de cega do continente à quarta e quinta-feira. Assim os comerciantes recebem a carga na Graciosa no dia seguinte, o que dá mais vantagens no caso de produtos perecíveis, com alguns com prazo muito curto, como é o caso dos iogurtes.
No entanto a Associação de Agricultores da Graciosa não vê na Sexta-feira um bom dia para a exportação, uma vez que os animais vivos aguardam o fim-de-semana, para poderem dar entrada no Matadouro da Terceira na Segunda-feira. Por esse motivo, um dia de Segunda a Quarta-feira seria o dia ideal para a escala dos TMG com a Graciosa.
Devido à escolha de dias tão diferentes, a Rádio Graciosa sabe que os TMG pediram um parecer ao Director Regional dos Transportes sobre o assunto.




Bóia ondógrafo da Graciosa está de novo em funcionamento

A bóia ondógrafo da Graciosa está de novo a funcionar, sendo uma boa notícia também para os nossos pescadores, para além de contribuir para estudos científicos.
Recorde-se que o aparelho científico, pertencente ao projecto Climat, do Centro de Estudos Climatológicos da Universidade dos Açores, estava sem funcionar há quase dois anos, devido à falta de financiamento do projecto.
Este equipamento envia para medição e aquisição de dados em tempo real, com sistemas de posicionamento GPRS e transmissão VHF e Inmarsat.





Graciosa adere à Rede Mundial de Reservas da Biosfera em Ilhas e Zonas Costeiras

O Governo dos Açores vai formalizar a adesão das Reservas da Biosfera das ilhas Graciosa, Corvo e Flores à Rede Mundial de Reservas da Biosfera em Ilhas e Zonas Costeiras durante a conferência desta rede, que reúne cerca de meia centena de participantes, entre representantes da UNESCO e de Reservas da Biosfera de cerca de duas dezenas de países de todos os continentes.




Dormidas na hotelaria graciosense subiram 32,2% em Janeiro

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de Janeiro, os estabelecimentos hoteleiros registaram 34,8 mil dormidas, apresentando um acréscimo homólogo de 34,1%. Os proveitos totais atingiram 1,4 milhões de euros e os de aposento 0,9 milhões, correspondendo a variações homólogas, respetivamente de, 18,8% e 15,3%.
Em termos de variações homólogas acumuladas, em Janeiro, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as de São Miguel, do Corvo, do Pico, Graciosa e de Santa Maria, respetivamente com, 54,4%, 41,3%, 37,3%, 32,2% e 13,6%.
As ilhas que apresentaram variações homólogas negativas foram as das Flores e de São Jorge, respetivamente com, 24,3% e 20,5%. A ilha Terceira manteve-se no mesmo nível de dormidas do mês homólogo.
Em Janeiro deste ano registaram-se 559 dormidas na Graciosa, contra as 423 verificadas no mesmo mês do ano passado, correspondendo a um aumento de 32,2%.
Os dados do Serviço Regional da Estatística revelam ainda que a taxa de ocupação foi de 10% no primeiro mês do ano e uma estada Média de 3,05 noites.
Os proveitos totais deste sector para a economia graciosense foram em Janeiro de 19 mil 382 euros, um aumento de 67,3%.





PCP Açores acusou governo de “paralisar desenvolvimento da Graciosa”

Para além de múltiplos contactos informais, realizaram-se reuniões com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, as Juntas de Freguesia de São Mateus e de Guadalupe, com a Adega e Cooperativa da ilha Graciosa, uma visita à central térmica da EDA e ainda uma apresentação sobre o Projeto de energias renováveis que está a ser desenvolvido em parceria com a empresa Younicos.
Nas conclusões da visita PCP deu "destaque, pela sua importância e natureza inovadora, o projeto de energias renováveis, parceria entre a EDA e a Younicos que visa reduzir a dependência dos combustíveis fósseis na produção elétrica”, mas alerta que “é mais do que tempo que os benefícios trazidos pelas energias renováveis revertam também para os consumidores."
Nesta visita a representação do PCP verificou "a total paralisação e adiamento de um conjunto de projetos estruturais para o desenvolvimento da ilha, que são prometidos e reprometidos, todos os anos, aquando das visitas do Governo Regional ou perto de atos eleitorais. Uma atitude que demonstra o abandono e o profundo desinteresse do Governo Regional do PS em relação à ilha Graciosa e aos seus problemas."
Exemplo disso é o caso da construção do novo matadouro, cuja obra que se espera seja adjudicada este ano, a remodelação e modernização da Adega e Cooperativa, com adiamento ano após ano e a recuperação dos pauís da praça central de Santa Cruz, "uma obra múltiplas vezes prometida pela Câmara Municipal mas que continua sem qualquer desenvolvimento."
A "situação escandalosa das termas do Carapacho, mais uma vez encerradas, mais uma vez em obras de prazo desconhecido", as "estradas da ilha que se degradam, como é exemplo a estrada da Serra Branca, sem que estejam garantidas as necessárias obras de reabilitação e manutenção" e o "reprometidíssimo projeto da Marina da Barra continua paralisado e sem perspetiva de avançar" são outros exemplos do que está estagnado na Graciosa, diz o PCP.
Os transportes também são criticados pelo PCP, devido à "desadequação dos horários e dos
Também os horários dos navios da Atlânticoline "não apresentam melhorias em relação aos anos anteriores, fazendo que com que o turismo da Graciosa continue estrangulado, bem como não se compreende que as ilhas do grupo central não disponham, ainda, de ligações marítimas de transporte de passageiros e carga rodada durante todo o ano."
A terminar a visita à Graciosa, Anibal Pires concluiu que o "Governo Regional de Vasco Cordeiro continua a demonstrar que a sua prioridade política não é o desenvolvimento das ilhas mais pequenas e nomeadamente da Graciosa. Insistindo na política de centralização de recursos e investimentos nas ilhas de maior dimensão, o Governo Regional deixa por concluir projetos estruturantes e as populações veem adiados os investimentos necessários, que não até agora são apenas promessas por cumprir, que se repetem a cada ciclo eleitoral."



Twitter Facebook Favorites More