Traduzir

Rádio Graciosa


26 março 2015

Censo anual de milhafres nos dias 28 e 29 de Março

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 28 e 29 de Março o X Censo de Milhafres/Mantas nos Açores e na Madeira.

Este projeto, coordenado anualmente pela SPEA, procura obter informação de base sobre as populações de milhafres/mantas existentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Nos Açores a espécie é conhecida por Milhafre ou Queimado Buteo buteo rothschildi, na Madeira é conhecida por Manta Buteo buteo harterti.
Ao contrário de outras, esta espécie não tem sido alvo de estudos biológicos aprofundados, pelo que esta iniciativa se reveste de grande importância, principalmente dado o seu papel essencial nos nossos ecossistemas, por exemplo, enquanto agente controlador de pragas, como os ratos.
Neste Censo podem participar todos os cidadãos interessados em contribuir para que mais dados científicos sejam obtidos. Denomina-se esta iniciativa por Citizen Science – Cidadania na Ciência.
O Censo de Milhafres/Mantas teve início em 2006, sob a coordenação da SPEA, que desde essa data até agora contou com a colaboração de 778 voluntários para obter informações e números sobre as populações de milhafres/mantas, tanto no arquipélago dos Açores como no da Madeira.

Dada a dimensão dos arquipélagos, só com a participação da população tem sido possível obter dados desta espécie ao longo dos anos.

Twitter Facebook Favorites More