Traduzir

Rádio Graciosa


21 novembro 2014

Resumo Semanal de 17 a 21 de Novembro de 2014


Academia Musical ainda sem data para inicio das aulas


O processo para que a instituição consiga o paralelismo pedagógico, junto do Governo Regional, está a ser complicado demais, conforme nos disse o Director da Academia, José Gabriel Martins.
Segundo aquele responsável estão a tentar responder a todas as exigências que têm sido feitas, sendo uma delas sobre as instalações que não oferecem condições ao funcionamento de uma escola. Para ultrapassar esse obstáculo, foi feito um acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, para que a escola de música funcione na parte nova do edifício do antigo Centro de Saúde, logo que a Creche que lá funciona seja transferida para a nova escola.
Nesta altura a Academia trata do projecto do edifício, para que seja enviado e aguardam depois o aval da secretaria, para que esteja tudo pronto a iniciar as aulas.
À espera da autorização para que as aulas comecem, estão cerca de 50 alunos inscritos e uma equipa de 6 profissionais, devidamente habilitados para o efeito.
José Gabriel Martins diz que se trata de uma demora excessiva em todo este processo, cheirando já a “falta de boa vontade” por parte da secretaria, mas garante que a direcção da Academia está a resolver tudo, com o maior empenho, para que a escola abra logo que possível.
A Academia Musical da Ilha Graciosa está numa situação económica complicada e só depois de conseguir funcionar com o paralelismo pedagógico é que tem direito aos apoios do governo.
Entretanto algumas situações mais graves de divida ao estado, passíveis de penhora, foram ultrapassadas com o apoio dado pela Câmara Municipal.
Ainda existem alguns ordenados em atraso e os funcionários da academia foram integrados na Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa.





Marina, Matadouro e estradas regionais estão previstas no plano para 2015

O Plano e Orçamento regional para 2015 contempla o início de obras importantes para a Graciosa, afirma José Avila.
O deputado do PS disse em declarações à Rádio Graciosa que a obra, muito desejada, do matadouro, avançará em 2015, tal como a conclusão da rede de estradas e a marina.
José Ávila garante a obra da Marina vai avançar, pois o montante de 1 milhão de euros, permite o pagamento do 1º auto da obra.
O deputado graciosense avançou mesmo que a obra será lançada, no primeiro semestre de 2015.
José Ávila afirma que o plano e orçamento é também no geral um bom documento, na medida em que há um reforço de verbas.





Pesca descarregada desceu mais de 7 toneladas em Outubro

Os dados do Serviço Regional de Estatística indicam que em Outubro foram descarregados em lota 9 mil e 681 kg de peixe, uma redução de 7 mil 126 Kg, quando comparado com os 16 mil 807 kg, do mesmo mês de 2013.
De Janeiro a Outubro deste ano foram descarregados em lota 117 mil 457 kg de peixe, uma redução de 15 mil 419 kg em relação ao mesmo período do ano passado.





Deputados socialistas reuniram com Associação de Pescadores e Lotaçor

Os deputados socialistas Graciosenses, José Ávila e Ricardo Ramalho, reuniram segunda-feira com a Associação dos Pescadores Graciosenses e com o representante na ilha da empresa pública Lotaçor, tendo assistido também a uma sessão de venda de pescado em lota.
As acções decorreram no âmbito do Roteiro do Mar que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista está a realizar por todas as ilhas dos Açores e segundo José Ávila, “estas reuniões servem, em primeiro lugar, para valorizar as atividades ligadas à fileira da pesca nesta ilha que, só por si, são responsáveis por uma grande parte das exportações e pela introdução de valor acrescentado na economia local”.
Para o deputado socialista a importância deste momento, que “contribuiu para a inventariação das principais dificuldades” e para o “conhecimento dos projetos para o futuro, nomeadamente aqueles que promovem a melhoria das condições de trabalho dos seus profissionais e a valorização dos produtos da pesca”.
“Para o Partido Socialista, o setor do Mar - neste caso concreto das pescas - reveste-se de uma importância fulcral e continuará a ser uma grande aposta naquele que é o nosso objetivo último: o desenvolvimento de todas as ilhas e dos Açores como um todo”, concluiu José Ávila.
Em notícia divulgada recentemente por esta rádio, alguns pescadores queixavam-se de serem prejudicados por se saber a proveniência do peixe leiloado.





Campanha SOS Cagarro com 88 salvamentos este ano

A campanha “S.O.S. Cagarro 2014” decorreu nos Açores entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, permitindo salvar 2628 cagarros juvenis em todas as ilhas do arquipélago.
Na Graciosa, este ano a campanha conseguiu salvar 88 jovens cagarros vivos e 7 mortos, tendo sido na última semana de Outubro, que se registou a maior percentagem de salvamentos.
Segundo dados do Serviço de Ambiente da Graciosa, este ano, a primeira ave foi recolhida a 22 de Outubro e a ultima foi registada a 11 de Novembro.
A maior percentagem de salvamentos verificou-se na freguesia de São Mateus (50,53%) e na freguesia de Santa Cruz (31,58%).
Esta campanha contou ainda com a participação de 27 entidades parceiras, 2 brigadas noturnas, 1 sessão de sensibilização junto da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, 3 ações de sensibilização para 181 crianças/jovens alunos graciosenses.
Segundo o Serviço de Ambiente, estes números são um pouco baixos, relativamente a 2013, mas é importante alertar para o fato de não haver dois anos iguais.





Secretário do Mar garante maior fiscalização nas pescas e apoio a iniciativas da associação de pescadores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia esteve durante o dia de Quarta-feira em visita à ilha Graciosa.
O período da manhã foi dedicado às pescas, com encontros com a Associação de Pescadores Graciosenses, grupos de pescadores locais e visita ao Porto de Pescas da Graciosa.
Fausto Brito e Abreu referiu em declarações à Rádio Graciosa que os pescadores foram unânimes em pedir melhor e mais frequente fiscalização e assegurou que “vai haver fiscalização reforçada no próximo ano para combater a pesca ilegal na ilha Graciosa e na Região”, frisando que “serão aplicadas sanções mais severas para quem infringir a lei de forma recorrente”.
O Secretário Regional do Mar disse que foram pedidas obras de beneficiação no porto, para que se crie uma zona coberta, para reparação de embarcações.
Dos pescadores graciosenses, o secretário da tutela ouviu ainda a necessidade de pavimentar uma zona de bagacina que ainda existe no cais, bem como apoio à actividade das algas e à instalação da peixaria.
Fausto Brito e Abreu disse que são iniciativas que o governo vê com interesse e que algumas delas irão sem dúvida ser apoiadas.
Para o Secretário do Mar, as associações tem um papel muito importante na recolha daquilo que são os problemas da classe, para os fazer chegar ao governo, mas também de promover iniciativas que sejam capazes de criar fontes de receita.
Fausto Brito e Abreu salientou ainda durante a visita à Graciosa que a instalação de 'caixas azuis' (MONICAP) nas embarcações, um sistema semelhante às 'caixas negras' dos aviões que permite a monitorização, a partir de terra, da posição e velocidade dos barcos, será uma das medidas a implementar para garantir uma melhor fiscalização.
O Secretário Regional garantiu ainda que “vai aumentar o número de visitas da Inspecção Regional das Pescas à ilha Graciosa” e que “estão a ser feitos esforços para, em colaboração com a Polícia Marítima, se conduzirem mais missões de fiscalização no mar”.





Estação Ena da Graciosa é exemplo do que diferencia os Açores na Europa e no Mundo

Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dedicou a segunda parte da visita à Graciosa, à estação Arm-Ena da Graciosa.
Segundo o secretário regional é muito importante este tipo de projectos que identificam e diferenciam a região, no contexto europeu e mundial.
A par da climatologia e vulcanologia, outras áreas com essa importância foram já definidas pelo governo, como sejam a agro-indústria, mar e pescas e o turismo.
Os projectos que decorrem na Graciosa são “interessantes”, permitindo que se acompanhe o que se passa na atmosfera.
Fausto Brito e Abreu enalteceu a importância deste projecto e da parceria que com ele surge entre a Universidade dos Açores e diversos organismos internacionais.
Fausto Brito e Abreu, que tutela há cerca de 4 meses a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia esteve pela primeira vez na ilha Graciosa em funções e com esta visita termina a ronda pelas 9 ilhas do arquipélago.






Conselho de Ilha dá parecer positivo ao Plano Anual Regional para 2015, mas alerta para verbas insuficientes para concluir as obras e promessas que ainda estão por cumprir

Os conselheiros entenderam que no geral o documento merece um parecer positivo, na medida em que o investimento na Graciosa aumenta 9,9%, correspondendo a um investimento de 28 milhões de euros, o que dá um volume de investimento per capita de 6 mil 414 euros.
No plano para 2015 estão contempladas obras importantes para a Graciosa, como são a Marina da Barra, a estrada Limeira-Porto Afonso, matadouro e construção da nova torre de controlo, requalificação e ampliação da aerogare.
O Conselho de Ilha alerta para situações prometidas desde 2012 e que são fundamentais para a ilha e sua população, como a reabilitação dos troços de estradas regionais Santa Cruz-São Mateus, Santa Cruz-São Mateus e Caminho de Cima na Luz. Destaque também para a reabilitação das canadas da Hortelã, Guardas, Bairo, Picanço e Ventosa.
Os conselheiros pretendem ainda que o governo instale um posto Riac no Guadalupe, requalifique o Afonso do Porto e instale uma grua no Cais da Negra, em São Mateus.
Importante para os conselheiros é ainda a requalificação da escola básica e jardim-de-infância de São Mateus, ou que se faça pelo menos um programa funcional, bem como a requalificação do areal da praia e a sua muralha.
A situação da Academia Musical da ilha Graciosa preocupa também os conselheiros, que solicitam ao governo que não deixe acabar a escola de música de qualidade, que havia na ilha e que resolva o processo o mais rápido possível para que abra ainda neste ano lectivo.
Carlos Brum, presidente do Conselho de Ilha, disse que existe a preocupação com o fato de que as obras que estão contempladas no plano, não estarem orçamentadas com verba suficiente para a sua execução total, facto para o qual também vão alertar o governo no parecer que será emitido.





Executivo Municipal aprovou bolsas de estudo a jovens estudantes

O executivo municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu Quinta-feira na Junta de Freguesia de São Mateus.
Na ordem de trabalhos da reunião destaca-se a aprovação por unanimidade de bolsas de estudo a jovens estudantes graciosenses. Foram contemplados com estes apoios Ana Rita Melo em engenharia agronómica, Bruno Félix e Catarina Bettencourt em arquitectura, Joana Silva em direito e Lisandra Mendonça em Medicina. Foi ainda deliberado apoiar os alunos carenciados, Ana Filipa Silva, Carolina Silva, Patrícia Silva, Renato Ramos e Sara Silva.




Feira das Oportunidades e animação todos os Domingos de Dezembro na Praça

Foi decidido ainda apoiar a Grater numa iniciativa de sensibilização ambiental nas escolas, e conceder 1200 euros às Santas Casas da Misericórdia para realização das festas de Natal com os idosos. Este apoio gerou do vereador João Cunha a observação de que o valor é diminuto, tendo em conta o trabalho que as instituições desenvolvem.
Sobre as despesas de deslocação da representante da Comissão local de protecção de Crianças e Jovens, para o Encontro Regional na ilha Terceira, João Cunha discordou que seja a Câmara Municipal a ter essa despesa, mas sim a secretaria que o promove. Conceição Cordeiro revelou que a autarquia recebe avença anual para estas actividades da comissão e o apoio acabou por ser aprovado com 3 votos a favor do PS e duas abstenções do PSD. A comissão será representada por Carla Estorninho.
Também com 3 votos a favor do PS e 2 abstenções do PSD foi aprovada a transmissão da licença de aluguer de táxis, de Vítor Silva para Maria José Silva.
Aprovada por unanimidade foi a realização das Feiras das Oportunidades, todos os Domingos de Dezembro, com início a 8 de Dezembro, eventos em que haverá animação. Questionado por João Cunha do PSD, Avelar Santos esclareceu que o custo ronda os 1000 euros e que o Núcleo Empresarial participa, embora o vereador tenha referido que ouviu queixas de associados do núcleo de que não foram convidados para estes eventos e sugeriu que este o fizesse.
A autarquia aprovou por unanimidade a aquisição de vários terrenos, todos na Lagoa, com valor de 1.365 a José Carlos Bettencourt, 3.338 e 1.725 a Aguinaldo Bettencourt.




Autarca de São Mateus pede arranjo da canada da Ladeira

No período de intervenção do público, o autarca de São Mateus, congratulou-se com a presença do executivo camarário na junta.
Manuel José Ramos aproveitou para solicitar arranjo da canada da Ladeira, que dá acesso à Caldeira, considerando ser um trilho de interesse turístico.
O autarca informou que os plátanos da entrada do cemitério estão a levantar o passeio, oferecendo perigo a quem circula.
A finalizar, Manuel José congratulou-se com a conclusão das empreitadas da Rochela-Lagoa e Canada do Ramos, obras importantes para a freguesia, embora continuem a faltar infra-estruturas desportivas, o que deixa os jovens da freguesia em desvantagem.





365 Animais deram entrada nos núcleos de Pastagens da Caldeira e da Serra Branca

A Diretora Regional dos Recursos Florestais destacou durante visita à ilha Graciosa, a “enorme relevância” que tem para mais de 1.450 agricultores açorianos a disponibilização dos 3.908 hectares de pastagem baldia existentes na Região, sob gestão do Governo dos Açores.
“O papel destas áreas de pastagens é de enorme relevância, particularmente nas ilhas mais pequenas, onde, por vezes, a subsistência de algumas pequenas explorações dependem da disponibilização destas áreas e dos serviços de pastoreio”, afirmou Anabela Isidoro, que acompanhou a entrada de gado nos núcleos de Pastagens Baldias da Caldeira e da Serra Branca.
A Diretora Regional dos Recursos Florestais esteva na Graciosa a acompanhar de perto esta actividade.
Neste momento decorrem trabalhos importantes com as cortinas de abrigo e melhoramento das pastagens.
As obras de melhoria do Parque Natural da Caldeira estão a decorrer bem, disse Anabela Isidoro, considerando ainda o grande beneficio que a ilha está a usufruir daquela intervenção que ainda vai decorrer durante algum tempo.
Quarta e Quinta-feira, deram entrada 365 animais nos núcleos de Pastagens Baldias da Caldeira e da Serra Branca, beneficiando 131 agricultores da Graciosa, a quem é também prestado apoio por parte do Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha.






Twitter Facebook Favorites More