Traduzir

Rádio Graciosa


30 outubro 2014

“Reconhecemos que os profissionais de saúde lutam todos os dias para servir bem os Graciosenses”


“A unidade de saúde da Graciosa está dotada de bons profissionais que lutam todos os dias para servir bem os Graciosenses. Os profissionais de saúde - os médicos, os enfermeiros, os técnicos, auxiliares - são o mais importante ativo do Sistema Regional de Saúde”, defendeu José Ávila.
O deputado socialista falava no Parlamento Regional, num intenso debate parlamentar, em que preferiu contrapor as críticas da oposição ao Centro de Saúde da Graciosa com números concretos, considerando que “não se pode fazer uma avaliação cega e muito menos com motivações políticas”.
Conforme revelou o deputado socialista, “em 2013, a Unidade de Saúde da Graciosa fez no Serviço de Atendimento Permanente, 8.114 consultas, 7.971 de medicina geral e familiar (221 de saúde materna, 1041 de saúde infantil, 6639 de saúde para adultos e 70 de planeamento familiar), tendo ainda sido realizadas 1.462 consultas, em 15 especialidades”.
José Ávila lembrou que a deslocação de especialistas às ilhas é “um património do PS, que muito nos honra”, revelando que em 2013, foram “deslocados 1.762 doentes para os hospitais, acompanhados de 1.191 familiares e 14 técnicos”.
Segundo explicou o socialista, no ano passado, foram realizadas na Graciosa 78.361 análises, 5.791 Raio-X, 855 ECG e 19.767 tratamentos de fisioterapia.
José Ávila destacou ainda que a unidade de saúde da Graciosa promove ainda tratamentos de “enfermagem ao domicílio de segunda a sábado e presta apoio às populações em 3 postos de enfermagem (Luz, Praia e Guadalupe)”, tendo levado a cabo “mais 810 outros exames de diagnóstico, 1579 consultas de medicina dentária, 557 consultas de nutrição e 295 de psicologia”.
O deputado socialista frisou a importância das “equipas multidisciplinares que se deslocam a casa das famílias referenciadas” e que em colaboração com outras entidades, “resolvem ou ajudam a resolver problemas de saúde e até mesmo de habitação”. “Há uma outra equipa multidisciplinar que visita as empresas para rastreios à diabetes e à hipertensão. Colaboram no rastreio ao cancro da mama, do útero, oral e do cólon”, salientou.
A terminar o deputado disse que “sabemos que não está tudo bem e que é preciso fazer mais. No entanto recuso-me a colaborar para a falta de confiança que se está a querer instalar na Unidade de Saúde da Graciosa. Não há nada pior para um político do que contribuir para que isso aconteça. O mais fácil é cair na tentação de falar mal; o mais difícil é arranjar soluções”, concluiu José Ávila.

Twitter Facebook Favorites More