Traduzir

Rádio Graciosa


01 agosto 2014

Resumo Semanal de 28 de Julho a 1 de Agosto de 2014


PS Graciosa congratula-se com novas obrigações de serviço público

O Secretariado do PS – Graciosa, ao ter conhecimento do desfecho das negociações das novas obrigações de serviço público nas ligações para o Continente Português (Lisboa e Porto) e para a Madeira, demonstrou a sua satisfação pelos resultados alcançados que vêm beneficiar todos os Açorianos.
Os socialista graciosenses referem que "com esta vitória histórica alcançada pelo Presidente Vasco Cordeiro e pela sua equipa as ligações aéreas de e para os Açores serão melhoradas e os Açorianos ficarão protegidos com o estabelecimento de um teto máximo de 134 euros para os residentes e de 99 euros para os estudantes num bilhete de ida e volta. Ficam também garantidos os encaminhamentos internos sem mais custos e será disponibilizada maior capacidade para carga aérea e fomentada a concorrência com a abertura de duas rotas.
Com este novo figurino e com o início do processo de revisão das obrigações de serviço público nos voos inter-ilhas, já anunciada pelo Presidente do Governo, ficam criadas as condições para um novo impulso económico, referiu Avelar Santos.




Santorini cancelou a passagem pela Graciosa na Sexta-feira

O navio Express Santorini cancelou escala com a Graciosa no dia 25 de julho, no entanto manteve a ligação com a ilha de São Jorge.
A explicação dada é de que o cancelamento se deveu às condições de mar que se faziam sentir na ilha.



Carapacho e São Mateus perdem bandeira azul por falta de nadadores-salvadores

Os critérios para atribuição de bandeira azul exigem, pelo menos, dois nadadores-salvadores por praia, facto que fez com que a praia de Quiaios (Figueira da Foz) e as zonas balneares do Carapacho e Areal de São Mateus( Santa Cruz da Graciosa) ficassem sem o galardão.
Como o concurso lançado pela câmara ficou deserto, as duas zonas não chegaram a hastear a bandeira, como já aconteceu várias vezes: a autarquia candidata-se anualmente e obtém a distinção, mas acaba por não conseguir erguê-la por não ter nadadores.




Pacotes de açúcar personalizados chegam ao nosso concelho

Durante a semana das Festas de Santa Cruz da Graciosa de 8 a 12 de Agosto, os principais espaços comerciais vão ter pacotes de açúcar personalizados alusivos ao projeto «Pegada Ambiental», um projeto de cooperação interterritorial aprovado pelo Eixo 4 do PRORURAL.
Trata-se de uma iniciativa da GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional – que tem como objectivo sensibilizar a população local para as questões ambientais.




PSD Açores pede explicações sobre Termas do Carapacho

 “O anúncio agora feito pelo diretor regional do Turismo sobre a realização de um conjunto de novas intervenções nos edifícios das Termas da Ferraria, em S. Miguel, e do Carapacho, na Graciosa, vem confirmar a incompetência grosseira com que o governo regional tem tratado o termalismo na nossa Região”, diz o PSD.
O que tem vindo a acontecer com estas intervenções constitui um caso flagrante de incapacidade na gestão de recursos públicos: basta notar que os edifícios termais em causa vão ser alvo de obras de remodelação destinadas a reparar estragos provocados pelas obras de recuperação ali realizadas pelo governo regional…., os edifícios termais em causa já foram encerrados por diversas vezes devido a erros inadmissíveis na sua construção. Mas o governo regional continua a fazer propaganda com um suposto processo de certificação, destinado a iludir os açorianos e a esconder as responsabilidades dos socialistas neste processo calamitoso.





Promoções da Sata são falaciosas

Quem consulta o sítio da Sata, nomeadamente nas promoções, encontra por exemplo uma promoção por 199 euros dos “Açores para Madrid”.
Quando se vai fazer a reserva, Graciosa/Madrid, fica-se surpreendido com o custo da passagem que afinal é muito mais cara, porque a promoção não é igual para todas as ilhas dos Açores.





Artur Lima denuncia que Saúde é gerida “com austeridade, com taxas e por quotas”

O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, denunciou a política de “austeridade, com taxas e por quotas” que o actual Secretário Regional da Saúde, “com a conivência do Presidente do Governo Regional”, está a impor no Serviço Regional de Saúde, nomeadamente com a introdução de limites à realização de cirurgias e do direito dos utentes a reembolsos.
Artur Lima frisou que “a política socialista e deste Secretário Regional da Saúde, em particular, é a de infligir sofrimento às pessoas”, considerando que é “revoltante, ultrajante e repugnante” limitar os especialistas a um número máximo de cirurgias por ano, como recentemente se soube no caso das operações às cataratas no novo Hospital da ilha Terceira (limitadas a 500 por ano).
Depois de apontar “a austeridade” e “as quotas na saúde”, o Líder Parlamentar do CDS-PP Açores constatou ainda uma outra contradição: “quanto mais dinheiro arrecada (o Governo), mais cortes e austeridade impõe aos utentes”.
Concretizando, os populares fazem contas: “na passada semana, o Governo Regional, respondendo a um requerimento do CDS-PP, admitiu já ter arrecadado mais de 5,3 milhões de euros em taxas moderadoras, entre Julho de 2011 e o final de 2013. Ou seja, estamos a falar da cobrança de cerca de 200 mil euros por mês aos utentes do Serviço Regional de Saúde. Se somarmos a isto a recente notícia de que a SAUDAÇOR encerrou as suas contas de 2013 com um saldo positivo de 1,6 milhões de euros, chegamos à conclusão que o Governo Regional está com cada vez mais dinheiro no seu orçamento para fazer face às despesas do Serviço Regional de Saúde”.





Publicadas portarias das convenções e de reembolsos na saúde

As portarias que regulamentam os regimes de convenções e de reembolsos, Quarta-feira publicadas em Jornal Oficial, garantem um melhor acesso dos Açorianos aos serviços privados de saúde na Região, diz o governo através do Gacs.
A publicação destes regulamentos culmina o processo alargado de consulta pública promovido pela Secretaria Regional da Saúde junto dos diversos parceiros e beneficiários dos novos regimes.
A portaria que revê o regime de celebração de convenções prevê que sejam os Hospitais e as Unidades de Saúde de Ilha a estabelecer as convenções com os privados, tendo como objetivo assegurar aos utentes as respostas mais adequadas, principalmente nas áreas em que as listas de espera tenham tempos acima do desejável.





Lançado programa das Festas de Santo Cristo 2014

Já é conhecido o programa das maiores festas da nossa ilha para este ano de 2014
No dia 07 de agosto - quinta-feira haverá uma Prova de Corrico, um Rally Paper, o Lançamento da antologia de autoras açorianas "9 ilhas, 9 escritoras" e a Atuação do Grupo Musical "Kontrabanda"
No dia 08 de agosto - sexta-feira vai haver uma Tourada à Corda, com 4 Toiros da Ganadaria Graciosense de José Lúcio Veiga, Animação Infantil, Triangular de Futsal Feminino, Sessão de abertura da exposição "Da vinha ao vinho" da Câmara Municipal de Torres Vedras, Abertura da exposição "Calçada Portuguesa no Mundo" e lançamento do livro "Graciosa Calçada a Mosaico", por Ernesto Matos, Atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe, Atuação da Filarmónica Recreio dos Artistas, Atuação do Grupo Musical “UHF”, e a terminar a sexta feira, Atuação do Dj “Dextro”
No 09 de agosto – sábado temos Provas de Santo Huberto, 3 Ilhas... 1 Projeto... 1 Desejo: Descobrir a Graciosa, Triangular de Futsal Feminino, Regatas de Botes a Remo e à Vela, Prova do tradicional "Molho à Pescadora", Procissão acompanhada pela Filarmónica Recreio dos Artistas, seguida de
Eucaristia Solene, Encontro de Veteranos - Futebol 11, Grandiosa Corrida à Portuguesa com os Cavaleiros: Filipe Gonçalves, Tiago Pamplona e João Pamplona
Toiros: 6 da Ganadaria Casquinha, adquiridos por Valentim Santos
Grupos de Forcados: Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Forcados
Amadores do Ramo Grande, Animação Infantil, Atuação do Artista "Manuel dos D'Alma", Noite de Marchas, Atuação do Grupo Musical “27 Saints” e a terminar o sábado, Atuação da Dj “Lady M”
No dia 10 de agosto – domingo, Provas de Santo Huberto, Apresentação e demonstração de Falcão, Solene Concelebração, presidida pelo Pe. Sérgio Mendonça, sendo orador o Diac. António Rocha, Desfile de Filarmónicas - Lira de Nossa Sra. da Saúde- Sociedade Filarmónica União Praiense- Filarmónica União Popular Luzense- Filarmónica União Progresso de Guadalupe- Filarmónica Recreio dos Artistas, Procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres com o giro pelas ruas da Matriz, Marquês de Pombal, D. Afonso Henriques, Largo Vasco da Gama, Serpa Pinto, Avenida Mousinho de Albuquerque, Rua do Mercado, Rua do Arrabalde, Largo Barão do Guadalupe, Constantino Pais Sarmento, Dr. Manuel Correia Lobão, Largo Vasco da Gama, Conselheiro Jacinto Cândido e Igreja Matriz, Animação Infantil, Apresentação de um trabalho sobre a Associação de Pescadores Graciosenses, Atuação da Lira de Nossa Sra. da Saúde, e da Sociedade Filarmónica União Praiense, Atuação do Artista "José Cid" e Atuação do Dj “Bruno Amaral”
No dia 11 de agosto - segunda-feira, Prova de coelho com falcão, Desfile Motard, Missa Solene, seguida de procissão, acompanhada pela Filarmónica Recreio
dos Artistas, Apresentação e demonstração de Falcão, Grandiosa Corrida à Portuguesa com os Cavaleiros: Filipe Gonçalves, Tiago Pamplona, Rui Lopes
Toiros: 6 toiros da Ganadaria de Rego Botelho
Grupos de Forcados: Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Forcados
Amadores do Ramo Grande.
Após a corrida serão entregues os seguintes troféus de Apresentação da Feira - Bravura da Feira - Melhor Pega da Feira - Melhor Lide a Cavalo (Para este prémio serão classificadas a lide de 9 de agosto de João Pamplona, e as lides de 11 de agosto de Filipe Gonçalves, Tiago Pamplona e Rui Lopes), Animação Infantil, Apresentação do livro "A Ilha entre o Céu e o Inferno", de Manuela Nunes, Atuação da Filarmónica União Progresso de Guadalupe, Atuação do Grupo Musical " Alma Nova", Atuação do Grupo Musical “Quem é o Bob? - Tributo a Bob Marley” e Atuação do DJ "MK”
No dia 12 de agosto - terça-feira, Tourada à Corda com 2 Toiros da Ganadaria de Valentim Santos e Dimas Bettencourt e 2 Toiros da Ganadaria de Manuel Silva, Animação Infantil, Atuação da Filarmónica União Popular Luzense, Atuação do Grupo Musical "Sonâmbulos", Festa do Encerra IVno Graciosa Futebol Clube
13 de agosto - quarta-feira, Baile do Emigrante
14 de agosto - quinta-feira, Atuação do Grupo Musical "Onda Jovem"
15 de agosto - sexta-feira, FESTA DE NOSSA SENHORA D'AJUDA, Missa de Festa e Procissão



Twitter Facebook Favorites More