Traduzir

Rádio Graciosa


22 junho 2014

Evuacuação de tripulante da embarcação de pesca REI DOS AÇORES

O pedido de auxílio foi recebido pelo Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento do Funchal (MRSC Funchal), pelas 10h36, horas locais. De imediato o MRSC Funchal contactou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, que identificou a necessidade de evacuação urgente do tripulante ferido. Neste âmbito, foi contactado o MRCC Delgada que assumiu a coordenação das operações e junto do Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), solicitou o empenhamento de um helicóptero e conduzir as ações de evacuação médica aérea.

Às 12h51, um helicóptero da FAP EH-101 Merlin descolou da base aérea das Lajes, com uma equipa médica a bordo, e voou ao encontro da embarcação de pesca. Foi também empenhada a aeronave C-295M destacada na ilha de Porto Santo, a fim de acompanhar e apoiar as comunicações entre a embarcação, o helicóptero e os Centros de Busca e Salvamento envolvidos.

A operação de evacuação foi executada com sucesso pelas 17h00, tendo o helicóptero aterrado às 17h40 no aeroporto do Funchal, de onde o tripulante resgatado foi transportado em estado estável para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, daquela cidade.

As condições meteorológicas no local eram de vento com aproximadamente 10 km/h e ondulação de 2 metros do quadrante nordeste.

Twitter Facebook Favorites More