Traduzir

Rádio Graciosa


24 junho 2014

Encontro de Turismo Rural passará a ser anual

Os encontros dedicados ao Turismo de Espaço Rural nos Açores, realizados de dois em dois anos, vão passar a ser realizados com frequência anual após a edição de 2014, que está agendada para outubro.

"Refletir e debater o Turismo em Espaço Rural justifica-se sempre e a qualquer altura nos Açores", frisou Vítor Fraga, indicando que este segmento de mercado assume particular importância na realidade turística atual, em que a sustentabilidade dos destinos se impõe a vários níveis, tanto ambiental como económico, em cenários altamente competitivos, relevando para um primeiro plano de atuação a necessidade de aumentar a capacidade diferenciadora da Região em relação aos destinos concorrentes.

 

O Secretário Regional recordou que, em 2004, a Região tinha apenas 56 unidades de Turismo Rural e praticamente já triplicou esse número, contabilizando agora 156.

 

Com a exceção do Corvo, estas estruturas distribuem-se por todas as ilhas dos Açores, num total de 1.157 camas, representativas de cerca de 11,4% da capacidade total de alojamento da Região.

 

"Em 2013, os empreendimentos de Turismo Rural da Região registaram 36.679 dormidas e, destas, 28.951 eram de hóspedes estrangeiros, números que confirmam o seu potencial para atrair gentes de diferentes partes do Mundo", referiu Vítor Fraga, que salientou ainda que, além de impulsionar o desenvolvimento local de uma forma sustentável, o Turismo Rural associa o ambiente e a tradição à preservação e valorização do património, tornando-o muito apetecível para certos nichos de mercados.

 

GaCS/HB


Twitter Facebook Favorites More