Traduzir

Rádio Graciosa


24 maio 2014

Resumo Semanal de 19 a 23 de Maio de 2014


UHF e José Cid são cabeças de cartaz do Festival Ilha Branca 2014

O Festival Ilha Branca 2014 vai realizar-se de 8 a 11 de Agosto próximo.

Na Sexta-feira, 8 de Agosto, o festival abre com concerto dos UHF, uma banda de rock português formada em Almada em 1978.

Na primeira noite do festival actuará ainda o DJ Dextro.

No Sábado, dia 9 de Agosto, o palco será do 27 Saints, uma banda de hard/glam rock, inspirada no "Rock da Linha" e pela madrugada destaque para a Dj Lady M.
No Domingo, dia 10 de Agosto, a atua “Quem é o Bob?-Tributo a Bob Marley” e o Dj Bruno Amaral.
Segunda-feira, 11 de Agosto, o festival termina com o grande músico português José Cid e o DJ MK.






Nesta ilha existem 4 águas de zonas balneares de excelência

A lista de águas balneares identificadas como de excelência para a época balnear de 2014 foi aprovada e publicada após uma participada consulta pública, integrando este ano 60 zonas balneares em toda a Região, mais duas do que em 2013.

No nosso concelho foram classificadas 4 águas balneares de excelência, nomeadamente Barro Vermelho, Piscina do Carapacho, Areal de São Mateus e Zona Balnear de Santa Cruz (Calheta), para época balnear de 1 de Julho a 15 de Setembro.

No entanto ainda existem outras zonas que apesar de não serem vigiadas são ótimas para se tomar banho. Estamos a referir-nos aos Poceirões, ao portinho no Carapacho e à Folga.






Água potável no nosso concelho com qualidade afectada pela intrusão salina

As análises realizadas à água do consumo do Concelho de Santa Cruz da Graciosa revelam que a qualidade da água continua a ser afetada.

As análises relativas ao primeiro trimestre indicam que há contaminação na origem no caso das E.Coli e a medida accionada para regularizar a situação é aumentar a adição de cloro.

A intrusão salina também continua a afectar a qualidade da água bruta, situação que se verifica há muitos anos.

Com excepção da condutividade e do sódio, todos os outros parâmetros correspondem em 100 % aos valores previstos.






Governo dos Açores e sindicatos anunciam "entendimento final" sobre deslocações de médicos

Os sindicatos dos médicos e o secretário Regional da Saúde dos Açores, Luís Cabral, anunciaram que chegaram a um "entendimento final" para a deslocação de especialistas às ilhas sem hospital.

O anúncio foi feito após uma reunião em Lisboa entre Luís Cabral e as direções do Sindicato Independente dos Médicos e da Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

Em causa está uma portaria publicada este ano pelo Governo dos Açores que estabelece novas regras para o pagamento das deslocações dos médicos dentro do arquipélago, que gerou protestos e dúvidas por parte dos clínicos, por a considerarem ilegal.

Nos Açores, só existem três hospitais, localizados em três das nove ilhas do arquipélago (São Miguel, Terceira e Faial). Nas restantes, existem médicos de medicina familiar, obrigando à deslocação de clínicos de outras especialidades e/ou à deslocação dos doentes.

Fonte:AOnline

 





Turismo voltou aos valores positivos, com aumento de 68,5% nas dormidas

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de Março, os estabelecimentos hoteleiros registaram 51,4 mil dormidas, representando um decréscimo homólogo de 2,7%, revelam os dados do Serviço Regional de Estatística.

Os proveitos totais atingiram 2,0 milhões de euros e os de aposento 1,4 milhões, correspondendo a variações homólogas, respetivamente de, 0,0% e 2,5%.

De Janeiro a Março de 2014, nos estabelecimentos hoteleiros da Região Autónoma dos Açores (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos, pousadas e pensões) registaram-se 110,0 mil dormidas, valor inferior em 2,0% ao registado em igual período de 2013.

Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Março as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as da Graciosa, das Flores, de Santa Maria, do Corvo e de São Jorge, respetivamente com, 68,5%, 108,7%, 57,0%, 5,0% e 1,6%.

As ilhas que apresentaram variações homólogas negativas foram as do Pico, do Faial, da Terceira e de São Miguel, respetivamente de, 21,3%, 19,9%, 9,0% e 1,5%.

Os dados do SER revelam que de Janeiro a Março deste ano registaram-se na Graciosa 2.414 dormidas, um aumento de 981 dormidas em comparação com as 1.433 verificadas no mesmo período em 2013. O mês de Março contribuiu muito para este aumento, pois só nesse mês registaram-se 1.451 dormidas.

De Janeiro a Março a esta média dos turistas na Graciosa foi de 3.34 noites, tendo rendido ao sector hoteleiro na ilha 93 mil 453 euros.






Criado programa de apoio ao emprego na agricultura

A campanha agora criada, intitulada Agricultura+, tem por objetivo estimular fortemente a empregabilidade no setor da agricultura, através de apoios às entidades que pretenderem contratar novos empregados.

Segundo a Resolução publicada ontem no Jornal Oficial, constituem entidades empregadoras, os contribuintes em nome individual, ou coletivo, que exerçam atividade principal ou secundária numa exploração agrícola e que contratem novos empregados pelo prazo mínimo de um ano.

À entidade empregadora que celebre um contrato de trabalho ao abrigo do Agricultura+ é concedido um subsídio total no montante 4.800 euros, pago em três parcelas de 1.600 cada, sendo a última majorada em 40 por cento no caso da entidade empregadora renovar o contrato de trabalho apoiado por mais seis ou doze meses.

A primeira parcela do subsídio é paga decorridos quatro meses após a celebração do contrato, sendo as restantes pagas de quatro em quatro meses.

O prazo de candidaturas ao Agricultura+ decorre até 15 de julho, podendo as inscrições serem feitas na Direção Regional do Emprego e Formação Profissional.

 




Comprar produtos dos Açores é dar emprego aos açorianos

O Vice-Presidente do Governo dos Açores reiterou a ideia de que "comprar produtos dos Açores é dar emprego aos açorianos" e que, nessa medida, "o sucesso da economia regional depende muito da atitude que os consumidores açorianos tiverem na preferência por produtos dos Açores".

Para o Vice-Presidente, para além da "consciencialização" dos consumidores açorianos, um maior consumo de produtos regionais passa também pela capacidade das superfícies comerciais existentes no arquipélago "promoverem os produtos açorianos" e de os produtores regionais "terem maior qualidade nos seus produtos".

Twitter Facebook Favorites More