Traduzir

Rádio Graciosa


09 maio 2014

Derrapagens obras públicas: CDS-PP quer rigor nos concursos para não proliferarem “propostas Kamikaze”




A Deputada do CDS-PP Açores Ana Espínola defendeu quinta-feira, que "o valor base das obras públicas lançadas a concurso sejam apuradas de forma realista" para evitar o que se tem vindo a registar com sucessivas derrapagens financeiras nas empreitadas e/ou a apresentação de "propostas Kamikaze, muitas vezes apresentadas por empresas com situação financeira fragilizada e que cometem autênticos suicídios na esperança de recuperar o lucro nas derrapagens".

"O facto de constantemente ouvirmos falar em derrapagens leva a uma certa desconfiança para uma governação que se quer séria. A culpa morre sempre solteira, ninguém quer ficar com ela. O pior é que quem tem a maior quota-parte da responsabilidade lança o manto da desculpabilização e reparte as culpas por todos", apontou.
Segundo a parlamentar popular "os projectistas não querem ser culpados, até porque os seus projectos passam por diversas entidades que deveriam denunciar os erros que lá possam constar, e esses erros passam sem que ninguém dê por eles. Os empreiteiros também não querem ser os responsáveis, porque apenas estão a cumprir com o que está no projecto. Por fim, os membros do Governo falam em responsabilidade solidária afirmando que a discussão que hoje existe é a de elaborar um diploma sobre a co-responsabilização entre o autor do projecto e o dono do projecto. Mais uma vez, sacode-se a água do capote para não se beliscar ninguém".

Twitter Facebook Favorites More