Traduzir

Rádio Graciosa


23 janeiro 2014

Região terá médico de família para toda a população em 2016


O Governo dos Açores mantém a intenção de haver médico de família para todos os açorianos em 2016, apesar de os clínicos atualmente em formação na região só garantirem que isso aconteça em 2018 na ilha Terceira.

Segundo o secretário regional da Saúde, Luís Cabral, está ainda a decorrer a formação de clínicos no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo (CSAH).

"Com os 14 internos que temos em formação, apenas seria possível em 2018 ter uma cobertura assistencial completa. Aquilo com que nós contamos, e por isso a definição da data de 2016, é a possibilidade de captarmos alguns internos em formação noutras ilhas ou no continente, ou contratar médicos já especialistas", referiu o responsável após uma reunião mantida com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde d Angra do Heroísmo.

Reconhecendo "dificuldades a nível regional e nacional" na captação de médicos de família, o responsável recordou os incentivos de fixação para médicos nos Açores que "no primeiro ano podem chegar à ordem dos 1.500 euros por mês".

Twitter Facebook Favorites More