Traduzir

29 novembro 2013

Notável desta semana é Victor Rui Dores


 
Victor Rui Ramalho Bettencourt Dores nasceu no dia 22 de Maio de 1958, na Vila de Santa Cruz da ilha Graciosa, Açores.

Em 1968 fixou-se com a família na vizinha ilha Terceira, onde esteve até ao ano de 1978, tendo um ano antes concluído o curso liceal no então Liceu Nacional de Angra do Heroísmo.

Em 1982, obteve, a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães), pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, sendo, actualmente, professor do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, ilha do Faial.


Victor Rui Dores cumpriu o serviço militar obrigatório na Força Aérea entre 1983 e 1985 (Bases da Ota, Tancos e Lajes), com as patentes de aspirante e alferes. Entre Setembro de 1997 e Julho de 2004 exerceu o cargo de Presidente da Comissão Executiva Provisória do Conservatório Regional da Horta.

Victor Rui Dores é desde 1998, o representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Nacional de Educação e, desde aquele ano, Presidente da Assembleia-geral da “Azórica”, Associação de Defesa do Ambiente.



Este Graciosense é poeta, escritor, ensaísta e crítico literário, dedica-se ainda à etnomusicologia e aos estudos etnográficos. No campo da linguística, pesquisa, há mais de 20 anos, os sotaques, as pronúncias e as variantes dialectais das ilhas açorianas.

Escreve crónicas para jornais e revistas regionais, nacionais e da diáspora e é assíduo colaborador da RTP/RDP AÇORES.

Está ligado à actividade teatral como ator e como encenador da Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Entre 2004 e 2007 foi membro da comissão editorial do Boletim do Núcleo Cultural da Horta.


É, desde Agosto de 2004, Cidadão Honorário da Ilha Graciosa.

Em Julho de 2006 a Câmara Municipal da Horta prestou-lhe homenagem pública pelo seu “contributo na promoção das artes e da literatura no âmbito da cultura local e regional”.

Victor Rui Dores é autor de várias obras, algumas delas sobre a sua ilha natal, a ilha Graciosa.

Mais um Graciosense Notável que a Rádio Graciosa presta homenagem na sua antena.

 

Twitter Facebook Favorites More