Traduzir

Rádio Graciosa


04 julho 2013

Projecto Fénix será alargado garante secretário da Educação


O secretário regional da Educação, Ciência e Cultura realçou Terça-feira, em Angra do Heroísmo, o empenho do Governo dos Açores em criar as condições necessárias para o combate ao insucesso escolar.

Luiz Fagundes Duarte, frisou que “o problema do sucesso ou do insucesso escolar não se resolve por decreto”, defendendo que a solução está no trabalho “desenvolvido no dia-a-dia nas escolas pelos professores, na criação de condições para tal por parte da tutela e no envolvimento da comunidade”.

O secretário regional adiantou que já está delineado um plano de acção que prevê, a partir do próximo ano lectivo, um programa de acompanhamento pedagógico aos docentes do primeiro ciclo do ensino básico, com particular incidência nas áreas de Português e de Matemática no segundo e no quarto ano de escolaridade.

Para esse efeito, foram já operacionalizadas equipas de professores acompanhantes, cuja experiência pedagógica será posta ao serviço dos docentes no reforço das suas práticas de trabalho e na reflexão sobre as metodologias e estratégias promotoras de uma aprendizagem efectiva dos alunos.

O secretário regional da Educação, Ciência e Cultura revelou também que foi feito um apelo aos responsáveis pelas escolas açorianas para que seja alargada no ano lectivo 2013/14 a experiência do projecto Fénix-Mais Sucesso Escolar, com vista à redução da taxa de insucesso escolar.

“São duas medidas de ordem prática, que esperamos comecem a produzir efeitos nos próximos anos”, afirmou Luiz Fagundes Duarte.

O Projecto Fénix, que foi desenvolvido por um agrupamento de escolas da Póvoa de Varzim, está a funcionar em fase experimental na Região na EBS de Santa Cruz da Graciosa, nas EBI de Água de Pau e da Lagoa e na Escola Secundária da Lagoa.

Este projecto, destinado ao 1.º, 2.º e 3.ºciclos, assenta num modelo que permite dar um apoio mais personalizado aos alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Português e Matemática, através da criação de outros ambientes de trabalho.

Este programa tem tido um grande sucesso na Graciosa e maiores seriam os benefícios de fosse alargado a mais níveis de ensino.

Twitter Facebook Favorites More