Traduzir

Rádio Graciosa


21 junho 2013

Notável desta semana é Manuel de Simas


Manuel de Simas nasceu em Santa Cruz da Graciosa a 22 de Dezembro de 1827, aquele que foi o primeiro e único conde de Simas, título criado por decreto de 14 de Novembro de 1901, de D. Carlos I de Portugal.
Manuel de Simas foi um dos maiores terratenentesda ilha Graciosa, tendo vivido alguns anos no Arquipélago de São Tomé e Príncipe, onde fez uma grande fortuna. Recebeu o título de Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, por decreto de 13 de Marçode 1873.
Manuel de Simas era filho de Manuel da Cunha Simas e de Francisca Clara de Bettencourt.
Casou com Isabel Maria Forjaz da Silveira Brum, de quem não teve filhos, daí não ter havido a continuidade do título apesar de D. Isabel Maria ter voltado a casar, desta feita com Francisco de Paula de Barcelos Machado de Bettencourt, também natural da ilha Graciosa e filho de Diogo de Barcelos Machado de Bettencourt.
Manuel de Simas foi o líder do Partido Regenerador na ilha Graciosa.
Faleceu em Santa Cruz da Graciosa a 12 de Outubro de 1906 e como não tinha descendentes, legou à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, de que o seu sobrinho por afinidade Francisco de Mendonça Pacheco de Melo foi presidente (1893-1899), o palacete onde actualmente aquela entidade se encontra instalada. Nesta doação havia a condição de nunca funcionar naquele edifício a cadeia, porque é habitual naquela época as prisões ficarem situadas nos edifícios camarários.
Em reconhecimento, a Câmara Municipal atribuiu o seu nome ao largo fronteiro, embora nunca tenha sido colocada no edifício uma placa que desse conta desta acto.
A Casa do Conde de Simas é ainda hoje, uma das muitas casas senhoriais existentes na Zona Classificada, um bom exemplo da sobriedade e equilíbrio da arquitectura da vila de Santa Cruz da Graciosa. Este edifício é usado desde 21 de Fevereiro de 1940, como paços do concelho e nas suas principais salas podem ser vistos retratos do Conde e da Condessa de Simas.
Manuel Simas, ou Conde de Simas foi um rico comerciante, político e benemérito local.
Um Graciosense notável que a Rádio Graciosa homenageia e recorda.


 





 
 

Twitter Facebook Favorites More