Traduzir

Rádio Graciosa


27 junho 2013

História do Coro da Luz

 

O Grupo Coral de Nossa Senhora da Luz, existe há já vários anos, actuando principalmente na Igreja de Nossa Senhora da Luz.




Tem como objectivo a dinamização e divulgação da música coral polifónica, religiosa e profana.

Este Grupo atua geralmente todos os Domingos na sua igreja animando as Eucaristias, bem como nas festividades de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora de Lourdes, no Carapacho e Santo António, na Folga.

Tem participado nas várias Audições Corais, realizadas no Centro Cultural, organizadas pela Academia Musical da Ilha Graciosa.

Tem cooperado nas Temporadas de Natal, atuando em várias Igrejas da Ilha, no Centro Cultural da Ilha Graciosa e nas diversas Sociedades Culturais e Recreativas da Ilha, organizadas pelo Museu da Graciosa.

Já teve vários maestros e maestrinas como o Padre Norberto da Cunha Pacheco, Padre Luís Gabriel Cordeiro, Professora Larissa Sevchenko, Professora Olena Zhuravs´ka Sousa, Sílvia Vasconcelos, César Silva e actualmente Ilídia Silva. Teve durante vários anos como pianista a Dª Maria de Lourdes Moniz, que muito contribuiu para o desenvolvimento do Grupo, hoje quando há necessidade de organista, recorrem ao Luís Aguiar.

Este Grupo presentemente é composto por cerca de 25 elementos, foi oficializado como Associação sem fins lucrativos em Escritura Notarial em 06/02/2002.

No que se refere a digressões, em 2005 visitou a Cidade de Toronto no Canadá, a fim de participar nas Festividades em honra de Nossa Senhora da Luz, na Igreja de São Mateus.

Em 2010 efectuou uma viagem de intercâmbio ao Continente, mais precisamente à Vila de Condeixa-a-Nova, e atuou em 2 freguesias (Condeixa-a-Nova e Freguesia de Lamas).

Os seus Órgão Sociais foram constituídos em Assembleia Geral realizada na Igreja de Nossa Senhora da Luz em 19 de Janeiro de 2002, sendo desde essa data Presidente da Direção do Grupo – Tony Silveira e Secretária - Ilidia Silva.

 

Twitter Facebook Favorites More