Traduzir

Rádio Graciosa


26 abril 2013

Resumo Semanal 22 a 26 de Abril



Mais médicos Especialistas para fazer consultas privadas

A Ilha Graciosa irá ter mais três especialistas na nossa Ilha a fazer consultas privadas.
Depois de no fim-de-semana de 12 a 14 de Abril, terem vindo à Ilha três especialistas fazer consultas médicas de Otorrinolaringologia, Gastroenterologia e Dermatologia, no antigo centro de saúde, agora mais três médicos deslocam-se a esta ilha.
As duas novas especialidade são de Pediatria, de 26 a 28 de Abril e Cardiologia, de 10 a 12 de Maio.
Oftalmologia funcionará de 21 a 24 de Maio a fazer consultas pelo Centro de Saúde e pelo privado.
Estes 3 médicos especialistas vão dar as consultas no consultório do Dr. Francisco Diniz na rua Serpa Pinto, em Santa Cruz.


Parque eólico não funciona e estamos mais dependentes dos combustíveis
Em 18 de Junho de 2009 noticiávamos o seguinte: “Uma empresa alemã vai simular, em Berlim, a exploração do sistema elétrico semelhante ao da ilha Graciosa, nos Açores, numa experiência inédita que visa desenvolver um projeto que permita o fornecimento de eletricidade "quase totalmente" com origem nas energias renováveis.
"Trata-se de demonstrar ao mundo que é possível num pequeno sistema eléctrico ter uma penetração de energia renovável próxima dos 100 por cento", revelou ontem Francisco Botelho, administrador da Empresa de Electricidade dos Açores (EDA), em declarações à Lusa.
A demonstração começa a 2 de Julho numa "espécie de laboratório" instalado num pavilhão com cerca de 1.200 metros quadrados pela empresa Sólon Laboratoires AG, actualmente designada Younicos, que pertence ao Grupo SOLON, um dos maiores fornecedores alemães de painéis fotovoltaicos”.
Em 7 de dezembro de 2012 noticiamos que tinham começado a ser desmontados no Parque Eólico da Serra Branca, os dois aerogeradores  que foram montados mais recentemente, esperando-se que fosse para se montar novos equipamentos que transformassem a nossa ilha numa ilha menos dependente do petróleo como havia sido prometido.
O que acontece neste momento é que ficámos mais dependentes do petróleo, dado que não temos energia eólica a funcionar.
Os dois antigos aerogeradores que lá se encontram estão sem funcionar há muito tempo contribuindo para a poluição da paisagem de uma ilha que é reserva da biosfera.


Nova Creche, Jardim-de-infância e CAO sem fim à vista

No espaço de entrevista da passada sexta-feira, Adelaide Teles, Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa destacou o facto das obras relativas à construção da nova Creche, Jardim Infância e Centro de Actividades Ocupacionais estar muito atrasada, devido a dificuldades financeiras por parte da empresa responsável pela obra, tendo a mesma empresa já pedido um prazo de prorrogação por mais 7 meses.
Na entrevista, Adelaide Teles, recordou que o Auto de consignação foi assinado a 30 de Março de 2012, na altura com o prazo de 180 dias e já se passou mais de um ano.
De salientar que o Executivo Regional visitou esta obra, no passado dia 9 de Março.
Recorde-se que esta estrutura quando concluída terá capacidade para acolher 50 crianças na creche, 60 no jardim-de-infância e 10 no centro de actividades ocupacionais.
O edifício terá uma área bruta de construção de 1.500 metros quadrados, prevendo-se um investimento superior a 1,5 milhões de euros.






Assembleia Municipal aprovou Regulamento da Natalidade

Nesta reunião foi apreciado o relatório de actividades e da situação Financeira da Câmara Municipal, tendo-se seguido o Projecto de regulamentação da Natalidade, o qual foi aprovado por unanimidade. Sobre este ponto Avelar Santos salientou que em principio já em Junho, os cidadãos Graciosenses poderão requerer este apoio, que tem efeitos retroactivos para bebés que nasceram desde 1 de Janeiro de 2012 e o apoio será concedido conforme o escalão de abono de família.
Já os documentos de prestações de contas da Câmara Municipal relativas a 2012 foram aprovados com 8 votos a favor do PS e 11 abstenções do PSD.
O mesmo aconteceu com a proposta da Câmara Municipal para a 1ª Revisão Orçamental, relativa ao ano de 2013, que foi aprovado com 8 votos a favor do PS e 11 abstenções do PSD.
A finalizar a reunião, foi aprovado por unanimidade, o protocolo a celebrar entre Câmara e a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores, em que as IPSS suas associadas, do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, passam a obter maior facilidade de sustentabilidade, nomeadamente através de isenção total das taxas de resíduos sólidos.
No final da reunião a Rádio Graciosa foi saber junto dos líderes de bancada o balanço que faziam.
Pedro Costa, líder da bancada socialista, fez um balanço positivo, onde realçou a gestão e contas da Câmara Municipal em que verificaram que a câmara continua bem de saúde a nível financeiro e que tem tido um grande rigor na contenção da despesa corrente, destacou também o facto de que a nossa Câmara Municipal tem feito um esforço para fazer investimentos na nossa ilha, o que é relevante.
Salientou também o protocolo de apoio à natalidade, em que todos receberão este apoio, consoante o seu escalão de abono familiar.
Já João Costa, líder da bancada social-democrata, tinha uma visão diferente dos factos.
Começou por dizer aos microfones da Rádio Graciosa que como já é habitual, o PSD absteve-se em relação às contas do nosso município por ser este o seu compromisso ao longo deste mandato, para que não sejam um obstáculo para que a câmara possa executar o programa que se comprometeu com os graciosenses.
Salientou o facto desta Câmara não ter executado as obras estruturantes a que se propôs para este mandato para a Graciosa e que gastou uma fortuna na Praça Fontes Pereira de Melo.
Sobre o projecto de apoio à Natalidade, destacou o facto de infelizmente este apoio só chegar no final do mandato e por ser um apoio miserabilista. 
Visões diferentes sobre assuntos importantes para a nossa ilha.







José Ávila nomeado coordenador de Grupo de Trabalho relativo ao sector cooperativo

O deputado socialista, José Ávila, foi nomeado coordenador do Grupo de Trabalho relativo ao sector cooperativo, criado no âmbito da Comissão Permanente de Economia. Este Grupo de Trabalho, composto por 8 deputados de diferentes partidos políticos, tem como objectivo apresentar um Relatório, até Setembro, sobre o momento actual e perspectivas futuras das Cooperativas de Lacticínios nos Açores.
Eleito pelo círculo de Santa Cruz da Graciosa, José Ávila desempenha actualmente as funções de Relator da Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores.







Freguesia de Santa Cruz recebe Galardão “ECO Freguesia 2012”

O concurso 'ECO Freguesia, Freguesia Limpa', organizado pelas Direcções Regionais do Ambiente e dos Assuntos do Mar, tem como principal objectivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos.
Relativamente ao concurso de 2012, além da atribuição dos 41 galardões, vão ser entregues 39 Certificados de Reconhecimento.
Em ambas as classificações, será distinguida uma freguesia no Corvo, sete nas Flores, 12 no Faial, uma na Graciosa, 11 no Pico, 10 em São Jorge, 15 na Terceira, 21 em São Miguel e duas em Santa Maria.
A Freguesia de Santa Cruz da Graciosa foi a feliz contemplada.







Incêndio ocorreu em Santa Cruz

Os Bombeiros Voluntários da Graciosa foram chamados na manhã de Sexta-feira, para um Incêndio.
O incêndio ocorreu num PT da EDA, situado no Parque de Estacionamento do Mercado Municipal.
O incêndio foi circunscrito pelos Bombeiros, estando a EDA a reparar esta situação.







14 Óbitos e 9 nascimentos no primeiro trimestre de 2013

A população da Ilha Graciosa continua a diminuir, conforme os dados dos primeiros 3 meses da Conservatória do Registo Civil de Santa Cruz da Graciosa.
No primeiro trimestre deste ano foram registados 14 óbitos e apenas 5 nascimentos. Entre Janeiro e Março foi ainda celebrado 1 único casamento, no mês de Janeiro.
Os dados do Serviço de Saúde Materno Infantil, da Unidade de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, indicam 9 nascimentos nos primeiros três meses deste ano, dos quais apenas 5 foram registados na Conservatória Santa-cruzense.
Desde o inicio do ano que se tem verificado uma diminuição nos nascimentos, prevendo-se novamente mais um ano em que os óbitos vão ser muito superiores aos nascimentos, levando a um envelhecimento e diminuição da nossa população tendência que se te mantido na última década.


Twitter Facebook Favorites More