Traduzir

Rádio Graciosa


18 abril 2013

Pelas 14h30 vamos recordar a história da Associação de Cinegeticófilos da Ilha Graciosa


A Associação de Cinegeticófilos da Ilha Graciosa foi fundada a 17 de Outubro de 1996, em Santa Cruz da Graciosa.
Foram 17 os sócios fundadores, todos amantes da caça, que pretendiam ter uma associação e um espaço que os defendesse e onde se pudessem reunir em torno desta actividade de lazer, que na década de 90 registou uma grande evolução na ilha Graciosa.
Desde a sua fundação que a Associação de Cinegeticófilos teve como seu presidente Duarte Nuno Costa, grande impulsionador da caça na ilha, que nos primeiros tempos acolheu na sua casa a sede desta Associação. Mais tarde conseguem que a Escola das Fontes, que se encontrava abandonada, se transformasse na sua sede, através de um protocolo com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. No entanto, por falta de meios de financiamento, nunca conseguiram realizar as obras desejadas naquele edifício.
Em 2006 a Associação toma parte na fundação da Federação de Caçadores dos Açores, com membros desta ilha a fazer parte dos seus órgãos sociais.
Ao longo dos 17 anos de actividade a Associação de Caçadores tem promovido na Ilha as Provas de Santo Huberto, integradas já à alguns anos nas Festas de Santo Cristo dos Milagres.
Nos seus primeiros 10 anos de existência registou-se uma actividade mais intensa, com promoção de palestras, encontros e intercâmbios, trazendo também à ilha as mais altas figuras regionais e algumas nacionais de Caça com Cão de parar.
A Associação de Cinegeticófilos da Ilha Graciosa tem a seu cargo a gerência do Canil Municipal, bem como a recolha dos animais vadios, através de um protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Actualmente, a Associação de Cinegeticófilos da Ilha Graciosa, que possui 100 associados, passa por um período mais difícil, com menos interesse dos sócios e falta de interessados em assumir novas direcções.
Nos 17 anos de história, a Associação de Cinegeticófilos, conta com momentos importantes, tendo levado o nome da ilha Graciosa mais longe ao participar nos Campeonatos Regionais e Nacionais, com óptimos resultados obtidos. Alguns destes caçadores foram Duarte Nuno Costa, Valdemar Teves, José Nascimento, José Luis Cunha e Valquírio Louro.
Associação de Cinegeticófilos da Ilha há 17 anos a promover a caça, com um papel importante na divulgação e sensibilização para algumas espécies que estavam em extinção nesta ilha.



Twitter Facebook Favorites More