Traduzir

Rádio Graciosa


26 abril 2013

Notável desta semana é Luís Correia do Carmo Bettencourt


Luis Correia do Carmo Bettencourt nasceu a 20 de Maio de 1935, em Santa Cruz da Graciosa.
Natural da localidade de Santo Amaro é um dos 5 filhos do casal Manuel da Cunha Bettencourt e de Raquel da Glória do Carmo.
Luís Bettencourt nasceu numa família de agricultores, ingressando na escola de Santa Cruz para o Ensino Básico e fez exame do 2º ano.
Começou a trabalhar era ainda muito jovem, com apenas 11 anos, na mercearia de Luis Correia Conde, seu padrinho. Assim trabalhou até aos 24 anos, altura em que se estabelece como empresário e proprietário desse mesmo negócio que manteve até 1982. Nessa época abre um estabelecimento na Rua 25 de Abril, passando a ser grossista. Dois anos mais tarde, constrói uma moradia com o intuito de responder às necessidades da família, mas o projecto acabou por ser alterado, para passar a ser uma residencial, com lotação para 24 hóspedes.



Luís do Carmo Bettencourt teve ainda um negócio de venda de frigoríficos e colchões, mas quando se dá o sismo de 1980 passou a haver a necessidade de materiais de construção e torna-se negociante nesta área.
Luis Bettencourt casou em 1963 com Genoveva da Glória Silva Rebelo Bettencourt e do casal nasceram 3 filhos.
Filho de agricultores Luis Bettencourt conseguiu criar do nada, aumentando os seus negócios, conseguindo dar uma vida estável à família. Durante a sua vida de comerciante foi condecorado pelo seu espírito empreendedor.
Luis Bettencourt não era vaidoso e dava muito do seu tempo aos outros e a instituições da Graciosa, passando pela direcção de muitas, com destaque para a Filarmónica Recreio dos Artistas e com o seu espirito empreendedor construiu de raiz o atual edifício sede, daquela Filarmónica. Passou ainda pela Filarmónica de Guadalupe e por todos os clubes de futebol da ilha, como dirigente ou como treinador. Gostava muito de futebol, chegando a colaborar com a Rádio Graciosa na transmissão de jogos de futebol, como comentador desportivo durante alguns anos.
Um homem que dava muito de si à sociedade graciosense, tendo sido classificado pelo Bispo Aurélio como “ um dos maiores beneméritos da Ilha Graciosa”.
Luis Correia do Carmo Bettencourt faleceu a 29 de Abril de 2011, vítima de um enfarte aos 76 anos de idade.
Um Graciosense notável na sua forma de viver, que a Rádio Graciosa homenageia.

Twitter Facebook Favorites More