Joaquim Ferreira da Silva nasceu a 10 de Maio de 1953 em Rio Tinto,
Concelho de Gondomar, Distrito do Porto.Filho de Joaquim Martins da Silva, motorista e de Georgina Vicente Martins Ferreira, doméstica, casal que teve 3 filhos, dois homens e uma mulher.
Joaquim Ferreira da Silva fez o ensino básico na Escola de Rio Tinto, passando depois para o Externato Camões, onde esteve até ao 3º ano e depois para o Liceu Alexandre Herculano. Ferreira da Silva sempre foi bom aluno e a Matemática era o seu forte, por isso pensava seguir engenharia, mas foi por influência do pai que ingressou em Medicina.
Tirou o curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Porto, tendo-se licenciado a 31 de Julho de 1979.
Em Janeiro de 1980 ingressa no Hospital de Barcelos, onde concluiu o P1 e P2 de Medicina Geral e Familiar. Vem depois para Santa Cruz da Graciosa, terminar o seu estágio, fixando no Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa a 1 de Fevereiro de 1982.
O jovem médico Joaquim começava assim a sua carreira profissional, numa comunidade que necessitava muito da vinda destes médicos, ditos à periferia. Foi assim que começou um percurso de 30 anos juntamente com Vasco Rodrigues, que se tornaria seu amigo.
Durante os 30 anos de serviço na ilha Graciosa, trabalhou muitas horas, pois por vezes só se encontravam dois médicos na ilha.
Entre as consultas de medicina familiar e o serviço de urgência, o trabalho era muito pesado, muitas vezes sem tempo para descanso. Rapidamente se tornou amigo dos seus pacientes, levando a uma proximidade entre médico e doente, só sentida em meios mais pequenos. Vivia com os pacientes, as angustias dos acidentes, doenças mais ou menos avassaladoras que apareciam.
Um trabalho reconhecido pelos graciosenses e pelo Município, quando em 2011 foi distinguido como cidadão honorário de Santa Cruz da Graciosa.
Ainda durante este período na Graciosa foi em 1996 indigitado como Delegado de Saúde e Presidente do Conselho de Administração do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, cargo que deixou quando veio para a ilha o médico Hélder Baptista. Quando o Centro de Saúde ficou sem director em 2008, Ferreira da Silva assumiu novamente a função até ao ano de 2011, data em que se aposentou.
A vida de médico nunca lhe deixou tempo para grandes hobbies, aproveitava os tempos livres para descansar e ler. Na época de jovem estudante jogou futebol nos clubes de Rio Vale e Ribeirão e depois foi atleta federado do Atlético de Rio Tinto, que militava no Campeonato Distrital.
Joaquim Ferreira da Silva goza agora da sua aposentação junto da família, na sua terra natal, mas não esquece a Graciosa e os laços que deixou na terra, onde viveu a maior parte da sua vida e criou a sua família, junto com a mulher e o filho. Visita a ilha Graciosa de quando em vez para matar saudades.
Um Graciosense notável que a Rádio Graciosa homenageia.



sexta-feira, abril 19, 2013
Rádio Graciosa