Traduzir

Rádio Graciosa


02 fevereiro 2013

Projeto SuperDARN é exemplo para a dinamização da nossa economia


O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, considerou que a implementação do Projeto SuperDARN na ilha Graciosa é mais “um bom exemplo de que, quando se trabalha em conjunto em prol de um objetivo comum, tudo se torna mais fácil e todos beneficiam”.
Segundo Vítor Fraga, beneficia a ilha Graciosa “e com ela a Região, uma vez que aqui serão investidos cerca de 250 mil euros, 150 mil dos quais representam investimento local, através da construção de infraestruturas próprias, aluguer dos terrenos e criação de infraestruturas públicas ao nível das telecomunicações e da energia”.
Este projeto irá ainda criar um fluxo de visitantes à nossa ilha, com a inerente utilização das unidades hoteleiras, de restauração e outros serviços disponíveis, assumindo-se como mais um contributo direto para a dinamização da economia local.
Mas, para Vítor Fraga, uma das maiores, “se não mesmo a maior das mais-valias em termos locais, é a criação presumivelmente de 2 postos de trabalho, uma das grandes prioridades do Governo dos Açores”.
O projeto Super Dual Auroral Radar Network (SuperDARN) resulta de uma colaboração financiada pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos da América, envolvendo quatro instituições com sede nos EUA: o Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, a Universidade de Dartmouth, a Universidade do Alaska, Fairbanks, e o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.
Este projeto, que conta com a colaboração do Governo dos Açores e da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, consiste na construção de uma cadeia de radares de alta frequência, a latitudes médias, para a medição do plasma na alta atmosfera.

Twitter Facebook Favorites More