Traduzir

Rádio Graciosa


24 abril 2012

Projecto SuperDARN pode vir para a Graciosa


Segundo fonte do jornal Açoriano Oriental os Estados Unidos da América irão instalar radares de um milhão de Dolores na Graciosa.

Este projecto, intitulado SuperDarn, consiste em estudar os efeitos das partículas solares na atmosfera. Ao que tudo indica, elementos ligados a este projecto estiveram recentemente nos Açores, nas ilhas Terceira, Pico e Graciosa a fim de escolherem o melhor local para instalar os dois radares, e segundo o Açoriano Oriental a escolha muito provavelmente reverterá para a Graciosa devido à sua baixa altitude e por já ter uma estação atmosférica americana instalada na Ilha Branca. O SuperDARN, nasceu em 1984 e, desde então, envolveu países como o Reino Unido, França, Canadá e o Japão, o seu objectivo é contribuir para a percepção da camada espacial que circunda a Terra onde, por exemplo, orbitam os satélites. E através de sinais, dos cerca de 30 radares actualmente instalados, tem sido possível perceber ao longo das últimas três décadas em que medida as explosões solares e os gases e partículas por elas libertados influenciam a Terra, nomeadamente, ao nível da sua atmosfera superior.

Nos Açores, mais propriamente na Graciosa, os Radares vão permitir uma cobertura muito melhor do Atlântico Norte, e vão, ainda, verificar as camadas mais baixas da atmosfera.   

Twitter Facebook Favorites More