- Orçamento Regional 2012 discutido na Assembleia
Sérgio Ávila, Vice Presidente do Governo, falou da Realidade económica, alertando, para a crise em que nos encontramos, pedindo consciência a todos para sair da crise, afirmando que o Governo tem sido corajoso nas medidas que tem tomado para inverter esta tendência.
António Marinho do PSD, em resposta, disse que este discurso do Governo foi um Discurso que denota um afastamento da Realidade, que as famílias Açorianas não percebem a razão de um discurso de sucesso, quando na realidade isso não se sente.
Na Bancada parlamentar do Partido Socialista José do Rego falou igualmente na crise em que estamos inseridos e que este plano apresenta um apoio às empresas e famílias.
Aníbal Pires do PCP falou que este documento é um incentivo à economia paralela e um incentivo ao trabalho precário,
Já para Zuraida Soares do BE, estas medidas empobrecem o povo e assim a economia não cresce, questionando ainda o Governo sobre a razão do não pagamento do subsídio de Natal e de Férias, quando a situação económica da Região não é assim tão grave.
Paulo Estêvão do PPM criticou o discurso o orçamento do Governo pedindo ao Governo que Governe para o Povo e não para as grande obras megalómanas.
Artur Lima do CDS/PP disse financiar postos de trabalho em vez de subsidiar o desemprego.
- Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica promoveu campanha.
O Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica de Santa Cruz da Graciosa promoveu uma campanha rodoviária em cooperação com a Polícia de Segurança Pública e as Escolas Básicas, uma campanha de sensibilização contra a Violência Doméstica. Esta Acção de Sensibilização consistiu na entrega aos automobilistas de panfletos com informação sobre a violência Doméstica, e Violência Doméstica com idosos. Esta Campanha é muito importante na ajuda às vítimas de violência doméstica.
Se é vitima de maus tratos… Procure Ajuda.
- Município recebe prémio de melhor autarquia mas não partilha com a população
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa que recebeu, na semana passada, no continente, o prémio de melhor autarquia no apoio ao Desporto, disse numa entrevista à Rádio Graciosa que este galardão era do Concelho e em especial de todos os Graciosenses. Como nenhum órgão de Comunicação Social acompanhou a comitiva que era composta por quatro elementos, a Rádio Graciosa solicitou à Câmara Municipal que nos fornecesse algum tipo de informação bem como algumas fotos do evento, não tendo esta Rádio recebido nada até à data, para que todos os Graciosenses saibam, ou tenham conhecimento, de um prémio que, como o Presidente da Câmara afirmou, é de todos os Graciosenses e não só da Câmara Municipal.
- Vasco Cordeiro Anunciou Abertura de Concurso Publico para a Marina da Barra.
Abel Moreira do CDS/PP questionou Vasco Cordeiro sobre as obras prometidas e não cumpridas, nomeadamente da Marina da Barra.
Depois de questionado pelo CDS/PP o governo anunciou hoje na Assembleia Regional, pela voz de Vasco Cordeiro, a abertura do concurso publico, ainda nesta legislatura, para o inicio da construção da já muito badalada marina da Barra.
Depois de questionado pelo CDS/PP o governo anunciou hoje na Assembleia Regional, pela voz de Vasco Cordeiro, a abertura do concurso publico, ainda nesta legislatura, para o inicio da construção da já muito badalada marina da Barra.
- Pavilhão Municipal em muito mau estado.
Muita gente se queixa das más condições do pavilhão, que para além de ser novo, neste início de Inverno tem chovido no recinto desportivo, o que torna a pratica de qualquer modalidade muito difícil.
Segundo se sabe, para já estas condições têm sido disfarçadas com a utilização de toalhas no chão, de modo a tentar evitar o aumento de humidade, mas também se sabe que esta medida não pode, nem deve, ser permanente, e o custos futuros podem vir a aumentar visto que o piso do pavilhão é em madeira.
A Câmara Municipal pela voz da Vice-presidente Maria Conceição Cordeiro, diz que o problema está identificado e que a responsabilidade, ainda é da empresa que efectuou a obra a SOMAGUE, pelo que em breve procederão à alteração da cobertura.
- Berta Cabral disse à Rádio que falta uma Região Económica nos Açores
Berta Cabral afirmou aos microfones da Rádio Graciosa que falta aos Açores uma Região Económica. Dizendo mesmo que este é o grande desafio para 2012, referindo que esta região económica consiste num mercado único interno, ou seja das 9 Ilhas.
Berta Cabral afirmou ainda que a Graciosa tem muitas potencialidades a explorar e que esta região económica pode ser uma catapulta para a região
Não perca na próxima quarta-feira a entrevista em exclusivo à Rádio Graciosa da líder do Partido Social Democrata.
-Plano e Orçamento em discussão defende os jovens enquanto motor de potencialidade
O deputado Graciosense Ricardo Ramalho do PS, falou no Plenário dizendo que este Orçamento Regional defende os Jovens enquanto potencialidades. Porque materializa uma linha de rumo para os jovens açorianos, e os prepara para as novas dificuldades dos tempos em que nos encontramos. Ricardo Ramalho referiu ainda as grandes condições e ocupações que o Governo Regional, bem como o Arquipélago, oferece aos jovens Açorianos.
Em resposta o deputado Cláudio Almeida do PSD, disse que então com uma situação tão boa para os jovens, como é que aquele deputado explica um desemprego tão grande na juventude
- João Costa cita Carlos César para criticar o Governo.
João Costa na sua intervenção ontem na Assembleia utilizou uma citação de Carlos César, quando este era deputado do PS em 1996, para criticar o Governo.
João Costa fala num Plano e Orçamento longe da realidade dos Açores, e que não sabe para onde foi tanto dinheiro, dizendo mesmo que há cada vez mais desempregados nos Açores, há cada vez mais famílias no limiar da pobreza e mais pessoas a receber o rendimento social de inserção.
José Ávila do PS, em resposta à intervenção do deputado do PSD, defendeu o Orçamento perguntando ao Social Democrata se os investimentos feitos na Região e, em especial na Graciosa, são boas medidas e um motor de desenvolvimento para a Graciosa, acusando a intervenção de João Costa de demagogia.
- Plano e Orçamento para 2012 é um apoio às Famílias e às Empresas.
José Ávila falou aos microfones da Rádio Graciosa sobre este Plano e Orçamento para 2012. Para o deputado Graciosense este plano reflecte um enorme esforço feito pelo Partido Socialista no apoio, em especial, à Graciosa, Ávila refere que este orçamento de 29,3 milhões de euros permitirá a elaboração de algumas obras e conclusão de outras, como são o caso da Requalificação de habitações degradadas, a reconstrução do Cais de Santa Cruz, melhoramento do Porto de Pescas, requalificação da Estrada do Porto Afonso, ampliação e modernização da nova Adega e Construção da Marina da Barra, entre outros. José Ávila disse ainda que este orçamento é um grande investimento na Ilha e que todas as promessas são para Cumprir.
José Ávila afirmou ainda que este orçamento denota um grande esforço do Governo às famílias e às empresas pois estas estiveram sempre em primeiro lugar para os Socialistas.
José Ávila afirmou ainda que todas estas propostas são para cumprir e que o Governo tudo fará no apoio às famílias.
- Plano e Orçamento prejudica a Graciosa
O deputado João Costa do Partido Social Democrata afirmou que este Orçamento é uma diminuição de investimento na Ilha, o que é incompreensível pois a Graciosa perdeu cerca de 8% da sua população nos últimos 10 anos. Para João Costa esta diminuição de 10% no Orçamento para a Graciosa ao invés do aumento de 11% para São Miguel, são exemplos que o Governo está mais preocupado com as Eleições do próximo ano e menos com o desenvolvimento dos Açores.
Para o deputado Graciosense o Governo está a esquecer-se da Graciosa porque este corte de 10%, numa ilha que tem sérios problemas de mobilidade e que tem um sector empresarial frágil, acusando o Governo de governar uma vez de 4 em 4 anos a Graciosa. João Costa afirmou mesmo que as promessas da construção da Marina da Barra não passa de uma promessa eleitoral deixando a questão ao governo de como irá arranjar dinheiro para a elaborar, deixando ainda no ar que a questão matadouro irá ser prometida também mais perto das eleições.
João Costa salientou ainda aos microfones da Rádio Graciosa que este Plano é o último da Legislatura e é também a última oportunidade de o Governo por em prática todas as promessas eleitorais.
- Novas ideias para a Graciosa
Recebemos de Gabriel Melo (filho) uma sugestão para o embelezamento do Paul e da saída do porto comercial na freguesia de São Mateus. Basicamente consistem numa rotunda com uma placa de boas vindas e no Paul de umas pedras a imitar uma cascata.
Assim publicamos estas duas propostas no nosso site para conhecimento dos nossos cibernautas.
Salientamos apenas que as mesmas propostas devem ser apresentadas ao executivo municipal ou à secretaria do equipamento e tecnologia.
Este ouvinte já apresentou outras sugestões para a piscina do carapacho e rotunda de Santa Cruz, não tendo as mesmas merecido aceitação oficial.
- Sata não comenta facto de Animais pagaram mais que Pessoas.
Contactado pela Rádio Graciosa o porta voz da Sata, José Gambôa, não quis prestar qualquer declaração sobre a noticia, por nós avançada, que com os preços praticados pela SATA, muitas famílias não podiam transportar os seus animais, devido ao facto de o preço praticado pela companhia Açoriana é excessivo e que por vezes esse mesmo preço seja superior à passagem de uma pessoa.
Relembramos que Marlene Dâmaso, Presidente da Associação dos Amigos dos Animais da Graciosa, tinham considerado estes preços ridículos e que só aconteciam porque a Sata tinha o monopólio aéreo nos Açores.
José Gambôa contactado pela Rádio Graciosa afirmou que esta tabela de preços já está em prática há alguns meses e que se deveram ao facto de a Sata igualar os seus preços de acordo com outras companhias.
De salientar apenas, que um animal que pese 15Kg, chega a pagar pelo transporte de ida e volta 210€, o que é incomportável na situação atual. O mesmo é dizer que é proibitivo trazer ou levar animais.
- JS Graciosa assinala Dia Mundial da Luta Contra a Sida.
À semelhança dos anos anteriores, e de forma a assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, a Juventude Socialista da ilha Graciosa realizou uma campanha de sensibilização e informação sobre este tema. A iniciativa realizou-se junto à Escola Básica e Secundária da Graciosa, onde foi distribuída informação alusiva ao tema, nomeadamente, panfletos, pins e pulseiras que explicam as formas de transmissão desta doença e desmistificam alguns dogmas e estigmas associados a esta matéria. Com esta iniciativa a JS Graciosa pretende sensibilizar os jovens, e a população em geral, para o uso do preservativo, como forma de prevenção do VIH/Sida, informar como se transmite e não se transmite esta doença, bem como alertar para a não discriminação dos portadores deste vírus.
Esta foi uma forma simbólica de assinalar este dia e de transmitir uma mensagem de prevenção e de igualdade junto da sociedade graciosense.