Traduzir

Rádio Graciosa


16 dezembro 2011

Professor José Conde é o Notável desta semana



Nascido em Peabody, Massachssets, Estados Unidos da América do Norte, a 16 de Julho de 1920, o Professor Doutor José Conde, completou a Instrução Primária na Ilha Graciosa e frequentou os 6 anos do Ensino Secundário no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo e o último ano no Liceu Passos Manuel, em Lisboa, cidade que o acolheu para se licenciar em Medicina e Cirurgia, na Universidade de Lisboa, onde se formou com 25 anos no dia 16 de Julho de 1945.

O Professor Doutor José Conde destacou-se na área da Medicina tendo obtido o Prémio Baruch por decisão do Conselho da Faculdade de Medicina de Lisboa, a 13/07/1945. Esta distinção deve-se ao facto de o Dr. José Conde ter sido o melhor aluno de cirurgia no lectivo de 1944-45, com uma media final de 19 valores.

No seu curriculum consta ainda com um Internato Geral no Hospital Escolar, onde desempenhou funções no Serviço de Transfusões de Sangue e pelo Laboratório de Análises Clínicas entre 1946 e 1947, foi ainda, no mesmo ano, Assistente Livre da Cadeira de Clínica Cirúrgica, função que desempenhou com a “elevada competência e interesse, colaborando no ensino, e operando casos de alta cirurgia com pleno êxito” tal como o certificou Francisco Gentil, Professor de Clínica Cirúrgica a 19 de Janeiro de 1948.

José Conde foi um homem muito interessado e culto mostrando-se sempre disponível para aprender mais, em 1947 concluiu o curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Coimbra, tendo sido no mesmo ano Medico Escolar no Liceu de Angra do Heroísmo. Como diz o ditado parar é morrer, José Conde continuou sempre a estudar e a qualificar-se cada vez mais, nos anos de 1948 e 1949 foi Assistente Livre da Cadeira de Patologia Cirúrgica, no Hospital de Santa Maria em Lisboa, acumulando o cargo com o de Assistente no Instituto Português de Oncologia até que em 1953 passa a Chefe de Clínica no mesmo Instituto. Em 1954 obtém o titulo de Cirurgião depois de ter feito provas publicas perante um júri nomeado pela Ordem do Médicos, tendo no mesmo ano concluído um curso de Cirurgião Plástico com a periodicidade de 3 meses no Centro de Cirurgia Plástica de Odstock, Salisbury, Inglaterra.

José Conde foi um homem ligado a grandes causas e grandes feitos, quer profissionais quer pessoais, valorizando sempre o saber para melhor poder corresponder às necessidades da população. Foi Voluntário da Secção de Estomatologia do Hospital do Ultramar, foi Membro da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos e Sócio Titular da Sociedade de Ciências de Lisboa, entre os anos de 54 e 55. Recebeu da parte da Sociedade Médica dos Hospitais a Menção Honrosa pelo trabalho elaborado no âmbito do Problema cirúrgico do tratamento dos Melanomas, conquistou o premio A.J. DA SILVA PEREIRA, concebido pelo Instituto de Oncologia pelo trabalho elaborado sobre a Modificação da Técnica de Abbe no Tratamento do Cancro do Lábio Superior.

Depois de ter sido nomeado Delegado Português à Associação Internacional de Hidatologia, em Atenas, José Conde inscreveu-se no Internato Complementar de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial no Hospital de Santa Maria em 1957 como Voluntário, tendo feito o curso para o Internato Complementar em 1958 passando a exercer em 1959 o cargo de Medico Voluntário até ao ano de 1960, ano esse que passou a ter a Responsabilidade do Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial no mesmo Hospital até ao ano de 1962.

Dentro do Instituto Português de Oncologia José Conde ocupa muitos cargos de prestigio tendo sido Chefe de Clínica do Serviço de Cirurgia e Chefe da Consulta de Cirurgia no Instituto Português de Oncologia, em 1962, passando a membro da comissão técnica no mesmo instituto e no mesmo ano. Em 1967 passa a chefe de serviço da clínica oncológica, director de serviço da clínica oncológica em 1971, foi ainda professor na escola técnica de enfermeira e membro do conselho escolar da mesma escola.

Entre 1970 e 1972 foi presidente do júri dos exames de enfermagem leccionados pelo Instituto de Oncologia, foi 1º secretário da mesa da assembleia geral da sociedade de ciências Médicas de Lisboa, tendo conseguido o titulo de Doutorado em Medicina em 1972, passando no mesmo ano a Director do Departamento Clínico.

  O Professor José Conde, morre em 1995, aos 75 anos de idade, e em 1997, o seu empenho, esforço, dedicação entusiasmos e saber, na criação do Centro de Oncologia dos Açores levou a que o Governo Regional, pela Resolução nº 80/1997 de 10 de Abril, aliasse o seu nome ao Centro, passando este a designar-se por Centro de Oncologia dos Açores Professor Doutor José Conde.

Twitter Facebook Favorites More