- Partido Socialista reage ao Comunicado do PSD.
O Partido Socialista da ilha Graciosa respondeu em comunicado do Partido Social Democrata. O PS Graciosa vem em comunicado responder e “repor a verdade sobre a reprovação na Assembleia Municipal da proposta de suspensão do Plano Director Municipal (PDM) apresentado pela Câmara Municipal, já que há quem tente a todo o custo desculpar-se pela atitude incompreensível que prejudica os Graciosenses”, tal como afirmam os Deputados do Partido Socialista, em comunicado.
- Rastreio Contra o Cancro do Colo do Útero entre o dia 14 e 18 no Centro de Saúde
Realizou-se entre os dias 14 e 18 de Novembro o Rastreio Contra o Cancro do Útero, no Núcleo de Saúde de Santa Cruz da Graciosa.
Este programa é organizado pelo Centro de Oncologia dos Açores Prof. Doutor José Conde e abrange todas as mulheres com idade entre os 25 e 64 anos.
Pela sua saúde, não deixe de fazer o teste.
- Unidade de Saúde esclareceu população sobre os Diabetes.
A Unidade de Saúde de Santa Cruz da Graciosa comemorou, ontem, na Sociedade Filarmónica União Praiense o dia do Diabético.
Esta iniciativa teve como principal objectivo a prevenção e sensibilização da diabetes.
Com uma sala repleta, os técnicos de saúde, falaram sobre os cuidados a ter e alertaram a população relativamente aos hábitos de vida que devem ter para o combate à diabetes.
Para a nutricionista Sofia Rocha, a alimentação é um dos principais cuidados a ter para a prevenção desta doença.
A enfermeira Marlene Picanço falou-nos que tipo de precauções as pessoas podem ter no combate à doença. Salientando o facto que este tipo de iniciativas dizem respeito a educar para prevenir.
O Fisioterapeuta José Gregório deu-nos a conhecer algum tipo de actividade física que podemos praticar.
De referir que esta actividade contou ainda com um lanche saudável, além das palestras, e com uma surpresa musical para os presentes dançarem, que segundo José Gregório é uma das actividades físicas mais importantes na prevenção da doença.
- Começaram os trabalhos de colocação de asfalto nas Pedras Brancas.
Depois de muito tempo parada e de muitos transtornos aos automobilistas que por ali passavam, esta obra começa a ver o seu fim.
- 66% Não concordam com a suspensão do PDM.
Dos 182 que responderam ao inquérito feito pelo nosso site, sobre se concordavam, ou não, com a suspensão do PDM, 121, 66%, disseram que não concordavam e 61 pessoas, 33%, disseram que sim.
Depois de muita polémica à volta deste assunto, que ainda promete mais que falar, os cibernautas que nos visitam responderam, na maioria, que não concordam com o projecto da Câmara Municipal que consistia na suspensão do PDM.
- Setembro de 2011 viu menos edifícios licenciados.
O mês de Setembro viu diminuir o número de edifícios licenciados em 2011 face a 2010. Em igual período de 2010 a Graciosa teve 5 edifícios licenciados para construção enquanto 2011 teve apenas 1. De referir que até agora, passados 9 meses, a Graciosa teve menos edifícios licenciados, menos 2 que em 2010, deixando em aberto uma questão, será que a aprovação do PDM vinha alterar alguma coisa?
- JSD/Graciosa apresenta proposta do Cartão Municipal Jovem.
Em reunião com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a JSD Graciosa apresentou a proposta de adesão ao programa do Cartão Municipal Jovem.
O Cartão-jovem Municipal é uma iniciativa que concede aos jovens munícipes um conjunto alargado de vantagens que promovem a mobilidade e a aquisição de serviços em áreas como o turismo, o desporto, a ocupação de tempos livres, as tecnologias de informação, entre outros.
O Presidente da JSD/Graciosa afirmou que o Executivo Municipal gostou da proposta, tal como aconteceu com a proposta da remodelação do site, e que poderá ser viabilizada a curto prazo. Bruno Silveira explicou, ainda à Rádio Graciosa a importância desta medida, quer para os jovens quer para a Graciosa.
Bruno Silveira referiu ainda que numa altura que se fala tanto em crise, esta medida poderia ser um contributo importante para ultrapassar um pouco a crise.
-1ª Pedra da Construção da Creche, Jardim de Infância e Actividade Ocupacionais já foi lançada
Foi lançada a Primeira Pedra da Construção da Creche, Jardim-de-infância e Centro de Actividades Ocupacionais. Esta Obra que terá a duração de 18 meses, está orçamentada em 2.350.000.00€ e foi presidida pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, e será totalmente suportada pelo Governo Regional.
Esta obra, estruturante para a ilha, vem dar apoio às necessidades sentidas pela Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz em dar condições, há muito proclamadas, às crianças da Ilha, bem como às pessoas portadoras de deficiências.
Para Ana Paula Marques esta é uma obra muito importante e que finaliza as obras, no âmbito do apoio social, no concelho de Santa da Graciosa, tendo o Governo cumprido todas as promessas no que ao apoio social diz respeito. Ana Marques referiu ainda que o Governo conseguiu juntar 3 edifícios num só, respondendo assim às necessidades existentes, alertando que é preciso uma boa gestão para que tudo funcione como previsto.
Ana Paula Marques afirmou ainda que esta obra é uma obra estruturante para a Graciosa e que reflecte o esforço do Governo Regional no apoio às famílias açorianos, prometendo que este apoios são para continuar mesmo com a situação de crise que o país vive.
Para a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, Adelaide Teles, esta é uma obra importantíssima e que vem finalmente dar condições a todos os Graciosenses, afirmando que valeu a pena esperar mais de 10 anos para ver esta obra arrancar.
De salientar que este Centro será no Caminho dos Funchais, Freguesia e Concelho de Santa Cruz da Graciosa e tem assinatura do Arq. Miguel Cunha.



sábado, novembro 19, 2011
Rádio Graciosa
