O secretário da Marinha, Ray Mabus, admitiu hoje, em Lisboa, a possibilidade dos Estados Unidos da América saírem da Base das Lajes.Os Estados Unidos reconhecem a importância estratégica da Base das Lajes, na ilha Terceira, todavia, o futuro da base está em aberto e pode passar por uma saída das forças norte-americanas.
Quem o diz é o secretário da Marinha Ray Mabus, que falava hoje em Lisboa.
"Reconhecemos o valor estratégico da base e sei que à medida que avançarmos no processo de decisão esse será um dos principais aspectos, porque é uma das nossas principais bases de trânsito para a Marinha e uma das nossas principais bases de reabastecimento, tanto para a Marinha como para a Força Aérea", disse aquele responsável.
O secretário da Marinha frisou por várias vezes que "não foi tomada qualquer decisão final" e que "está tudo em cima da mesa", admitindo, no entanto, que o futuro possa passar por uma saída dos Estados Unidos da base.
"Deixar completamente os Açores é uma das opções em consideração. Todos os nossos serviços estão a ser analisados neste momento, tanto de um ponto de vista estratégico como orçamental, mas sublinho que não foram tomadas decisões finais", disse.
JornalDiario



quarta-feira, novembro 16, 2011
Rádio Graciosa