O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, Pedro Carvalho, fez um balanço positivo do exercício 'Ícaro', que simulou a queda de um avião na Terceira, mas frisou que é preciso "afinar comunicações".
Neste exercício, que decorreu durante toda a tarde na freguesia de Vila Nova, foi testado o Sistema Integrado de Comunicação e Gestão de Aviso, tendo Pedro Carvalho defendido a necessidade de "articular com maior capacidade" os planos para responder a um acidente desta natureza.
"O sistema funcionou bem, mas há questões de procedimento que teremos que rever", frisou.
A demora das ambulâncias na chegada ao local suscitou alguma preocupação entre as equipas que se encontravam no local, tendo Pedro Carvalho atribuído a situação a uma deficiência nas comunicações.
O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros salientou, no entanto, em declarações aos jornalistas no final do exercício, que as ambulâncias "não chegaram tarde", já que "a partir do momento em que receberam notificação deslocaram-se rapidamente" para o local.
Para dar a maior veracidade possível ao exercício e testar a real capacidade de resposta das entidades envolvidas, o local escolhido só foi revelado no momento da mobilização dos meios de socorro.
Fonte: Lusa/AO OnLine.



quarta-feira, novembro 23, 2011
Rádio Graciosa