A Direcção Regional das Comunidades promoveu ontem na Graciosa um “Encontro de Trabalho”, com
o objectivo de melhor servir o público-alvo deste Departamento do Governo dos Açores (Emigrantes, Emigrantes Regressados e Imigrantes) e potenciar os recursos existentes.
o objectivo de melhor servir o público-alvo deste Departamento do Governo dos Açores (Emigrantes, Emigrantes Regressados e Imigrantes) e potenciar os recursos existentes.
Segundo Maria da Graça Castanho, Directora Regional das Comunidades, o objectivo desta iniciativa que já percorreu todas as ilhas açorianas e dar a conhecer, às várias entidades convidadas, as suas áreas de intervenção, bem como analisar a possibilidade de desenvolvimento e apoio de projectos conjuntos que visem contribuir para a qualidade de vida das populações migrantes.
A Directora Regional das Comunidades frisou ainda que há apoios a projectos a que podem recorrer, pois quer vê-los distribuídos por todas as ilhas dos Açores.
A Direcção Regional das Comunidades, criada em 1998, tem dois objectivos principais, que são a integração e a preservação da identidade cultural.
Na primeira destacam-se os cursos livres, que podem ser de línguas portuguesa ou inglesa, informática, empreendedorismo e gestão doméstica. Ainda para potenciar a integração, existe a rede internacional e regional de apoio ao regressado, que é accionada logo que é decidido o seu regresso.
Na preservação da identidade cultural, são realizados protocolos de cooperação, seminários de acções de sensibilização e existem ainda programas para jovens.
Graça Castanho, anunciou ainda novos projectos, um deles a implementar ainda antes do final do ano, o “Cabaz de Natal Açoreano 2010”, que será um gesto de carinho para as famílias de emigrantes que estão em mais dificuldades nas comunidades, mas também nos Açores.
Destes novos projectos destaca-se ainda um curso para profissionais que interagem com comunidades migrantes, como por exemplo taxistas, guias turísticos, trabalhadores de restauração, etc.
A Direcção Regional das Comunidades espera agora que a comunidade graciosense tenha iniciativa e apresente candidaturas e projectos, cujas datas de candidatura podem ser consultadas em drc.azores.gov.pt



quarta-feira, novembro 30, 2011
Rádio Graciosa