Traduzir

Rádio Graciosa


08 outubro 2011

Resumo Semanal 3 a 7 Outubro de 2011

Luis Paulo Alves inteirou-se de estado da agricultura graciosense.

O Eurodeputado Socialista Luis Paulo Alves esteve na Graciosa, para assistir às duas comemorações ligadas à agricultura que ocorreram na nossa ilha.
Na ilha Graciosa, existe segundo o eurodeputado muitos exemplos bons a nível regional e mesmo nacional, para além de uma série de produtos de qualidade de relevância.
O eurodeputado trouxe boas notícias aos agricultores, pois foi aprovado o envelope financeiro do POSEI para os Açores e para a Madeira com um acréscimo anual de 11 milhões e 400 mil euros, assim como aumento em 20 por cento do plafond do Regime Especial de Abastecimentos, considerado necessário para responder às necessidades da alimentação animal.
Passam igualmente a ser incluídos no conceito de comércio regional, livre de restrições, as correntes comerciais com destino a países terceiros historicamente ligados, o que nos vem abrir novas perspectivas para o chamado mercado da saudade, com especial destaque para os Estados Unidos.
Segundo o eurodeputado, face a uma proposta conservadora da Comissão Europeia que nada queria mudar, os avanços até agora conseguidos são muito significativos e mudam a face do POSEI.
Luis Paulo espera que o plenário do Parlamento Europeu confirme as propostas agora aprovadas e que as negociações em que participou em nome do Grupo Socialista Europeu, com a Comissão e o Conselho Europeus o venham a confirmar também para bem dos agricultores, da agricultura e dos Açores.


 
Furna do Enxofre aberta novamente ao público na época baixa.

A Furna do Enxofre da Graciosa já reabriu ao público, conforme informação do Parque Natural da Ilha Graciosa.
A 1 de Outubro registou-se um abaixamento significativo dos valores de CO2 e o Parque Natural da Graciosa “reabriu a furna ao público no seu horário normal, só sendo expectável a mesma voltar a encerrar caso as condições meteorológicas, e concomitantemente as condições no interior da furna, se alterarem substancialmente.”
Desde o passado dia 21 de Julho que estava interdita a visita ao interior da Furna do Enxofre tendo em conta que os elevados teores de CO2 no ar atmosférico do interior da furna se encontravam bastante acima do admissível para a saúde pública, numa vasta área da furna.
Uma situação provocada segundo o Parque Natural da Graciosa por um “invulgar calor que se fez sentir durante todo o Verão.


 
Modernização da adega pode ser pólo dinamizador para a região

Noé Rodrigues, Secretário Regional da Agricultura e Florestas, afirmou aquando da celebração do dia do agricultor que o projecto da modernização da adega está numa fase avançada e que segundo o Secretário Regional da Agricultura pode ser um “pólo dinamizador” para a região na diversificação agrícola da ilha Graciosa,
Para Noé Rodrigues, com a modernização da Adega, o nome da Graciosa poderá ir mais longe com a aposta em produtos da terra, como são o caso a produção de meloa e do alho da Graciosa.
Este projecto que está orçamentado em cerca de 1 milhão e duzentos mil euros, é mais um apoio que o Governo Regional tem feito na adega, para suportar e ajudar a incentivar os produtos da Graciosa bem como um sector crucial para a ilha da Graciosa.

 

Matadouro Industrial só para 2012

Noé Rodrigues falou ainda do Matadouro da Graciosa, e disse aos microfones da Rádio Graciosa, que o projecto ainda não foi lançado, estando ainda em processo de viabilização do terreno e que só para 2012 é que será lançado o concurso público, isto depois da viabilização do mesmo.

 

Decresceu o número de Desembarques no Aeroporto da Graciosa

O número de passageiros decresceu em Agosto de 2011, face ao mesmo período do ano anterior. O aeroporto da Graciosa sofreu uma diminuição de quase 100 pessoas em relação a Agosto 2010. Em 2011 desembarcaram na Graciosa 2330 passageiros, contra os 2419 de em 2010.
De salientar, também, segundo o Serviço Regional de Estatística, que o Aeroporto da Graciosa tem tido, este ano, mais passageiros que em 2010, nos primeiro 8 meses do ano, este aumento deve-se em muito ao inicio de Verão, Junho e Julho, onde houve uma aumento muito significativo do numero de passageiros a desembarcar na ilha.
Até Agosto chegaram à Graciosa 14 745 passageiros, enquanto em 2010 desembarcaram apenas 13 929.

 



“Marina da Barra é uma obra estruturante, muito importante, para a ilha”

No espaço de comentários de segunda-feira o presidente da Assembleia Municipal, João Cunha, afirmou, aos microfones da Rádio Graciosa, que a construção da Marina é um investimento muito importante para a Graciosa e para o seu desenvolvimento, e salientou que apenas o Corvo e a Graciosa não possuem uma Marina destacando que a Graciosa não pode ficar na retaguarda do desenvolvimento face as outras ilhas.
Para João Cunha a Câmara Municipal continua confusa, visto que continua a falar de projectos prontos, de atrasos e não atrasados, papéis e mais papeis, que segundo João Cunha o mais importante para a Ilha não é a burocracia mas sim as obras, e que só com as obras é que esta ilha pode evoluir.
João Cunha relembrou ainda que o PSD confrontou a câmara com o problema dos atrasos destacando uma vez mais que esta obra, uma promessa antiga do Partido Socialista, é estruturante para a ilha Graciosa e era importante que não continuasse no papel.


 

“Graciosa é das ilhas mais penalizadas”.

Para João Cunha a Ilha Graciosa é das ilhas mais penalizadas em relação à desertificação e acusa o Governo de atirar dinheiro para combater o problema e que esse dinheiro não resolve todos os problemas deixando o apelo ao Governo que tome medidas para desacelerar a desertificação na Graciosa.


 

Aumentou o número de peixe Capturado

O número de peixes capturados em 2011 que entraram na lota da Graciosa têm vindo a subir de mês para mês, este ano tem sido, até agora, um ano muito produtivo para as pescas na Graciosa tem aumentado e muito a quantidade pescada. Em 2011 houve um aumento de quase 30 toneladas face a igual período de 2010. Segundo o Serviço Regional de Estatística, até Agosto de 2011, a lota da Graciosa já pescou 90 527 kg de peixe, face aos 63 852 de 2010.

 


Executivo Municipal aprova obra de 1 milhão e meio de Euros

O executivo municipal aprovou ontem o orçamento para o planeamento e requalificação do centro urbano de Santa Cruz da Graciosa. Esta obra que foi entregue a empresa Graciosense, Vila Jardim, terá o custo de quase 1.500.000.00€ um valor muito elevado face as condições económicas, débeis, que atravessamos, de acordo a declaração de voto do PSD.
Este projecto que terá a duração de aproximadamente 270 dias, tem como principal vantagem o fato da empresa Vila Jardim que sendo Graciosense, manterá os seus próprios postos de trabalho.

 

Reabilitação das estradas municipais vai arrancar

A obra da reabilitação das estradas municipais, do concelho de Santa Cruz da Graciosa, irá arrancar o mais breve possível. Em reunião ordinária da câmara municipal aprovou-se o orçamento de 724,900,00€ bem como a empresa que terá responsabilidade sobre a obra que será a empresa Tecnóvia Açores. De salientar apenas que esta obra terá a duração aproximada de 300 dias, e que segundo o presidente deverá arrancar já no mês de Novembro.


 

Cooper-Moore e Michael Wimberly dia 24 de Outubro no Centro Cultural

O Centro Cultural da Graciosa acolhe mais uma edição do JAZZORES que, desde 1999, reúne nos Açores músicos consagrados do jazz nacional e internacional.
O Jazzores, que este ano será de 21 a 30 de Outubro, estará na Graciosa dia 24 com as actuações de Cooper-Moore e Michael Wimberly. Pode consultar todo o programa www.teatromicaelense.pt .

Twitter Facebook Favorites More