Traduzir

Rádio Graciosa


14 outubro 2011

Resumo Semanal 10 a 14 de Outubro de 2011.

Governo aposta na juventude para garantir futuro da saúde na Graciosa.

O Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa foi notícia na imprensa regional depois do médico Vasco Rodrigues ter anunciado a sua demissão do cargo de Delegado de Saúde Substituto.
Em causa está a escolha de uma jovem médica chegada à ilha em 2010, em detrimento do médico que há mais anos está na Graciosa.
Depois do aparecimento desta notícia na televisão regional e num jornal terceirense, o responsável pela pasta da saúde no Governo prestou esclarecimentos.
Miguel Correia, afirmou que a nomeação de Carla Medeiros, como presidente da unidade de saúde, tratou-se de uma aposta numa jovem médica, que tem mais tempo de formação do que qualquer um dos médicos que trabalham naquele centro.
O Secretário Regional da Saúde, disse que foram feitas declarações que não respeitam a verdade do que está a acontecer, uma delas é de que a médica em causa esteja a receber mais do que os outros clínicos que aqui trabalham.
O responsável pela tutela da saúde na região afirma que as acusações que se fizeram ouvir na imprensa regional foram injustas.
Miguel Correia afirmou ainda que a tutela se congratula com a experiência dos actuais médicos, mas reafirma que é também importante a aposta na juventude.
O Secretário regional da saúde afirmou ainda que não há perseguição política e que a contratação de médicos mais jovens e longe da idade da reforma tem o objectivo oferecer os melhores cuidados de saúde aos graciosenses.


 
Vasco Rodrigues reage às palavras do Secretário Regional de Saúde.

O médico Vasco Rodrigues, afirmou que Miguel Correia se contradiz nas explicações que dá, pois no que se refere à justificação da juventude, este não faz parte dos critérios técnicos que existem para o cargo de delegado de saúde.
Segundo Vasco Rodrigues, há um jogo de palavras por parte do responsável pela saúde, pois não se trata de uma médica com mais tempo de formação na área da saúde pública, para além de que o valor do vencimento não poderá ser comparado com um médico em inicio de carreira com um médico em final de carreira.
O médico afirma ainda que se não há perseguição politica, tal como diz o secretário, é preciso que se saiba que existe perseguição e que tem sido feita por toda a Secretaria Regional da Saúde.
Vasco Rodrigues, que é titular de um Curso de Cuidados de Saúde Primários e outros virados para a saúde pública, para além da sua experiência, acha por isso que se trata de uma injustiça não ter sido escolhido para delegado de saúde.
Vasco Rodrigues lamentou ainda que toda esta situação se tenha tornado pública, com o Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa a ser falado nos Açores, mas garante que nada disto tinha acontecido se tivesse havido uma resposta à sua carta de demissão de delegado de saúde substituto.

 
João Picanço reeleito presidente da Associação de pescadores da Graciosa.

João Picanço foi reeleito presidente da Associação de Pescadores da Graciosa, no passado domingo, por maioria absoluta.
O presidente, reeleito, afirmou aos nossos microfones que para já não tem nenhum projecto em vista, visto que continuam à espera dos apoios financeiros por parte do governo. João Picanço afirmou ainda, em jeito de convite, que realizar-se-á no próximo dia 16 de Outubro um convívio organizado pela Associação de Pescadores, no Porto de Pescas, junto à sede Associação, a partir das 17 horas para uma celebração em honra aos pescadores.

 

Santa Cruz Sport Clube aposta nas Camadas Jovens.

Pedro Costa presidente do Santa Cruz Sport Clube, disse aos microfones da rádio graciosa que este ano a política do clube é diferente dos outros anos, muito por via dos cortes orçamentais. Este ano o clube, vai apostar na prata da casa para “atacar” o campeonato feminino de voleibol.
Das 19 atletas que formam a equipa, 10 transitam do ano anterior, 7 sobem dos juvenis e apenas 2 são contratadas.
Sempre com o objectivo de ganhar, o Santa Cruz parte para este campeonato com um orçamento mais reduzido que em anos anteriores, por via de cortes nos apoios institucionais, mas com o compromisso de honrar sempre a Graciosa.
O primeiro jogo do Santa cruz realiza-se no próximo dia 12 de Novembro, em casa, frente aos Arrifes de São Miguel.

 

Graciosenses classificam esplanadas da praça como más.

Em mais um inquérito feito pelo nosso site, os nossos cibernautas responderam à pergunta, “ Qual a sua opinião sobre o funcionamento das esplanadas na praça?”.
A resposta foi unânime, 60% dos votantes classificaram o funcionamento das esplanadas como má, 23% de mais ou menos e apenas 15% dos nossos visitantes acharam que o funcionamento foi bom. Em mais um inquérito feito pelo nosso site, os graciosenses voltam a mostra alguma critica sobre algumas coisas que vão mal, no entender da população, na nossa terra.

 

Organização III edição da Bienal quer Açores como destino de eleição em turismo subaquático.

A terceira edição da Bienal da Graciosa vem dar continuidade aos objectivos deste evento em contribuir para a afirmação da RAA dos Açores como destino de mergulho e como palco central para discussão da temática do mergulho quer a nível regional quer a nível nacional.
Este ano conta novamente com a presença de profissionais e peritos conceituados relacionados com as várias vertentes do mergulho de todas as ilhas dos Açores, de Portugal Continental, da Madeira e de Espanha.


 

Cruzeiro Bremen esteve na Graciosa.

Este Navio Cruzeiro construído no Japão em 1990 saiu de Lisboa no dia 9 de Outubro e chegou à Graciosa na Sexta-feira.
Bremen é um navio de cruzeiro temático que está a visitar em 12 dias as 9 ilhas dos Açores em virtude de potenciar a Região como destino para o importante nicho de mercado alemão e não apenas ponto de paragem em roteiros transatlânticos.
Em cada Ilha um Paraíso é a designação do cruzeiro temático nos Açores da conhecida operadora alemã Hapag Lloyd Cruises.
Depois de ter visitado o arquipélago açoriano em 2002 e 2004, o presente ano marca o regresso do Bremen aos Açores, estando já agendado idêntico cruzeiro para 2012.

 

Carlos Brum tenta levar vinho e compotas para Moçambique.

Carlos Brum, que representou a ilha Graciosa na viagem a Moçambique de empresários Açorianos com vista a exportar os produtos regionais para aquele país Africano, revelou que a sua participação na viagem tinha como objectivo divulgar o vinho e as compotas da Graciosa.
Para Carlos Brum esta viagem correu bem e serviu como carta de apresentação da região, quase como uma apresentação de charme, para tentar cativar os empresários locais a assinar protocolos, que visem a exportação dos nossos produtos. Este empresário está certo que esses acordos estão quase certos e que serão concluídos, em breve, aquando de uma segunda viagem da Câmara de Comercio a Moçambique.

 

Não há a manutenção devida na furna do enxofre.

Para Carlos Brum a manutenção da vegetação na furna do enxofre deveria ser mais cuidada pelos serviços competentes. O corte de algumas árvores, e consequente vegetação, é um factor importante para que o arejamento da furna decorra com normalidade de modo a que as pessoas possam visitar a furna, exlibris da ilha Graciosa, sem quaisquer transtornos.
Para Carlos Brum, alguma coisa se deveria fazer porque não pode continuar a acontecer, recebermos turistas com intenção de visitar a Furna e esta estar fechada. O Presidente do Núcleo da Graciosa da Câmara do Comércio da Terceira graciosa e S. Jorge, diz ainda que deve haver empresas especializadas que façam esse tipo de arejamento de modo a que os turistas não fiquem desiludidos com a sua visita à ilha, já que muitos vêm para visitar a maior Cúpula Vulcânica da Europa.


 
Já deviam ter sido dados passos para a construção da Marina.
Para Carlos Brum as Obras da marina já deveriam ter arrancado, porque a Marina é uma obra em que o dinheiro gasto tem um retorno enorme, permitindo um aumento de outras actividades económicas. Carlos Brum disse aos microfones da Rádio Graciosa que está preocupado com alteração de prioridades da câmara, referindo-se ao inicio da obras da praça.
De salientar que já não é o primeiro convidado da Rádio Graciosa a falar que a Marina deveria ser uma obra prioritária para a Câmara Municipal dizendo mesmo que a sua construção é estruturante para a Graciosa.

 

Há empresas na Graciosa a serem penalizadas
Carlos Brum deixou ainda o alerta para outra obra que este executivo da Câmara considerou prioritário e que, até agora, nada foi feito. Carlos Brum afirmou que há empresas na Graciosa a ser penalizados por não terem uma zona industrial, zona comercial, deixando o alerta a quem nos governa que não faz sentido as obras estruturantes, que deveriam ser prioritárias, sejam trocadas por obras de embelezamento que em nada desenvolvem a Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More