Com um jantar comemorativo, para comemorar os 87 anos de existência, o Santa Cruz Sport Club, no passado sábado, reuniu os seus sócios numa noite que acabou com música e um sarau dançante. De salientar que a pessoa mais antigo tinha 86 anos, Leopoldo Moniz, e a senhora mais idosa, era D. Carmelo Tristão da Cunha com 85 anos. A direção agora presidida por Pedro Costa está empenhada em promover mais atividades para os seus sócios.
- Governo apresenta anteproposta do Plano Estratégico para a Coesão dos Açores.
O Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, apresentou ontem, na ilha Graciosa, a ante-proposta do Plano Estratégico para a Coesão dos Açores.
Perante uma plateia constituída por empresários, autarcas, dirigentes cooperativos e de IPSS e deputados regionais, foram apresentadas as linhas estratégicas de actuação para as ilhas da coesão, assentes numa base de mobilização e auscultação dos actores locais, considerada essencial para um processo de tomada de decisão, na criação de uma lógica de parcerias locais, na identificação dos problemas da coesão, partilhando o diagnóstico com os actores locais, na abordagem da coesão numa óptica de desenvolvimento integrado, atendendo às especificidades de cada ilha, o que implica uma visão integrada dos desafios e dos processos de coesão, nomeadamente na identificação de projectos concretos e integrados.
De igual modo, avaliou-se da necessidade de envolvimento e mobilização entre o Governo dos Açores, os empresários, a economia solidária e a economia doméstica como forma de potenciar e aprofundar quer projectos já em curso, quer novas iniciativas que perspectivem um factor essencial para a coesão que aponta para a redução das importações e aumento das exportações através do reforço da competividade e intensidade da produção de produtos e serviços transaccionáveis, tal como explicou Sérgio Ávila.
O Plano Estratégico para a Coesão dos Açores foi entendido como um documento flexível e dinâmico, em constante evolução decorrente das lógicas e dos projectos concretos.
Para esse efeito, são apresentadas um conjunto de medidas operacionais dando-se particular destaque a medidas de apoio à evolução demográfica, ao reforço e incremento da produção local, ao reforço das redes de distribuição e comercialização dos produtos que assegure uma gestão integrada nas ilhas da coesão, à aposta na criação de pacotes turísticos integrados em cada ilha, ao desenvolvimento do sector das pescas e à criação de um Fundo de Investimento para a Coesão entre muitos outros eixos de acção.
Esta ante-proposta estará, a partir do final da presente semana, à disposição de todos os açorianos para recolha de contributos, no Portal do Governo dos Açores em www.azores.gov.pt.
- Graciosa regista aumento de pescado.
Segundo dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, os pescadores graciosenses estão a capturar mais peixe este ano.
Assim sendo, foram capturados no passado mês de Julho 17.493 kgs de peixe, um número mais elevado quando comparado com o ano transacto.
No ano passado, o número total de pescado em Julho tinha sido de 12.006 kgs, tendo-se por isso registado um aumento de 5.487kg.
Olhando para o mês de Junho, a tendência de aumento mantém-se quando comparado com o ano de 2010. Em 2010, o número de pescado capturado e entregue em lota tinha sido de 10.352 kgs, enquanto este ano o número aumentou para 13.911 kgs.
- Declaração de Produtos Vínicos até 10 de Setembro.
O Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa está a aceitar, até ao próximo dia 10 de Setembro, a apresentação da declaração de existência de produtos vínicos.
Para a realização desta a declaração são necessárias as apresentações do bilhete de identidade e do número fiscal de contribuinte.
- SATA Internacional permite mais 10 kg aos estudantes.
A SATA Internacional vai disponibilizar durante os meses de Setembro e Outubro, uma franquia adicional de 10 kg de bagagem aos estudantes que viajam dentro do território português.
Esta oferta será também extensiva aos voos de ligação na SATA Air Açores incluídos na tarifa.
- Preço máximo de venda dos combustíveis actualizado.
As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, levaram a uma actualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.
Esta actualização consistiu na diminuição em dois cêntimos por quilo no preço máximo do fuel, mantendo-se o preço dos restantes combustíveis inalterado.
Os novos preços entraram em vigor às 00h00 de sexta feira.
- Governo reforça sinalização nas estradas da ilha Graciosa.
A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos adjudicou o fornecimento de sinalização vertical de código para as estradas regionais da ilha Graciosa.
Este fornecimento de sinalização, conforme justifica o departamento governamental, contribui para disciplinar o trânsito e, quando necessário, identificar os perigos existentes nas vias durante os trabalhos de conservação das estradas regionais que são levados a cabo pela Delegação de ilha da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
O investimento será de cinco mil e quinhentos euros.
- Águas da Graciosa em boas condições.
As águas de Santa Cruz da Graciosa estão em boas condições para consumo público.
É esta a conclusão sobre os dados do controlo de qualidade de Agua destinada a consumo humano, tendo sido realizadas várias colheitas e análises.
Os resultados demonstraram então que a água distribuída no Concelho de Santa Cruz da Graciosa, está, na maioria das vezes, em conformidade com as normas de qualidades estabelecidas.
- Ocorreu na passada Quinta-feira o salvamento de duas crianças.
Na passada quinta-feira pelas 14:50h, José Cunha nadador em serviço na zona balnear da Calheta realizou um salvamento de duas jovens de idades de 13 e 12 anos residentes de Santa Cruz da Graciosa.
As jovens enrolaram-se numa ondulação forte, no exterior da piscina do Boqueirão, ficando numa situação difícil e sem força para vir até terra.
Após o alerta de um banhista, José Cunha procedeu ao salvamento, e tudo acabou em bem.
Fica aqui um alerta aos pais e jovens, para terem mais atenção onde tomam os seus banhos e seguirem as instruções que lhe são dadas.