Em comunicado, o Partido Socialista da Graciosa critica o comunicado do PSD, afirmando ser uma postura" Lamentável triste por parte do Partido Social Democrata".
O Partido Socialista rejeita qualquer tipo de crítica por parte do PSD, sobre a visita do Presidente da República, quer à Câmara Municipal quer aos deputados do PS.
O Secretário Coordenador do Partido Socialista da Graciosa, Manuel Avelar Cunha Santos, informa que a Câmara Municipal, bem como os deputados do PS, " tudo fez para que a visita do senhor Presidente da República corresse da melhor forma possível", que sempre assegurou o cumprimento do protocolo de estado em toda a visita de Cavaco à Ilha e que o Presidente da Câmara sempre acompanhou Cavaco Silva, como era seu dever.
Avelar Santos lembra ainda que os deputados do partido socialista sempre acompanharam a visita presidencial, em todos os actos que foram convidados e por isso rejeitam "qualquer tipo de lições de ética e de boa práticas políticas por parte do PSD", relembrando que a visita de Cavaco Silva foi positiva, salientado as palavras do presidente sobre a evolução da ilha nos últimos 20 anos por via dos investimentos públicos feitos pelo PS acusando o PSD de bater no fundo e de "passar todo o seu tempo a tentar convencer as pessoas do contrário".
O PS local aconselha ainda "o presidente do PSD Graciosa a ser mais comedido nas críticas apressadas porque o senhor Presidente da República não merece esta apreciação ridícula e sem qualquer nexo de uma visita que foi importante para a Ilha Graciosa".