Traduzir

Rádio Graciosa


12 agosto 2011

Resumo Semanal 8 a 12 de Agosto de 2011.


Últimos terrenos para zona industrial adquiridos em 2012.

O líder dos populares açorianos, Artur Lima atacou a autarquia por esta nunca ter concluído uma estrutura exigida pelo PDM e afirmou que a falta desta, tem impedido a expansão dos empresários da ilha.
Em resposta a estas criticas, Manuel Avelar Santos defendeu-se e afirmou que a maioria dos terrenos já foi adquirida, prevendo o autarca que em 2012 a edilidade adquira os terrenos restantes, para que depois se possa proceder à elaboração do projecto final.
O autarca adiantou também que já foram adquiridos os terrenos para a construção do novo Matadouro Industrial.
O autarca garante que “têm sido dados passos significativos” relativamente àquela estrutura, que foi preterida em relação a algumas estradas da ilha em que a autarquia entendeu investir primeiro.


 

Câmara já investiu mais de 300 mil euros nas águas.

Outra crítica deixada pelos deputados do PP na Graciosa, prendeu-se com a falta de investimento autárquico na área de águas.
Manuel Avelar Santos também reagiu a estas críticas, classificando-as como “uma inverdade”, referindo que este ano já foram investidos mais de 300 mil euros no sector, sendo exemplos disso, os dois furos já realizados.
O autarca adiantou ainda que está em estudo o projecto de remodelação da rede de água de uma parte da ilha, que abrangem zonas de Santa Cruz e Guadalupe.
Um grande projecto para ser executado em várias fases, como esclarece Manuel Avelar Santos.

PP quer ser terceira força política da Graciosa.

Segundo o líder dos populares açorianos, a sociedade graciosense ainda não percebeu o que está a perder por estar apenas representada por PS e PSD.
Artur Lima dá os exemplos de São Jorge e Flores, como ilhas que têm sido mais ouvidas desde que os deputados do PP as começaram a representar. O deputado popular considera mesmo que a pluralidade democrática apenas traz benefícios.
O líder do PP Açores confessou também à Rádio Graciosa, a intenção de reactivar o partido na ilha e apela aos graciosenses para mudarem de voto quando chegarem as eleições.

 

Junho com 1946 passageiros desembarcados.

O número de tráfego de passageiros aéreos desembarcados no aeroporto da Graciosa tem vindo a subir ligeiramente desde o início do ano. A única excepção foi o mês de Fevereiro, em que se registou uma diminuição pouco significativa.
Os dados do Serviço regional de estatística indicam que só no mês de Junho, desembarcaram via aérea na Graciosa 1946 passageiros, mais 181 passageiros, quando comparado com os 1765 desembarques de Junho do ano passado.
Nos primeiros seis meses deste ano já desembarcaram na Graciosa 9958 passageiros, mais 726 passageiros do que em igual período do ano passado.

 

Governo afirma que concessionário da Termas é que tem obrigação de contratar médicos.

As secretarias regionais da Economia e da Saúde, emitiram um esclarecimento em que afirmam que “Não é verdade que o Governo Regional estivesse em negociações com o concessionário para levar à Graciosa médicos reumatologistas, tendo sido informado que o que o impedia a deslocação de médicos reumatologistas nos meses de Julho e Agosto às Termas do Carapacho era a exigência de uma quantia semanal de mil euros.
O Governo afirma que o processo de reabilitação das Termas do Carapacho representou um investimento da responsabilidade do Governo dos Açores, de cerca de 3 milhões de euros, dotando o empreendimento, entre outras valências, da possibilidade da prática de consultas médicas da especialidade, no sentido de criar as condições para a melhor exploração comercial daquele complexo termal por parte de uma entidade privada e foi assim que adjudicou a exploração comercial e turística do Complexo Termal do Carapacho, à empresa Janelas da Natureza, Lda., por um período de três anos, prorrogável até cinco, e com uma anuidade de 2.500 euros, permitindo associar a exploração das Termas à exploração do Graciosa Resort & Business Hotel, também da responsabilidade daquela empresa, de capitais maioritariamente graciosenses. Posto isto o governo diz que compete à empresa Janelas da Natureza, Lda maximizar as excelentes condições que foram proporcionadas pelo Governo dos Açores aos público em geral, e aos Graciosenses em particular, que os concessionários se disponibilizaram a explorar.

 

Graciosa deverá continuar a ter um centro de inspecção veículos.

O Governo Regional dos Açores rejeitou o desafio lançado pela Câmara de Comércio das Ilhas Terceira Graciosa e São Jorge para a liberalização da actividade de inspecção periódica obrigatória de veículos no arquipélago, alegando que a lei “não o permite”.
"A nova legislação, datada de Maio, não permite a liberalização completa”, afirmou José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
Na resposta, José Contente salientou que, além de não permitir a liberalização completa, a nova legislação sobre esta matéria, caso fosse aplicada na região tal como está no continente, até inviabilizaria a abertura de centros de inspecção em sete das nove ilhas do arquipélago.
“A lei só permite um centro de inspecção por cada 30 mil habitantes, pelo que, se fosse aplicada na região, apenas haveria centros de inspecção em S. Miguel e na Terceira”, afirmou o secretário regional.
José Contente revelou que o executivo açoriano está a preparar uma adaptação desta legislação à região, que será proposta à Assembleia Legislativa Regional, para permitir ter “três centros de inspecção em S. Miguel, dois na Terceira e um em cada uma das outras ilhas”.

 
Apresentado selo comemorativo dos 525 anos de vila.

Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, classificou o lançamento deste selo como uma forma de se comemorar em conjunto os 525 anos da vila de Santa Cruz, nas principais festas do nosso concelho.
Quanto ás expectativas do futuro da vila, Avelar Santos disse que o Município espera que as mesmas sejam as melhores e que estão a trabalhar para que os Graciosenses tenham uma vida melhor.
Manuel Avelar Santos, fez um apelo aos coleccionadores assim como a todos aqueles que nos visitam nesta altura, que adquiram este selo porque é muito importante para a nossa ilha e é um momento histórico da Graciosa.

 

Apoios às festas e entidades da ilha.

A Filarmónica Recreio dos Artistas receberá 200 euros de apoio à viagem da sua orquestra à Ilha do Pico.
A IDSA do Pico receberá um da autarquia um passeio turístico aos 80 idosos que virão à Graciosa.
A autarquia autorizou a passagem a Assembleia Municipal do pedido de isenção de taxas municipais pela Direcção Regional da Habitação e apoiou com uma deslocação e alojamento, a vinda da equipa responsável pelo projecto “Por Favor Não Caia”. O mesmo apoio recebe uma equipa de reportagem da RTP para a cobertura das Festas de Santo Cristo.
Ao Centro Social e Paroquial da Luz foram concedidos 500 euros, para obras de remodelação na sua sede e a autarquia aprovou ainda participar na BTL 2012, em conjunto com a Associação Regional de Turismo.
Finalmente, a autarquia aprovou ainda a cedência de mais 50 mil euros à Associação de Promoção e Desenvolvimento da Ilha Branca para despesas com espectáculos musicais e eventos taurinos das festas deste ano.

Twitter Facebook Favorites More