As noites de Quinta-feira no centro de Santa Cruz da Graciosa vão passar a ter também exercício físico, numa colaboração entre Janelas da Natureza e Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Nas Quintas-feiras deste mês haverá sessões de PNH-CHI e alongamentos na Praça, tal como nos disse a fisioterapeuta Joana Fernandes.
O PNF-CHI é uma inovadora abordagem ao movimento através de exercício físico de baixo impacto, desenvolvido por Eva Albuquerque e Paulo Araújo, no qual o corpo é trabalhado a vários níveis, tais como a postura, força flexibilidade e auto-consciencialização corporal.
Uma actividade física aconselhada a pessoas dos 8 aos 80 anos durante as Quintas-feiras deste mês na Praça.
Os interessados devem-se deslocar à praça levando apenas roupa confortável.
Projecto da Marina da Barra entregue em Agosto.
Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, afirma que a empresa projectista vai entregar durante este mês o projecto.
O autarca disse que mal o tenha em mãos, vai entregar ao governo e deixa por isso para finais de Agosto mais desenvolvimentos deste processo.
O ano de 2012, continua a ser uma hipótese para o arranque deste projecto, fundamental para a Graciosa.
Volta à ilha em kayake pelo segundo ano.
Eduardo Traveira, organizador do evento, diz que este tipo de prova já decorre noutras ilhas dos Açores, com a ilha Graciosa a mostrar-se uma das que tem melhores condições para este tipo de actividade, devido às suas dimensões e características.
Os participantes tem oportunidade, de nos intervalos entre as etapas, visitar vários pontos da ilha, ficando assim a conhecê-la melhor e levando recordações desta sua passagem pela Graciosa.
È um desporto náutico que já está a trazer turistas à Graciosa, nomeadamente do Norte da Europa.
O clube naval da Ilha Graciosa já tem alguns kayakes, para que os graciosenses possam enveredar neste tipo de desporto.
Santa Cruz da Graciosa prepara-se para as Festas de Santo Cristo.
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar Santos, afirma que tudo está a ser feito para que as festas tenham uma decoração “digna”.
O autarca destacou ainda a entrega e o empenho da Câmara Municipal, numa época em que as autarquias vivem sob algumas restrições financeiras.
Sobre os trabalhos nos pauis, Manuel Avelar Santos adianta que os trabalhos de limpeza tiveram como objectivo melhorar o seu aspecto, mas que estes “não deverão ficar por aqui”.
O edil santa-cruzense garantiu também que a autarquia está consciente da “situação bastante complicada” dos pauis, mas que lá será colocada água, com o objectivo de lhes dar um aspecto mais digno.
Na Praça Fontes Pereira de Melo, estão a funcionar as esplanadas, desde Junho com a cerca de acrílico.
A experiência tem resultado bem segundo o autarca, que afirma que aquelas pequenas obras trouxeram mais privacidade, segurança e algum conforto.
Avelar Santos deixou ainda a abertura da Câmara a propostas que tenham por objectivo melhorar as condições da praça.
III Bienal de Turismo Subaquático como novos temas.
A Associação Regional de Turismo – ART e a Associação Graciosense de Promoção de Eventos – AGRAPROME apresentaram a III Bienal de Turismo Subaquático a decorrer na Graciosa, no Auditório do Centro Cultural de Santa Cruz, entre os dias 14 e 16 de Outubro de 2011, um evento que a organização pretende de referência na área do mergulho a nível nacional e que tem como objectivos principais a afirmação dos Açores como destino de mergulho e o debate de temáticas relevantes para o sector.
José Toste, director executivo da Art disse que este ano quer alargar o público-alvo do evento para o nível nacional, reforçando a aposta na apresentação e debate de temas relevantes e actuais para o sector do mergulho.
O evento tem sido promovido em feiras nacionais e internacionais, tal como revelou José Toste. O ano passado o certame teve já algum destaque a nível nacional o que deverá ser reforçado este ano.
Os principais objectivos são contribuir para o debate e a troca de experiências e conhecimentos na área do turismo subaquático, ser um espaço de excelência para reflexão e encontro entre os diferentes agentes do sector, estimular o empreendedorismo e projectos desenvolvidos no âmbito do turismo subaquático, debater as necessidades de formação e qualificação de serviços associados ao turismo subaquático, promover modelos de desenvolvimento turístico sustentável e responsável, afirmar os Açores como um destino de excelência para o turismo subaquático e promover a Graciosa como um dos destinos açorianos de excelência para a prática de mergulho. Esta Bienal irá reunir um amplo conjunto de especialistas, agentes e prestadores de serviços associados ao turismo e mergulho.
O enfoque passará pelos temas turismo e mergulho, empreendedorismo e qualidade associados ao mergulho, mergulho como actividade sustentável e ambiente, saúde e segurança no mergulho e aspectos técnicos do mergulho. Para promover um maior envolvimento dos participantes, a III Bienal inclui momentos para debate com a participação de especialistas e aberto à participação de todos os interessados.
A novidade dos temas deste ano será o mergulho com tubarões, tal como referiu José Ávila, da organização do evento.
Para além dos temas que serão debatidos, a organização está a preparar em colaboração com a Escola Secundária uma série de actividades para o meio escolar, nomeadamente palestras, ateliers com o objectivo de sensibilização sobre o meio marinho.
Programa das Festas de Santo Cristo já é conhecido.
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, começou esta semana a sua distribuição por várias entidade e locais públicos da ilha.
No programa deste ano destacam-se, para além dos nomes já conhecidos do Festival Ilha Branca e Feira Taurina, uma série de convidados e actividades noutras áreas, que vão preencher na íntegra os cinco dias de festa.
Na Quinta-feira, 11 de Agosto, realizam-se actividades de corrico e xadrez, bem como a abertura da exposição “Portugal, meio século de história”.
Nessa mesma noite é lançado o selo comemorativo dos 525 anos da vila de Santa Cruz da Graciosa e actua na Praça o Conjunto Sonâmbulos.
Na Sexta-feira, tourada à corda no Corpo Santo, torneio de futsal feminino e animação infantil na Praça.
À noite é lançada a 2ª edicão do livro “ A Graciosa Ilha” e atua a Filarmónica União Popular Luzense e segue-se a noite de marchas. Nessa noite arranca o Festival Ilha Branca com os Slimmy e DJ Pedro F.
No Sábado, de manhã começam as provas de Santo Huberto, seguindo-se ao início da tarde Karts no Estádio Municipal e regata de botes a remo e à vela.
A meio da tarde a tradicional trasladação da imagem de Santo Cristo, seguindo-se a corrida à portuguesa, na Praça de Touros do Monte da Ajuda.
Pela noite dentro e para além de xadrez, actua o artista Rao Kyao e o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Guadalupe.
No festival Ilha Branca esta é a noite dedicada a Paulo Gonzo e aos Djs Brian Chundro e Santos.
No Domingo, destaca-se às 12h30 a solene concelebração pelo Bispo de Angra, seguindo-se jogo de futebol dos veteranos. Ao final da tarde a procissão de Santo Cristo dos Milagres, em que se espera a presença de milhares de pessoas, no momento religioso mais alto destas festas. Na praça começa depois a animação com a filarmónica de Guadalupe e a fadista Carminho. No festival, actuam os Corvos e o Dj Jordan M.
Na Segunda-feira, realiza-se de manhã a festa religiosa de Nossa Senhora da Ajuda. A tarde do Feriado Municipal será ainda composta por um espectáculo com os pilotos de rali da Graciosa, seguindo-se Corrida Mista na Praça de Touros, com entrega dos troféus da feira taurina. Ao final da tarde, a animação continua na praça, com a Filarmónica Recreio dos Artistas e os Alma Nova. No Festival Ilha Branca, o certame encerra com os Abba Gold Europe e Dj Dextro.
Na Terça-feira, último dia de festa realiza-se a já habitual concentração motard logo ao início da tarde, seguindo-se a mudança da imagem de Santo Cristo de volta à Igreja da Misericórdia. Ao final da tarde a segunda e última tourada à corda, para à noite actuar na praça o grupo de HipHop pró-Dance, a Filarmónica União Praiense e os Kontrabanda.
Termas do Carapacho sem reumatologistas.
A garantia foi deixada por Carlos Brum, das Janelas da Natureza, empresa que gere aquela estrutura termal.
Segundo o empresário e apesar de terem sido feitos todos os esforços, este ano já não é possível a contratação dos médicos especialistas.
A empresa Janelas da Natureza garantia a estadia, alimentação e transporte dos médicos, condições que estes não consideravam suficientes.
Apesar disto, Carlos Brum considera que no futuro, “a vinda dos médicos é fundamental.”
Questionado sobre o aumento do preço das consultas, Carlos Brum afirma que os médicos pretendem a garantia de um determinado valor em consultas, facto que as Termas não conseguem garantir, sem que se aumentasse o valor das consultas, para cerca de 30 euros.
Este facto não está no entanto a afectar o funcionamento das termas que apostam numa politica de desenvolvimento de termas para o bem-estar.
Carlos Brum esclarece ainda não compreender a razão pela qual não existem apoios de médicos especialistas, numa fase em que as Termas reúnem condições muito superiores às de uns anos atrás.
Santa Cruz continua sem Parque de Campismo digno.
A anterior câmara, autora do projecto, nunca o executou na totalidade e o actual executivo, refere agora que o antigo projecto já não é válido.
Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, explica que o projecto já não corresponde às exigências de uma nova directiva comunitária e refere não compreender a razão pela qual a anterior edilidade desistiu do projecto.
Devido à alteração das directivas comunitárias e também ao facto de não ser financiado pelo Pró-Convergência, o projecto terá que ser alterado, mas não de imediato, pois segundo o autarca há que “escolher prioridades”.
A autarquia garante apenas pequenos arranjos no Parque de Campismo de Santa Cruz.
Troço de acesso ao Clube Naval terá arranjo provisório.
Na semana passada foi noticia na Rádio Graciosa as más condições em que se encontra o troço de acesso ao Clube Naval.
Uma situação que a Câmara Municipal vai resolver pelo menos a título provisório, segundo disse Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
A autarquia fará uma rectificação do piso, pois obras de fundo estão previstas no projecto de requalificação daquela zona e construção da Marina.



sexta-feira, agosto 05, 2011
Rádio Graciosa
