O PSD/Açores quer saber se o governo regional “está a par das inúmeras dificuldades por que passa o serviço de ortopedia do hospital da Horta, sobre o qual vai havendo várias reclamações, nomeadamente devido à falta de capacidade de resposta, que leva a cancelamentos e adiamentos de consultas e cirurgias em cada vez em maior número”, disse o deputado Luís Garcia.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, os social-democratas questionam a tutela sobre “as consequências, para os utentes do hospital, da diminuição no número de especialistas daquele serviço nos últimos meses – houve uma redução de três médicos ortopedistas permanentes para apenas um –, pois essa situação tem feito crescer a respectiva lista de espera”, afirma o parlamentar.
Assim, Luís Garcia explica que “o governo deve divulgar a dimensão dessa lista de espera, que sabemos ser extensa, bem como assumir ou não se vai reforçar aquele serviço, pois só assim será possível manter a qualidade e a regularidade do trabalho prestado. Impõe-se ter, pelo menos, dois especialistas com carácter permanente, pois é impossível manter essa qualidade com apenas um médico ortopedista. O governo tem de dizer se vai fazer esse reforço”, avança o deputado.
“Para além da ortopedia, queremos saber que outras especialidades do hospital da Horta têm apenas um especialista residente, pois o problema pode estender-se a outras áreas e são necessárias soluções a curto prazo, assim como avaliar se é preferível contratar especialistas residentes ou deslocar médicos ao Faial”, sublinha o social-democrata.
“A tutela deve esclarecer também quais são os custos de cada uma destas soluções, pois pode haver a hipótese de deslocar as doentes para, por exemplo, se efectuarem cirurgias noutras instituições. Há uma limitação de recursos que está a criar problemas, e deve haver um procedimento e um esclarecimento cabal sobre os mesmos”, conclui Luís Garcia.
Fonte: G/ PSD Açores