Encostado na doca dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) desde Maio de 2009, depois de rejeitado pelo Governo Regional dos Açores, que rescindiu o contrato com a empresa pública, o "Atlântida" iniciou hoje manobras de preparação para a partida. O Ministério da Defesa Nacional confirmou a partida do ferry "Atlântida" no sábado com destino a Lisboa, operação justificada com "provas de mar".
"Confirma-se a partida de Viana do Castelo no sábado. Trata-se de uma prova de mar", indicou fonte do ministério da Defesa Nacional, admitindo que "em cima da mesa estão várias possibilidades" de negócio.
O navio parte cerca das 13h00 de sábado, com destino ao Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde, em Lisboa, e na empresa a convicção é que já não regressará a Viana do Castelo, encerrando um dos episódios mais complicados da vida dos ENVC.
Desconhece-se o armador a quem será entregue o navio, mas nos últimos dias foram adiantadas hipóteses de empresários nacionais e russos, apesar de o navio estar "prometido" à Venezuela, segundo um acordo de princípio alcançado em Fevereiro, no valor de 42,5 milhões de euros.
O navio deveria ter seguido em 2009 para os Açores, mas empresa pública dos Açores "AtlanticoLine" rescindiu o contrato com a empresa pública de Viana, alegando uma diferença de 1,4 nós na velocidade máxima.
Com 97 metros de comprimento, o "Atlântida" é o primeiro de dois navios encomendados pelos Açores para assegurar as ligações inter-ilhas, tendo capacidade para transportar 750 passageiros e 140 viaturas.
É descrito como um verdadeiro "navio de luxo", devido aos acabamentos, entre os quais uma gigantesca cozinha para assegurar centenas de refeições por dia, uma esplanada exterior, uma creche/infantário e, até, um mini casino com slot-machines.
Um negócio de 50 milhões de euros que ficou encostado na doca da empresa durante mais de dois anos.
Fonte: JornalDiario