Traduzir

Rádio Graciosa


04 agosto 2011

III Bienal de Turismo Subaquático com novos temas.

A Associação Regional de Turismo – ART e a Associação Graciosense de Promoção de Eventos – AGRAPROME apresentaram ontem a III Bienal de Turismo Subaquático a decorrer na Graciosa, no Auditório do Centro Cultural de Santa Cruz, entre os dias 14 e 16 de Outubro de 2011.

Um evento que a organização pretende de referência na área do mergulho a nível nacional e que tem como objectivos principais a afirmação dos Açores como destino de mergulho e o debate de temáticas relevantes para o sector, numa organização conjunta da ART e da AGRAPROME.

Esta terceira edição da Bienal de Turismo Subaquático vem dar continuidade às duas edições anteriores organizadas na Ilha Graciosa pela AGRAPROME e pela ART, e pretende promover a actividade de mergulho nos Açores e a oferta de serviços turísticos associados, tendo como base um modelo de desenvolvimento turístico sustentável e responsável.

José Toste, director executivo da Art disse que este ano quer alargar o público-alvo do evento para o nível nacional, reforçando a aposta na apresentação e debate de temas relevantes e actuais para o sector do mergulho.

O evento tem sido promovido em feiras nacionais e internacionais, tal como revelou José Toste. O ano passado o certame teve já algum destaque a nível nacional o que deverá ser reforçado este ano.

Os principais objectivos são contribuir para o debate e a troca de experiências e conhecimentos na área do turismo subaquático, ser um espaço de excelência para reflexão e encontro entre os diferentes agentes do sector, estimular o empreendedorismo e projectos desenvolvidos no âmbito do turismo subaquático, debater as necessidades de formação e qualificação de serviços associados ao turismo subaquático, promover modelos de desenvolvimento turístico sustentável e responsável, afirmar os Açores como um destino de excelência para o turismo subaquático e promover a Graciosa como um dos destinos açorianos de excelência para a prática de mergulho. Esta Bienal irá reunir um amplo conjunto de especialistas, agentes e prestadores de serviços associados ao turismo e mergulho.

O enfoque passará pelos temas turismo e mergulho, empreendedorismo e qualidade associados ao mergulho, mergulho como actividade sustentável e ambiente, saúde e segurança no mergulho e aspectos técnicos do mergulho. Para promover um maior envolvimento dos participantes, a III Bienal inclui momentos para debate com a participação de especialistas e aberto à participação de todos os interessados.

A novidade dos temas deste ano será o mergulho com tubarões, tal como referiu José Ávila, da organização do evento.

Para além dos temas que serão debatidos, a organização está a preparar em colaboração com a Escola Secundária uma série de actividades para o meio escolar, nomeadamente palestras, ateliers com o objectivo de sensibilização sobre o meio marinho.

Para informações e inscrições na III Bienal de Turismo Subaquático os interessados poderão visitar o site http://bienal-turismosubaquatico.org.

Este evento, que contará com a presença de 60 a 70 pessoas, custará cerca de 40 mil euros e tem a comparticipação do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Proconvergencia.

Twitter Facebook Favorites More