Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, classificou o lançamento deste selo uma forma de se comemorar em conjunto os 525 anos da vila de Santa Cruz nas festas principais do nosso concelho.
Quanto ás expectativas do futuro da vila, Avelar disse que o Município espera que as mesmas sejam as melhores e que estão a trabalhar para que os Graciosenses tenham uma vida melhor, com melhores condições de vida.
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, afirma que as Festas de Santo Cristo 2011 tem um bom cartaz a nível do Festival Ilha Branca e da Feira Taurina e pensam que será uma grande festa.
Espera-se que todos os Graciosenses e todos os que nos visitam nestes dias saibam aproveitar estes dias.
A bela vila de Santa Cruz da Graciosa, sede de concelho, espelha a “graciosidade” desta Ilha, plena de história e encanto.
Localizada na zona nordeste da Graciosa Ilha, Santa Cruz foi a primeira localidade, povoada na década de 1470, na zona do bonito Monte da Ajuda, com excelente localização para observação, abrigado dos ventos fortes, e com excelente acesso ao mar, bem como a proximidade de férteis terrenos. Santa Cruz depressa floresceu e forneceu as condições favoráveis para o conhecimento e povoamento de toda a Ilha Graciosa.
Santa Cruz da Graciosa manteve ao longo dos séculos o seu cariz rural, famosa pela sua faceta vinhateira que tomou lugar na Ilha a partir de finais do século XVII, no aproveitamento dos solos vulcânicos” e a alta humidade que traduz o aspecto verdejante das paisagens. Foi com a inserção da cultura da vinha que se dá o maior desenvolvimento na Ilha, ainda hoje visível na opulência das construções, advindas dos lucros desta cultura e indústria vinhateira.
Manuel Avelar Santos, fez um apelo aos coleccionadores assim como a todos aqueles que nos visitam nesta altura, que adquiram este selo porque é muito importante para a nossa ilha e é um momento histórico da Graciosa.



sexta-feira, agosto 12, 2011
Rádio Graciosa