A taxa de actividade empreendedora nos Açores em 2010 foi de 3,5 por cento, menor do que a do continente e da média da União Europeia, revela um estudo que aponta a ausência de uma cultura empreendedora.
O estudo, sobre o estado do empreendedorismo e das condições que o influenciam na região, foi encomendado pelo Governo Regional dos Açores através da secretaria regional da Economia e realizado pelo Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores e pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).
O estudo ontem apresentado publicamente, foi realizado em 2010 e baseou-se em inquéritos a mais de 1.000 adultos e entrevistas a 37 especialistas, desde o sector financeiro, educacional, governamental e empresarial nos Açores.
“As principais conclusões apontam que os Açores se inserem nas economias orientadas para a inovação, ou seja, para as economias mais desenvolvidas. No entanto, a taxa de actividade empreendedora revela-se mais baixa do que no continente, estando também abaixo da média registada nos países membros da União Europeia e das economias orientadas para a inovação”, citou o director do Centro de Empreendedorismo.
Fonte: Lusa/AO online



quarta-feira, julho 06, 2011
Rádio Graciosa