Traduzir

Rádio Graciosa


08 julho 2011

Resumo Semanal 4 a 8 de Julho 2011.

Juventude Socialista quer regresso dos licenciados para os Açores.


Berto Messias, líder da JS Açores, disse que neste momento o grande desafio que se enfrenta em termos de juventude é o de "trazer de volta para a região todos aqueles que estão longe, no exterior a classificar-se", pois muito tem a ambição de voltar para os Açores e encontrarem cá oportunidades de trabalho.
Politicas de acesso ao emprego e de transição para a vida activa, deverão fazer com que estes jovens tenham um estímulo para vir para os Açores, de modo a que não tenham que sair da região e mesmo do país.
Berto Messias, que é também líder da bancada parlamentar do PS na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, disse ainda, que o facto da população se estar a concentrar nos centros urbanos das maiores ilhas, deve levar a uma maior aposta na defesa da coesão. Um trabalho que diz não ser fácil e que está na origem de nas ilhas mais pequenas haver uma população muito envelhecida.
Ricardo Ramalho, líder da JS Graciosa, subiu à tribuna do Congresso Regional dos Jovens Socialistas, para em cerca de 10 minutos, falar da acção da JS Açores.
O jovem político graciosense enalteceu todas as politicas que contribuíram para melhorar a vida de muitos jovens nos Açores.
O presidente da Juventude Socialista da Graciosa mostrou ainda o total apoio a Berto Messias, confiante de que continuará o legado que tem sido deixado à juventude açoriana.



Câmara Municipal aprova mais apoios.

Na continuidade do apoio às festas de Verão, a Paróquia de Santa Cruz receberá 1.125 euros para cada uma das festas de Dores e Bom Jesus e 490 euros para as Festas de São Pedro Gonçalves e Senhora da Ajuda.
No mesmo encontro o executivo camarário deliberou ainda apoiar o III Ralie Ilha Graciosa, bem como a realização na ilha dos programas “Máquinas” e Açores e Desporto Jovem”.
Foi ainda aprovada uma permuta a realizar entre autarquia e Marta Gregório terminando com a co-propriedade que existia entre as duas partes, respeitante a um imóvel em Santa Cruz.


Junta de São Mateus solicita medidas à autarquia.

O secretário da Junta solicitou que os agricultores não fossem prejudicados no acesso ao abastecimento da água quando o reservatório da Rochela for mudado para a nova localização e sugeriu que o parque de contentores a construir na freguesia tenha mangas para encaminhar o gado para os contentores.
O tesoureiro da junta solicitou a montagem do palco para as Festas de São Mateus e perguntou ao presidente da Câmara quem iria suportar o encargo da limpeza das algas acumuladas no areal, ao que Avelar Santos garantiu que a Câmara está disponível para colaborar com o transporte das algas.
Ainda sobre a zona balnear de São Mateus, a vice-presidente da Câmara, sugeriu à Junta de Freguesia, que fosse efectuado o mais breve possível um leilão para abertura do bar.


Voto de congratulação e saudação pelo Sport Club Marítimo vencer Taça Açores.

Logo no início dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, os deputados José Ávila e João Costa apresentaram respectivamente um voto de congratulação e de saudação pelo Sport Clube Marítimo ter ganho a taça Região Autónoma dos Açores.


Pauis de Santa Cruz a necessitar de limpeza.

Os pauis, ex-líbris de Santa Cruz da Graciosa, estão a necessitar de renovar a água.
A água é pouca, e está cada vez mais suja, necessitando desde logo, da renovação da água, para que com a chegada das temperaturas elevadas, que já se sentem, não se verifiquem maus cheiros e dê um melhor aspeto ao centro histórico.
A necessitar de trabalhos de manutenção estão também alguns bancos da Praça Fontes Pereira de Melo, que começam a apresentar sinais de degradação.
Situações que merecem uma intervenção urgente, numa altura em que pela nossa ilha já se verifica a presença de visitantes.


Aprovada exigência de reforço de meios das forças de segurança.

A assembleia açoriana, aprovou por unanimidade, um projeto de resolução do PSD em que se reclama do Estado o reforço de meios das forças de segurança nos Açores, alegando que a criminalidade violenta e grave no arquipélago aumentou 12,9 por cento no último ano. Os Açores têm um rácio superior a 40 crimes participados por cada mil habitantes. Os dados oficiais confirmam o aumento da criminalidade nos Açores e um crescente sentimento de insegurança, agravado pela insuficiência dos meios ao dispor das forças de segurança.
Na nossa ilha, todas as forças de segurança necessitam de preencher os respetivos quadros para um serviço mais eficaz.


Vera Teixeira elogia visita do governo à Graciosa.

Vera Bettencourt, deputada do PS, subiu à tribuna para dizer que a visita do Governo ocorrida em Junho, foi sem dúvida fundamental para constatar no terreno e com os graciosenses, o concretizar dos compromissos assumidos.
Fazendo uma reflexão sobre a visita, a deputada Graciosense disse que o Governo Regional tem uma visão estratégica para o desenvolvimento dos Açores e da Graciosa em particular, tendo Vera Teixeira afirmado satisfação pelo que tem sido feito na Graciosa em especial na última legislatura.
Vera Bettencourt enumerou ainda todas as medidas e inaugurações, que foram feitas durante a visita de Junho, salientado no final da sua intervenção que existem “sinais claros e concretos e inequívocos” que só os socialistas sempre defenderam um projecto de desenvolvimento sustentável e polivalente, sempre com o objectivo de “fazer sempre mais e melhor.”


João Costa diz que grandes problemas ficam por resolver.

Da bancada PSD, foi o deputado João Costa que fez a análise da visita estatutária perante toda a Assembleia Regional.
Das medidas positivas, o deputado social-democrata, destacou a previsão da inauguração do centro de Saúde no início de 2012, contratação de mais um médico e um piloto de barra para a ilha.
“Uma mão cheia de nada”, é assim que João Costa descreve a visita, pois os grandes problemas ficaram por resolver, para além de referir que nos comunicados, as medidas não passam de promessas para cumprir calendários eleitorais, do qual deu três exemplos, a Marina, o Matadouro Industrial e o areal.
João Costa refere que a visita demonstrou sobretudo a necessidade de mudar, pois este governo não percebe aquilo que é essencial para o desenvolvimento da Graciosa, como é o caso dos transportes.
No final do seu discurso, João Costa referiu a necessidade de voltarmos a ser nove ilhas, sendo esse o desafio, pois a coesão acabou com o desenvolvimento harmónico nos Açores.
A terminar João Costa deixou os tópicos para o desenvolvimento da Graciosa, que passam por encontrar um rumo de desenvolvimento, fixação de jovens, combate à desertificação, uma forte aposta no sector produtivo e uma correcta gestão e implementação do sistema de transportes.



Furna do enxofre com horário alargado até Setembro.

A Direcção Regional do Ambiente anunciou em comunicado enviado à nossa redacção que a Rede de Centros Ambientais dos Açores estará aberta das 10h às 18h, todos os dias até 15 de Setembro.
Segundo o comunicado, “para uma perfeita compreensão dos valores presentes nos Parques Naturais de Ilha, é essencial uma ferramenta interpretativa especializada e dedicada. Por essa razão, em todas as ilhas do arquipélago, o Governo dos Açores tem feito um esforço para dar aos locais e aos visitantes informação sobre as características do mundo natural através de núcleos de interpretação ambiental.”
Cabe a estes espaços, produzir e manter exposições bem como disponibilizar informação especializada sobre os valores ambientais a que se encontrem associados, promovendo e regularizando a visitação nas áreas onde esses valores tenham particular expressão.
Na ilha Graciosa, os visitantes encontram um moderno centro de apoio à visitação da Furna do Enxofre. Através deste espaço, pode-se aceder a uma imponente caverna lávica caracterizada por ter uma das maiores abóbadas perfeitas de origem vulcânica na Europa.

Twitter Facebook Favorites More