Traduzir

Rádio Graciosa


01 julho 2011

Resumo Semanal 27 Junho a 1 de Julho 2011.


Marcha Graciosa Cheia de Graça deslumbrou nas Sanjoaninas.

Com roupa inspirada nos moinhos da Graciosa, o branco era a cor dominante, com o vermelho das cúpulas dos moinhos e o azul do mar.

O grupo de 106 elementos mostrou durante o seu desfile muita animação, com a coreografia exemplarmente executada, lembrando em muitos momentos os movimentos das hastes dos moinhos de vento.

A marcha que representou a ilha Graciosa, foi a terceira a desfilar das quatro que se apresentaram sem ser da ilha Terceira, sendo as outras duas da ilha do Pico e uma de São Miguel.

Este animado grupo de pessoas, desfilou ao som da música “Graciosa Cheia de Graça”, com letra de Victor Rui Dores e musica de Carlos Alberto Moniz, executada por um grupo de músicos da filarmónica união praiense.

Também foi inédito, o momento, em que foram atiradas para o público, queijadas da graciosa, que as agarravam, para se deliciarem em seguida com estas maravilhas da doçaria Graciosense.



Falta de Água em Santa Cruz.

Na manhã de Terça-feira, a população de Santa Cruz da Graciosa deparou-se com a falta de água, que levantou alguns problemas e limitações para as pessoas que aqui vivem.

Um corte de energia, possivelmente ao fim da tarde, levou a que o enchimento dos tanques de Santa Cruz deixasse de ser feito.

Só no dia seguinte de manhã foi detectado que os tanques se encontravam vazios.

O Presidente da Câmara Municipal adiantou-nos que será estabelecido um protocolo entre a Câmara Municipal e a EDA, para que quando existirem estas situações, o responsável pelas águas em Santa Cruz da Graciosa, seja informado e coloque as bombas novamente a funcionar.




Pescadores preocupados com quota do goraz.

João Ataíde Picanço, presidente da Associação de Pescadores disse que a chegada do Travel Lift e a inauguração da lota, fizeram com que a visita deste ano tenha uma nota positiva para os pescadores, pois eram esperados há muito tempo.

Os pescadores reuniram com Marcelo Pamplona, Sub-secretário Regional das Pescas, tendo sido o problema da quota do goraz o principal assunto do encontro.

Segundo João Picanço, o facto de algumas embarcações já terem esgotado a sua quota é de momento a principal preocupação, sendo por isso aguardado com expectativa a redistribuição da quota excedente.




Calcetado das ruas de Santa Cruz em más condições.

Quem passa pelo centro da vila de Santa Cruz nota alguma deterioração e desnível nas estradas calcetadas.

A situação não é nova e já outras vezes foram assunto de notícia, mas tem vindo a piorar, fruto da grande utilização, nomeadamente de trânsito pesado pelo centro histórico da vila.

Quando chove nota-se mais estes desníveis, pois formam-se verdadeiras poças de água, já para não falar no prejuízo que causa às viaturas bem como aos utentes da via pública.




Bandeiras Azuis são de extrema importância para a ilha.

As duas bandeiras azuis, atribuídas ao concelho de Santa Cruz da Graciosa para a época balnear 2011, foram hasteadas Terça-feira, na Calheta e Areal de São Mateus.

Um momento simbólico para a ilha, assim descreveu na ocasião, o presidente do município santacruzense Avelar Santos, pois pela primeira vez a Bandeira Azul é hasteada em Santa Cruz, e em São Mateus foi hasteada outra bandeira especial, pois trata-se de zona balnear com acesso a deficientes.

Tudo isto é o culminar de um investimento, em que a qualidade ambiental das duas zonas é de ressalvar.



Detido homem por furto e condução de veiculo sem habilitação legal.

Na passada segunda-feira, 27 de Junho foi detido um indivíduo do sexo masculino, de 34 anos de idade.

O homem foi detido pela PSP de Santa Cruz da Graciosa por furto de veículo e condução de veículo ligeiro de passageiros, sem habilitação legal.

Esta é já a quinta detenção nesta ilha, desde o inicio deste mês.



Recolha Selectiva dos Resíduos Sólidos Urbanos já começou.

Às Terças-feiras serão recolhidas apenas embalagens (plásticos e metais), ou seja, os resíduos sólidos depositados nos contentores amarelos.

Às Quintas-feiras de manhã, recolha do papel e cartão, isto é, os resíduos que deverão ser depositados nos contentores azuis.

Também às Quintas-feiras, mas no período da tarde, será recolhido o vidro, colocado nos contentores verdes.

Todos os resíduos que não podem ser depositados nos contentores coloridos distribuídos pela Câmara Municipal, denominados indiferenciados, continuarão a ser recolhidos às Segundas, Quartas e Sextas-feiras.

A deposição junto ao domicílio deverá ocorrer até às 8h00 e o município aconselha a que não se coloque as cestas na via pública para que se possa preservar as mesmas. Como tal, deverão ser utilizados sacos de plástico normais para colocar no exterior das suas residências ou canadas, conforme os casos.

A recolha de monstros continuará a ser efectuada, como habitualmente, às Quintas-feiras, consoante solicitação prévia.



Press&Business Trip de mergulho dá frutos.

Passado quase um ano após a organização da Press&Business Trip de mergulho, esta iniciativa da ART e dos seus Associados continua a dar frutos na área da promoção da Região enquanto destino de mergulho.

Os Açores encontram-se entre destinos de mergulho como Bali, Malásia, Maldivas, México e Madeira, sendo esta uma forma de consolidar a Região como um dos locais de qualidade para a prática da actividade no maior mercado de mergulhadores do mundo, a Alemanha.

O autor do capítulo sobre os Açores, Michael Böhm, integrou numa das comitivas que visitou os Açores em Outubro de 2010, com jornalistas e operadores de mergulho que durante 15 dias visitaram as ilhas do Grupo Central.

Para a ART é uma satisfação ver que “todo o trabalho de todos os Associados da ART, em conjunto com outras entidades públicas e privadas, começa a dar frutos na afirmação da Região como destino de mergulho.”




Taxas Moderadoras começaram a ser pagas.

O valor das taxas moderadoras surge consoante se trate de acessos aos hospitais ou aos centros de saúde.

Uma consulta num dos três hospitais do arquipélago (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo ou Horta), passa a custar, a partir de 1 de Julho, cinco euros e dois euros nos centros de Saúde), ao passo que as urgências sobem para 6 euros nos hospitais e quatro euros nos centros de saúde.

As sessões de fisioterapia vão custar um euro cada, independentemente do local onde são realizadas, ao passo que as análises clínicas terão o mesmo valor que está definido pela legislação nacional em vigor, embora o anúncio governamental não adiante qual.




Matadouro Industrial é obra desejada pelos Agricultores.

Os agricultores, aguardam com expectativa, a construção do novo matadouro industrial da Ilha Graciosa, uma obra estruturante para a agricultura graciosense.

O ano de 2012 é por isso muito aguardado pelos agricultores graciosenses, conforme nos disse João Mendonça, presidente da Associação de Jovens Agricultores Graciosenses.



Câmara de Comércio promove atendimento online.

O atendimento beneficia, fundamentalmente, os associados dos Núcleos Empresariais da Graciosa e São Jorge, já que permite uma maior aproximação e personalização no atendimento, principalmente no que diz respeito às consultas pelos Departamentos de Incentivos e Jurídico.

Deste modo, basta ao empresário efectuar a marcação do atendimento junto do seu Núcleo Empresarial, preenchendo um formulário com informação do assunto a tratar e do horário preferencial.

O atendimento é, depois, confirmado pelo Núcleo, realizando-se por videoconferência, via skype, preferencialmente no Núcleo Empresarial.




Santa Cruz da Graciosa é terceiro município açoriano com maior descida da população.

A população residente nos Açores cresceu 1,8% nos últimos dez anos.

Os principais resultados preliminares dos Censos 2011 indicam que nos Açores vivem 246 mil 102 habitantes, com a população do concelho de Santa Cruz da Graciosa a corresponder a apenas 1,8% do todo regional.

Os dados divulgados pelo Serviço Regional de estatística indicam que um grande número de municípios viu diminuir a sua população, entre eles está Santa Cruz da Graciosa.

O concelho da Calheta foi o município que mais população perdeu com 11,1%, seguindo-se Santa Cruz das Flores com 8,2% e o terceiro município que mais população perdeu foi Santa Cruz da Graciosa com 8,1%.

Em 2011 viviam na Graciosa 4 mil 780 pessoas e actualmente a população graciosense é de 4 mil 393 habitantes.

Outra ilha que perdeu população, mas menos do que a Graciosa, foi a ilha do Pico.




Twitter Facebook Favorites More